segunda-feira, 2 de agosto de 2010

CURIOSIDADES SOBRE OS TEMPEROS.

foto: reprodução

A primeira postagem de agosto será sobre os temperos. Achei um artigo interessante sobre o assunto na rede e resolvi reproduzí-lo no blog. Você sabia que os temperos possuem propriedades antioxidantes, antiinflamatórias, previne osteoporose e ajuda a diminuir o colesterol, entre outros? Pois é, leia a seguir o que os temperos fazem de tão bem para o nosso organismo.

ALECRIM
Antioxidante(*). Estimula a circulação e a digestão. Possui efeito levemente diurético em razão de um composto chamado rosmaricina.

ALHO
Antimicrobiano. Combate a gripe, resfriados e outras infecções. Antioxidante,  previne o câncer e abaixa a pressão arterial. Também é vasodilatador. Fonte de vitaminas A, C e E, que reforçam o sistema imunológico.

CANELA
Antioxidante e, recentemente, foi reconhecida como capaz de equilibrar os níveis de açúcar no sangue. Reduz o colesterol e triglicérides. Bom pra digestão, ajuda a prevenir a osteoporose, controlar a pressão sanguínea e aliviar sintomas da menopausa.

COENTRO
Composto por óleos essenciais e flavonóides antioxidantes que ajudam na digestão e possuem propriedades fungicida e bactericida. Sua semente é rica em vitamina C, vitaminas do completo B e cálcio.

CRAVO-DA-ÍNDIA
Ajuda a aliviar sintomas da menopausa, a proteger contra aterosclerose e a diminuir o colesterol.

CÚRCUMA
Antioxidantes, antiinflamatório, equilibra as reações alérgicas, melhora o humor e facilita a digestão.

GENGIBRE
Antioxidante, ajudar a tratar problemas gastrointestinais e a combater infecções e doenças cardiovasculares.

ORÉGANO
Ajuda na digestão, antioxidante, antibacteriano e antibiótico. Estimula o sistema imunológico, a digestão e o aparelho respiratório.

PIMENTAS
Possui elevada ação antioxidante. Melhora a circulação sanguínea e tem efeito analgésico. Fonte de vitaminas A e C.

SALSINHA
Favorece o equilíbrio hormonal.

SÁLVIA
Ajuda na digestão.

fonte: sentir bem - UOL e Nutrimais.

(*) Utilizado para denominar a função de proteção celular contra os efeitos danosos dos radicais livres mas, o que são os radicias livres? Eles causam danos tóxicos as células do nosso corpos. São provenientes da oxidação da membrana celular, responsáveis pela ocorrência de diversas enfermidades e processos degenerativos do nosso organismo.

É isso aí, vamos usar e abusar dos temperos, além de dar um "tchan" a mais na nossa culinária, ainda nos ajuda a viver melhor e com qualidade de vida. Eu já faço isso e você? Beijo e cheiro no coração.

0 comentários:

Postar um comentário

Ofensas não serão publicadas.