MÁSCARAS, o pesadelo da Record

0
foto: reprodução
novela MÁSCARAS – TV CRÍTICA


Paulista de Ribeirão Preto, 74 anos e mais de 40 anos de
carreira na telinha, Lauro César Muniz é autor de grandes sucessos de
audiência como ‘O Casarão’, ‘Roda de Fogo’, ‘O Salvador da Pátria’, ‘Chiquinha
Gonzaga’
e, de grandes sucessos de crítica, ‘Cidadão Brasileiro’ e ‘Poder
Paralelo’
.

A sua mais nova história, MÁSCARAS, substituta de
VIDAS EM JOGO, está há quase dois meses no ar e deveria ser chamada de
pesadelos.

A história
O sequestro da personagem Maria (Míriam Freeland) e do seu bebê é o vértice de MÁSCARASJunte-se a isso triângulos amorosos e um caleidoscópio de histórias e personagens densas e cheias de mistérios, ambientadas na cidade do Rio de Janeiro, interior do Mato Grosso e num transatlântico.

Maria casa-se com Otávio (Fernando Pavão) e tem um filho com ele.  Ela é irmã de Martin (Heitor Martinez), envolvido num plano para matar Otávio sob as ordens de Big Blond (Jonas Bloch). Nesse balaio de gatos está nameless (Paloma Duarte), uma mulher cheia de enigmas e passaportes. E mais, uma festa de descasamento, uma jovem auspiciosa cantora em estado terminal de câncer, o sequestro de um bebê, uma depressão pós-parto, constantes troca de casais, etc.

O elenco
A Record não economizou e escalou o seu elenco de estrelas. As suas principais estão em MÁSCARASPaloma Duarte como sempre verdadeira e carismática como nameless.

Fernando Pavão empresta sua sensibilidade e seu talento ao Otávio.  Nem de longe lembra o Sansão da minissérie. Ponto para o ator. A bela e sofredora Miriam Freeland convence ao mostrar uma depressão pós-parto. Bete Coelho sempre segura, uma aula de atriz.

A dedicada Gisele Itié e sua doce e triste Manuela. Roberto Bomtempo e Bárbara Bruno no tom certo da loucura e da tristeza. O competente Petrônio Gontijo e seu enigmático Dr. Décio Navarro.

Merecem destaque também: Flávia Monteiro, Jussara Freire, Nicola Siri, Júlia Maggessi, Francisca Queiroz e Augusto Zacchi. Heitor Martinez é uma reprise da sua personagem em ‘Ribeirão do Tempo’. Cecil Thiré até agora não estreou. Luiza Thomé totalmente perdida, não sabe até agora quem é Geraldine.

Os pesadelos
Quais são os pesadelos de MÁSCARASMuniz quis inovar e trazer um folhetim com uma história policial, mas com problemas demais, esse é o primeiro pesadelo. O outro pesadelo foi a apresentação dos triângulos, como um leque. Demorou-se muito para apresentá-los e as telenovelas de sucesso de hoje – CHEIAS DE CHARME e AVENIDA BRASIL, ambas globais, possuem histórias ágeis, coloridas, fortes núcleos de humor, muitas cenas nos subúrbios, músicas populares, o futebol, vilãs roubando a cena, e todas suas figuras já eram conhecidas do grande público.

MÁSCARAS é uma novela arrastada, apesar de muito bem escrita – o texto de Muniz é um primor. Falta humor, uma atuação inesquecível e uma direção mais envolvente. Com a entrada e o bom desempenho da FAZENDA 5a novela deu uma respirada, contudo, voltou a apresentar os índices baixos.

Muniz prometeu fazer algumas modificações significativas, e devem ser urgentes, senão, o transatlântico vai naufragar de vez. O público não vai esperar tanto…

MÁSCARAS 
é uma novela de Lauro César Muniz.
Escrita por 
Lauro César Muniz e Renato Modesto.
Colaboração de 
Mário Viana, Mariana Vielmond e João Gabriel Carneiro.
Direção de 
Régis Faria, José Carlos Pieri e Antônio Gonzalez.
Direção Geral de
Ignácio Coqueiro

Leia crítica da
novela
Curta

Siga
Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here