Rosanah Fienngo: “As pessoas começam a te excluir, porque acham que você mudou, mas, na verdade, são as pessoas que mudam com você. Esse é o problema do sucesso.”

27
 Entrevista Especial 
O amor e o poder de 
ROSANAH FIENNGO
 
Rosanah Fienngo
Foto Carla Cunha Rosanah Fienngo
Entrevista Rosanah Fienngo
 por Warlen Pontes
warlenpontes@hotmail.com
Rosanah Fienngo é considerada uma das maiores cantoras do Brasil e uma das mais premiadas também. Seu nome figura entre nomes como Ângela Maria e Elis Regina. Recebeu oito discos de ouro e dois de platina. Sua voz privilegiada e seu talento nato eternizaram músicas como O AMOR E O PODER. Permaneceu 31 semanas nas paradas. Vendeu mais de cinco milhões de cópias e conquistou o tema de novela de maior sucesso em todos os tempos da televisão brasileira. 
 
O AMOR E O PODER foi somente uma das muitas músicas emplacadas nos folhetins tupiniquins. Quem não se lembra de CUSTE O QUE CUSTAR, NEM UM TOQUE, AMOR DIVIDIDO e, agora, o mais recente: GREATEST LOVE OF ALL? Não tem como esquecer!
 
Filha de cantor e bailarina, essa paulistana do Brás foi back vocal das bandas de Tim Maia e Roberto Carlos. Toca bateria, guitarra, pandeiro, piano, sax e violão. Tem um filho, Davy Fienngo, 14 anos de idade e cantor de hip hop.
Nesta entrevista ao blog TV a BORDO, Rosanah está leve, solta e de bem com a vida. Antes de começar a entrevistá-la, virou pra mim e perguntou: “O que você quer saber?”, de pronto, respondi: “Tudo eu não posso, mas algumas coisas…”
 
Rosanah, enquanto autografava a camiseta do blog, disse: “Olha que eu pergunto da tua vida e a minha pergunta é fogo!”. Fomos às gargalhadas, aliás, a entrevista está recheada de muito humor. 
Hoje, uma Rosanah como você nunca viu! Ficou curioso? 
Senhoras e senhores, com vocês a deusa Rosanah Fiengo. 

 

TVaBordo – Quem influenciou a sua formação musical?
Rosanah Fienngo – Aretha Franklin, Elis Regina, Tina Turner, Whitney Houston e Janis Joplin.
 
TVaBordo – Você prestou vestibular para Psicologia mas não passou. Por que escolheu esse curso?
Rosanah Fienngo – Pois é, acabei passando pra Educação Física.  Prestei pra Psicologia porque eu adoro ler Freud.
Rosanah Fienngo
foto Carla Cunha


Bem-humorada, faz pose pra nossa fotógrafa Carla Cunha. 
Rosanah pergunta?
Rosanah Fienngo – bonitinha, nenem? (kkkkkkkkkk)
 
TVaBordo – Você fez uma homenagem à Carmen Miranda. Como foi essa experiência e por que homenageá-la?
Rosanah Fienngo – Bárbara! Adorei fazer! Foi uma das coisas mais legais que fiz de trabalho! Ganhei até um diploma de melhor perfomance da Carmen! Ia convidar o Paulo Coelho que é meu amigo pra escrever os textos, mas ele não estava no Brasil na época. Então, li a biografia, fiz o roteiro do show e criei os textos. Foi emocionante! Carmen Miranda foi uma das grandes representantes do Brasil lá fora. 
 
TVaBordo – Quantos troféus você ganhou como melhor cantora da MPB?
Rosanah Fienngo – Troféus da Música Popular Brasileira uns 10, no mínimo. Não pude concorrer mais, porque eu ganhava todo ano. Virei hour concour. Comecei a participar do júri, mas eu era um problema porque dava 10 pra todo mundo! (risos) Eu fazia isso, porque respeito o trabalho das pessoas e acho que um tem que respeitar o trabalho do outro. Todos nós estamos no mesmo barco. Ah, eu fui a maior campeã do GLOBO DE OURO, é mole?
TVaBordo – Você ganhou muitos troféus, foi campeoníssima do GLOBO DE OURO. Como foi a sua relação com o sucesso? 
Uma pausa. Silêncio total.
Rosanah Fienngo
foto Carla Cunha


TVaBordo – Não foi boa?
Rosanah Fienngo – Não, porque o sucesso é uma coisa angustiante. Além de ser angustiante, você não consegue curtir tudo o que acontece. Pra quem está de fora é uma coisa, mas pra quem vive é diferente. 
Por exemplo: quando vendi cinco milhões de cópias com o Amor e o Poder, muita gente virou meu inimigo, até mesmo amigos meus que se diziam “amigos”. Você se decepciona muito, entendeu? As pessoas começam a te excluir, porque acham que você mudou, mas, na verdade, são as pessoas que mudam com você. Esse é o problema do sucesso.
Agora, o lado bom é que você ganha um campo maior de comunicação com as pessoas, lógico. Você percebe que você tem um poder de persuasão, as pessoas ouvem muito o que você diz, o que você pensa; elas acatam muitas coisas. Tem que ter muito cuidado. O sucesso tem os dois lados, como tudo na vida. 
 
TVaBordo – Rosanah, nós estamos em uma campanha: Volta GLOBO DE OURO! Com programas inéditos (segue link da campanha no blog)
Pausa pra ver as fotos tiradas durante a entrevista, e Rosanah sai com essa pérola:
Rosanah Fienngo “Gente, olha os meus peitões! Tô parecendo aquelas americanas peitudas!” (muitos kkkkkkk)
Rosanah Fienngo
foto Carla Cunha

TVaBordo – curtindo?
Rosanah Fienngo – curtindo. gostoso.

TVaBordo – Como era participar do GLOBO DE OURO? Tem alguma história engraçada de bastidores?
Rosanah Fienngo – Tem, menino… Têm muitas histórias engraçadas do GLOBO DE OURO. Os artistas da época eram os grandes ídolos! Uns já estavam na mídia, outros começando, outros no meio do caminho, enfim, era um clima de muita alegria. Os produtores musicais Alexandre Braz e Cesar Carvalho tornaram-se amigos de todos. 
Os meninos do ROUPA NOVA eram gaiatíssimos! Quando me viam já começavam a cantar Meet you all the way, Rosanna, yeah! Do Toto  (segue link da música) Houve uma vez que eu não queria dar entrevista e me escondi. Você acredita que eles me fizeram dar a entrevista?! Foi horrível! Eu sussurrava: Shiiiiii! E eles abriam o coro no meio do corredor cantando a música do Toto: Rosanna. 
Outra coisa engraçada: ia cantar amor dividido. Me anunciaram. Gravando! Era um programa que tinha uma rampa. Levei um escorregão e o público ficava na beirada. Tinha uma galera bem ali, uns garotos bonitos na plateia; menino, eu não fui cair bem nos braços de um gato? Ahhhhh, eu quero de novo!
Rosanah Fienngo
foto Carla Cunha


TVaBordo – E o gato te arranhou?
Rosanah Fienngo – Não! Ele queria me levar pra casa! (kkkkk)
Pena que eu não pude ir, linda! Minha roupa abriu. Estava com uma pantalona. Registra aí, cintura 58! (kkkkkk) Foi lindo aquele dia! 
 
TVaBordo – Como você vê a programação musical da TV hoje?
Rosanah Fienngo – Faz muita falta um GLOBO DE OURO, um CASSINO DO CHACRINHA. Veja o sucesso deles hoje no canal VIVA. Esses programas dão essa audiência fantástica porque não existem programas nesse estilo, não há concorrentes. Tô dando um toque, galera. Emissoras, acordem! É tão fácil de fazer. Só é difícil cantar. Na minha época tinha que cantar mesmo! Eu não dublava, mandava ver! A pressão tá firme ainda. (risos) 
TVaBordo – Qual foi a sua maior emoção como cantora?
Rosanah Fienngo – Maior emoção? Boa pergunta. Quando começo a refletir sobre a gratidão com meus fãs, meu público, as pessoas que curtem o meu trabalho, que valorizam o meu trabalho, sempre é uma emoção grande. Há momentos emocionantes dentro do meu show. Quando agradeço, passa um flash na minha frente de várias coisas: quando ouvi a minha música no rádio, quando fui para o primeiro lugar, quando ganhei o prêmio no GLOBO DE OURO, tudo foi sensacional! 
 
TVaBordo – Algum show inesquecível?
Rosanah Fienngo – O último show no CARIOCANDO me deu uma emoção muito grande no final.  Tava cantando NEM UM TOQUE e depois agradeci a pessoas específicas: ao meu filho que tava lá; Ao Lu (Luciano Lopes, assessor artístico), a minha produtora Alessandra Pacheco e ao pessoal do CARIOCANDO. Foi um momento que não vou esquecer! (Neste instante, Luciano Lopes serve um pedaço do brigadeirão de ovomaltine que levei para a entrevista).
Rosanah Fienngo
foto Carla Cunha


Rosanah mostra o prêmio GLOBO DE OURO. (foto acima) Neste momento, mais uma pérola da deusa:
Rosanah Fienngo – “Deixa eu colocar os peitões!(kkkkkk) 
Eu tô fazendo a linha peitões hoje!” (kkkkkkk)
Falaram tanto das minhas pernas, dos meus pernões! Até o motorista de táxi, safado, disse: “Você tem uns pernões! Eu vi você no GLOBO DE OURO. Que pernão!” É meu bem, mais ou menos! (kkkkkk) Mamãe também acha! (kkkkkkk) 
Você acha que eu exagerei nos peitões? (mais kkkkkk). Desculpa Warlen.
Rosanah Fienngo
foto Carla Cunha


TVaBordo – Imagina, fica à vontade!
Rosanah Fienngo – Deu vontade de brincar! Com chocolate na minha frente, sempre dá vontade de fazer gracinha! (kkkkkk)
Rosanah Fienngo
foto Carla Cunha


Quero mostrar este prêmio. (foto acima) Prêmio Sharp de Música, ESSA SOU EU, de 1994. Prêmio Sharp da Música Popular Brasileira, Elis Regina. Quem me deu esse prêmio, em mãos, foi o ídolo da Elis Regina: Ângela Maria. 
 
TVaBordo – Carambaaa! Então, essa foi uma grande emoção!
Rosanah Fienngo – Foi uma grande emoção! Um dos momentos mais fortes na minha carreira! Quando Ângela me entregou este prêmio, veio um flash na minha cabeça. Eu via Elis falando: “Meu ídolo, Ângela Maria, a maior cantora do Brasil!”, porque ela era fã demais! Tanto é que, se você ouvir bem a Elis, ela tinha uma coisa da Ângela. Colocação de voz. Só quem sabe é que entende o que eu falo. E a Elis era o meu ídolo. Um elo emocionante! 
 
TVaBordo – Qual a canção que mais toca o coração da Rosanah?
Rosanah Fienngo – Ih, que pergunta! Tem uma música que gosto muito de ouvir. Uma obra-prima: FALTANDO UM PEDAÇO, do Djavan. Até gravei. Acho essa música um absurdo de tão linda! Tanto a música quanto a letra. Uma das músicas mais bonitas que já ouvi!
Rosanah Fienngo
foto Carla Cunha


TVaBordo – Qual a sua novela preferida?
Rosanah Fienngo – A última versão de TI TI TI, de Cassiano Gabus Mendes, adaptada pela Maria Adelaide Amaral (2011). Isis Valverde é uma fofa! Além de linda é uma fofa! O Caio Castro é um fofo. Foi muito legal! Uma novela incrível! Jorge Fernando é um diretor espetacular, muito sensível. Ele é realmente um herói. Fazer remake não é fácil. Gostei muito, também, de BARRIGA DE ALUGUEL, de Glória Perez, (agosto de 1990 a junho de 1991). É reprisada pelo canal VIVA. Cláudia Abreu é bárbara! 
 
TVaBordo – Toparia trabalhar como atriz?
Rosanah Fienngo – Já me convidaram e eu amarelei. Fiquei meio assim…
Sou da seguinte opinião: vai fazer um trabalho, tem que estar preparada pra aquilo. Eu tenho um nome a zelar como cantora. Pode ser que eu aceite fazer algum papel, mas eu vou ter que me preparar.
Rosanah Fienngo
foto Carla Cunha
TVaBordo – Por que colocou a letra ‘h’ em seu nome? 
Rosanah Fienngo – O h foi o seguinte. Não é nada de misticismo, nada disso. 
Sou cristã e não sou chegada a esse tipo de coisa. Só coloquei, porque tive o mesmo sonho três vezes. Achei muito forte. Sabe quando você tem um sonho e acorda e fica bolada? Pô, de novo? Foi esquisito. No sonho, um anjo escrevia o meu nome em neon com h. Isso foi em 2009. Foi quando eu gravei LOVIN’ YOU. Essa música estava no cd internacional da novela CARAS & BOCAS e foi um grande sucesso! Já entrou como Rosanah.
 
TVaBordo – Tem um número da sorte?
Rosanah Fienngo – O 14. O meu filho nasceu no dia 14. Geralmente, a 14º faixa dos meus álbuns foi um grande sucesso!
TVaBordo –  Tem alguma religião, aproveitando que você falou que é cristã?
Rosanah Fienngo – Sou cristã, mas não é religião. Minha família era católica. Estudei 10 anos em colégio de freiras. Menino é um porre! Nada pode! Não pode isso, não pode aquilo. Passei por várias religiões, Budismo, Xintoísmo, não por opção, nem por curiosidade, mas por necessidade psicológica. Minha mãe faleceu quando eu era muito nova. Tinha esperança dela estar viva em algum lugar. Será que vou ver a minha mãe outra vez? Sabe aquela de crise existencial? Li Alan Kardec, mas sempre fui cristã desde menina. Sempre fui apaixonada por Jesus Cristo. Realmente é o nosso salvador. Não tem outro caminho. Não importa por onde você vai chegar. Você tem que chegar Nele! Quando você chama por Ele, Ele vem e faz milagres na sua vida. Jesus fez vários milagres na minha vida. Não me considero religiosa, me considero seguidora de uma filosofia que é o Cristianismo. 
 
TVaBordo – Frequenta alguma igreja?
Rosanah Fienngo – Frequento. Vou à Igreja Católica quando tenho vontade. Tenho verdadeira atração física pela Igreja Católica. Eu acho tudo aquilo lindo, aquela arquitetura greco-romana! Não gosto da religião católica. Acho que tem muita coisa errada ali. Não tá bacana com Jesus, mas tudo bem; tá falando de Jesus, então tá bacana. A Igreja Batista, acho legal, mas também tem uns probleminhas. Acho que religião é uma coisa perigosa. A gente deve seguir uma filosofia. Procuro fazer isso, porque Jesus Cristo não tinha religião, tinha filosofia. 


JOGO RÁPIDO 

Comida preferida
Todas da culinária japonesa.

Sobremesa

Biscoitinho da sorte. (kkkkkkk)

Time de futebol

Você tá brincando que vai me jogar no meio dos leões? América!

Sério?

Não, não.

Não torce ou não quer falar?

Não. Eu não parei pra pensar nisso!

Pula?

Pula essa aí! (kkkkkk)

Não saio de casa sem…

Os meus óculos escuros.

Na minha bolsa, não falta…

Brincos, eu perco todos!

No dia do meu aniversário, eu quero ganhar…

Neste momento, Luciano Lopes, brincou dizendo: um bofe! 
(muitos kkkkkk) 

E Rosanah soltou outra pérola:

Um bofe bem-dotado de 1,90! 
Eu quero ganhar um Capitão América! (kkkkkkk)

Meu cantor é…

Michael Bolton.

Minha cantora é…
My God! Tina Turner.

Debaixo do chuveiro, canto…
Janis Joplin.

O Brasil é um país…
Lindo!

Meu sonho é…
Fazer do Rio de Janeiro a cidade mais rica do mundo!

Tenho paixão pela…
Música.

O amor é…

Meu filho.

O poder é…

Perigoso.

Minha família é…
Legal.

Rosanah é uma mulher…
Gostosa. (kkkkkkk)

Uma mensagem aos fãs:
Galera! Usem camisinha pelo amor de Deus!  
Rosanah e seu assessor artístico, Luciano Lopes.
 
 
Rosanah e Carla Cunha, fotógrafa do TV a BORDO.
e-mail Carla Cunha: carlacunhamachado@gmail.com
Agradecimento especial: Girlene Alves
 
Os sites de
 Rosanah Fienngo
 
Depoimentos de famosos sobre Rosanah:
 
“Grande cantora! Completa!”
Leny Andrade, cantora
 
“Uma das maiores cantoras do mundo!”
Max Pierre, compositor
 
“Você não é uma das grandes vozes brasileiras. Você é uma das grandes vozes do mundo!”
Michaell Sullivan, compositor

Leia as Entrevistas
do TV a Bordo
 
Curta
 
 
Siga

 

Comentários do Facebook

27 COMENTÁRIOS

  1. Meu Deus!!! Que maravilhar é rever essa pessoa linda que é a Rosanah. Ótima matéria Warlen, parabéns!
    A Rosanah realmente é uma referência de voz que marcou algumas décadas em especial a de 80 e 90. Mas ela continua com a voz linda e agora que tive o prazer de conhece-la um pouquinho mais nessa matéria, fiquei mais apaixonada ainda. Rosanah, serei sua fã sempre. Bjs grande e que Jesus lhe acompanhe sempre.

  2. Uma entrevista muito bem conduzida e descontraida. Rosanah e uma cantora que foi considerada brega por alguns frustrados da midia, na epoca que ela estourou. Eu amei a respostas que ela deu na epoca: "O problema e que eu canto bem e isso incomoda". Eu concordei com ela. Ouvir a Rosanah cantar nos remota a epoca das grandes cantoras brasileiras. Cantoras de formacao, cantoras de verdade. Nao esse monte de lixo bahiano que anda perambulando pelas TVs como arroz de festa. Salvem-se as excecoes, como a Margareth Menezes, Daniela Mercury e Daude. Essas sao de qualidade e por isso nao aparecem muito.

    Rosanah, nos precisamos de voce de volta, no auge. No amor e no poder.

    Parabens a TV a Bordo por nos presentear com essa perola que e a Rosanah. Simplesmente maravilhosa!

    Josivaldo Rodrigues
    Toronto – Canada

  3. ROSANAH PRA MIM É E SEMPRE SERÁ A CANTORA MAIS PERFEITA DESSE BRASIL, UMA ARTISTA COMPLETA PERFEITA
    AMO TODOS SEUS TRABALHOS, O CD GATA DE RUA E DOCE PECADO SÃO VERDADEIRAS OBRAS PRIMAS….LINDOS
    PARABÉNS PELA LINDA ENTREVISTA
    COM ESSA MAGÍFICA CANTORA…..
    SUCESSO CADA VEZ MAIS PRA ROSANAH…A GRADE DIVA DO BRASIL

  4. Sempre gostei das músicas da Rosanah é bom saber que verdadeiros cantores como ela não serão esquecidos.
    Hoje,vendo esta reportagem lembrei de como eu cantava entusiasmada,O AMOR E O PODER! rs Amei a entrevista. Parabéns

  5. Adorei a entrevista parabéns com essa Diva Rosanah Fienngo, sou fã dela desde criança. Estou seguindo vocês do TV a Bordo. Rosanah Fienngo para mim, é a melhor cantora do Brasil. Precisamos muito dessa Diva. Gostaria muito de ver Rosanah cantando junto com as Divas Americanas Tina Turner, Cher, Gladys Knight, seria ótimooooooo.

  6. DESDE JÁ PARABENIZANDO PELA ENTREVISTA MUITO BEM ELABORADA E DESCONTRAÍDA! ROSANAH, A ETERNA DEUSA… NOS DIAS DE HOJE COM A DECADÊNCIA DA MÚSICA E INTÉRPRETES, TENHO A SORTE DE PODER VER, OUVIR E CURTIR ESTA CANTORA (VERDADEIRA) ESPETACULAR, POIS ALÉM DE TODO ESSE TALENTO ELA É UMA "GATA", LINDA, PURA SIMPATIA, ELA É "POVÃO"! ROSANAH, QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO E LHE DANDO FORÇAS CADA DIA MAIS PARA NOS PRESENTEAR COM SUA VOZ, TALENTO E CARISMA INCOMPARÁVEIS!!!

  7. Eu amo as canções eternizadas por ela, mas a minha preferida é custe o que custar, é profunda!!!! "nem que leve a vida inteira eu quero ter você".

  8. Gostei muito da entrevista, só na última pergunta ela foi muito contraditória na resposta, criticando a Igreja Católica Apostólica Romana. Essa de dizer que Jesus Cristo não tinha religião e sim filosofia, é conversa fiada. É preciso estudar e conhecer mais profundamente sobre a Igreja Católica. Mas tudo bem. Cada cabeça é uma sentença. Ainda sou um fã da Rosana.

  9. Rosanah… o que falar dessa mulher, artista e cantora! Nada, melhor escutar essa voz maravilhosa! Toda admiração do mundo…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here