segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Conheça a autora de SALVE JORGE! Gloria Perez

foto: site, Terra

Uma mulher guerreira, 
uma criadora nata

Ela é uma veterana das novelas e uma colecionadora de sucessos do horário nobre da TV brasileira. Suas histórias são carregadas de emoção, amor e muitos idiomas. 


Hoje, estreia SALVE JORGE, a substituta de AVENIDA BRASIL, a nova novela da GLORIA PEREZ, vencedora do mais importante prêmio da televisão mundial, o EMMY, com CAMINHO DAS ÍNDIAS, em 2009. 



Vamos conhecer um pouco mais sobre a carreira de Gloria?


Perez estreava na TV, em 1983, como colaboradora de Janete Clair, na novela, EU PROMETO. Com a morte de Janete, Glória assume a novela sob supervisão de Dias Gomes, ex-marido de Clair. No elenco estavam: Francisco Cuoco, Dina Sfat, Walmor Chagas, Júlia Lemmertz, Ney Latorraca, Renée de Vielmond, Milton Gonçalves, Joana Fomm, entre outros. 
Em 1984, em parceria com Aguinaldo Silva, escreve sua primeira novela: PARTIDO ALTO. Claudio Marzo, Betty Faria, Kadu Moliterno, Elizabeth Savalla, Herson Capri, Suzana Viera, Gloria Pires, Raul Cortez e Júlia Lemmertz, eram alguns dos nomes.


Em 1987, na extinta TV Manchete, veio CARMEM, um grande sucesso com Lucélia Santos. Além de Lucélia, encabeçavam o elenco, Paulo Betti, Darlene Glória, Júlia Lemmertz, Guilherme Karan, Neusa Borges e Beatriz Segall.


Em 1990, de volta à Globo, veio a sua primeira minissérie: DESEJO. No elenco, entre outros, Tarcísio Meira, Vera Fischer e Guilherme Fontes.
No mesmo ano, um grande sucesso do horário das seis, BARRIGA DE ALUGUEL. As atrizes Cássia Kiss e Cláudia Abreu foram as protagonitas. No elenco também estavam Mário Lago, Beatriz Segall e Renée de Vielmond. A autora teve colaboração de Leila Miccolis.

 

Em 1992, DE CORPO E ALMA, a novela marcada pela tragédia da morte de sua filha, Daniela Perez. No elenco, Tarcísio Meira, Cristiana Oliveira, Bruna Lombardi, José Mayer, Vera Holtz, Stênio Garcia, Eva Todor, Hugo Carvana, Nathália Timberg e Beatriz Segall.


Em 1995, EXPLODE CORAÇÃO. A primeira vez em que se falou de internet em uma novela. A campanha de CRIANÇAS DESAPARECIDAS, existente até hoje, foi um dos pontos altos desse folhetim. No elenco, Reginaldo Faria, Eliane Giardini, Edson Celulari, Laura Cardoso, Paulo José, Nívea Maria, Ricardo Macchi, Tereza Seiblitz, entre outros.


Em 1998, HILDA FURACÃO, a sua segunda minissérie, baseada no romance homônimo de Roberto Drummond, com Ana Paula Arósio, Danton Mello e Rodrigo Santoro. Também em 1998, Perez escreve alguns episódios para a série MULHER.
Ainda em 1998, estreia o seu primeiro e único remake, PECADO CAPITAL, da obra da saudosa Janete Clair. No elenco: Eduardo Moscovis, Carolina Ferraz, Francisco Cuoco, Paloma Duarte, Darlene Glória, Alexandre Borges, Pedro Paulo Rangel, Betty Lago e Cássia Kiss.

Em 2001, um dos maiores sucessos de todos os tempos do horário nobre, O CLONE. A partir do CLONE, Perez passa a usar como cenário, outros países. No elenco: Murilo Benício, Giovana Antonelli, Reginaldo Faria, Vera Fischer, Marcos Frota, Débora Falabella, Stênio Garcia, Eliane Giardini, Osmar Prado, Cristiana Oliveira e Juca de Oliveira.


Em 2003, criou o seriado A DIARISTA com Cláudia Rodrigues e Dira Paes. Os episódios foram escritos por Aloísio de Abreu e Bruno Mazzeo.
Em 2005, AMÉRICA. Desta vez, os EUA foram cenário para a trama que falava sobre imigração ilegal. No elenco, Deborah Secco, Murilo Benício, Edson Celulari, Christiane Torloni, Matheus Naschtergaele, Mariana Ximenes, Rodrigo Faro, Betty Faria, Francisco Cuoco, Eva Todor, Eri Jonhson, Simone Spoladore e Claudia Gimenez. Pela primeira vez, uma novela teve a sua abertura substituída por outra. 


Em 2007, a sua terceira minissérie, a super produção: AMAZÔNIA, de GALVEZ a CHICO MENDES. Pela primeira vez, a autora escreve sobre seu estado natal, o Acre. Um elenco grandioso foi dividido para as três fases da obra.
Em 2009, outro grande sucesso, mostrando outro país e outra cultura, CAMINHO DAS ÍNDIAS. O folhetim representou o primeiro prêmio EMMY para uma novela da Rede Globo. No elenco: Tony Ramos, Laura Cardoso, Lima Duarte, Juliana Paes, Márcio Garcia, Débora Bloch, Rodrigo Lombardi, Christiane Torloni, Humberto Martins, Dira Paes, Paulo José, Neuza Borges, Bruno Gagliasso, Ísis Valverde, Stênio Garcia e Vera Fischer. 


Em 2012, SALVE JORGE! Os dramas, romances e conflitos das personagens serão vividos - na maior parte deles -, na Turquia e no Morro do Alemão, Rio de Janeiro. A novela irá retratar o tráfico internacional de pessoas. Em 16 de outubro, Glória Perez concedeu uma entrevista coletiva aos internautas, via microblog twitter, intermediada pelo colunista do jornal O GLOBO, Ancelmo Gois. TV a BORDO participou com cinco perguntas e, de quebra, recebeu um elogio do Ancelmo; uma honra! A seguir, confira parte dela. A entrevista completa, leia no twitter da Gloria e do Ancelmo.



Gloria Perez está na
Série Novelistas




9 comentários:

Postar um comentário

Ofensas não serão publicadas.