As últimas palavras sobre AVENIDA.

2

Antes de expor as nossas últimas palavras sobre Carminha, Nina, Leleco e cia., vamos divulgar o resultado da enquete: QUEM É O MELHOR ATOR DE AVENIDA BRASIL?
Com 54% dos votos, 
o Nilo (José de Abreu) foi o vencedor.

A segunda posição ficou 
com o Tufão (Murilo Benício),
 e 30% dos votos.

Em terceiro lugar, 
o Adalto (Juliano Cazaré)
  com 8% dos votos.

Empatados com 2%: Cauã Reymond, Daniel Rocha, Marcos Caruso e Marcello Novaes.

RECEITA, TWITTER E FÃS
Na primeira crítica postada no blog sobre AVENIDA, em abril, comparei o folhetim a uma sobremesa irresistível. AVENIDA BRASIL tinha os ingredientes necessários para uma receita de sucesso: texto
delicioso, fotografia refinada, elenco afinado, uma criança encantadora,
humor na hora certa e futebol. Não podia ter dado errado e não deu.

A Rede Globo foi muito inteligente e soube aproveitar o movimento nas redes socias ao postar, em suas chamadas, mensagens do microblog twitter. Também conquistou muitos fãs no facebook, quase 800 mil se somarmos todas as páginas, até hoje; além de contar com o apoio de muitos formadores de opinião, como o jornalista e apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, fã incondicional e, do dramaturgo, Aguinaldo Silva, autor de A SENHORA DO DESTINO e a mais recente, FINA ESTAMPA.

OS NÚMEROS DE AVENIDA
Mas, AVENIDA BRASIL, não foi o maior sucesso de todos os tempos, como muitos proclamam. O folhetim teve desempenho inferior (média), por exemplo, a sua antecessora, FINA ESTAMPA, que marcou 39,2 pontos (*), ante os 38,6 pontos, de AVENIDA. E, contra números, não há argumentos.

Outra campeã de audiência foi CAMINHO DAS ÍNDIAS, da Gloria Perez, a autora da próxima das nove, SALVE JORGE. Vamos aos números: AVENIDA BRASIL estreou com 37 pontos e picos de 40 pontos, enquanto CAMINHO DAS ÍNDIAS, estreou com os mesmos 37 pontos e picos de 41 pontos. O último capítulo de AVENIDA cravou 51 pontos, picos de 54 pontos e share 70% (**). , CAMINHO, cravou 55 pontos, picos de 59 pontos e share 77%.
 
SUPERAÇÃO, ESPERANÇA E REDENÇÃO
Inquestionável o desempenho excepcional de AVENIDA, mas por que o final desagradou a tanta gente? Acredito numa coisa: o povo gosta do mal. A chupeta do Adalto foi muito criticada e até considerada infantil demais, mas por trás dela, está um problema sério: o bullying. Só quem passou, sabe o que é.

A Carminha de Adriana Esteves foi cruel, dissimulada, irônica, arrogante, prepotente, abusada, ao mesmo tempo, doce, cristã, amorosa, fogosa e, por isso, tenha conquistado tanta gente. Um comentário anônimo chamou atenção no blog: “Nenhuma novela terá audiência sem barracos, vilanias e sacanagem, o povo
gosta, e apesar do povo dizer ser contra isso, todo mundo cola na TV
quando os personagens (sic) sobem o tom de voz e partem para a baixaria.”

A repercussão positiva do último capítulo seria maior se, Carminha tivesse morrido e com direito a muito sangue escorrendo, mas, afinal não foi assim que João Emanuel Carneiro conduziu a história? Com sangue, suor e muitas lágrimas de crocodilo?

Não adianta. Nunca vamos aceitar o perdão. Nunca iremos concordar com a redenção de uma pessoa, mesmo ela tendo sofrido tantos dissabores na vida. A sequência de Carminha atirando em Santiago (Juca de Oliveira), subjetivamente, nos mostrou que o plano do pai foi um “tiro-no-pé”; a filha tão inferior, burra e imbecil, põs fim aos seus objetivos escusos “pagando” com o bem todo o mal que fez aos outros.

Não vou me ater aos furos de AVENIDA e as outras coisas infames mostradas, mas quero apenas destacar as boas mensagens transmitidas: a superação de um trauma e a esperança de que sempre haverá uma segunda chance para consertar o mal feito. AVENIDA mostrou, ao longo dos seus 179 capítulos, vingança, ódio, traição, hipocrisia, entre outras coisas, e JEC redimiu-se com os seus milhões de espectadores.


Para fechar com chave de ouro o post, segue todos os congelamentos ao som de KUDURO. Nos comentários, escreva qual é o seu preferido:



(*) Cada ponto equivale a 58 mil residências na Grande São Paulo. 
(**) Participação no número de televisões ligadas.

As fotos deste post são de propriedade do portal globo.com e fazem parte de divulgação da novela AVENIDA BRASIL.

Uma foto da Débora Falabella 
com elenco e equipe de AVENIDA BRASIL.

LEIA OUTRAS CRÍTICAS DE AVENIDA BRASIL

Qual é a realidade de AVENIDA BRASIL?
 

http://www.tvabordo.com.br/2012/04/qual-e-a-realidade-de-avenida-brasil.html

 




 Quem rouba a cena e qual é o futuro de AVENIDA BRASIL?


http://www.tvabordo.com.br/2012/07/quem-rouba-a-cena-e-qual-e-o-futuro-de-avenida-brasil.html  

  
Quem fez CHECK IN com o blog
 
Bruno Gissoni 
Daniel Rocha

Curta 
TV a Bordo 

Siga 
TV a Bordo
Comentários do Facebook

2 COMENTÁRIOS

  1. Acho que Carminha não deveria morrer e sim ter fugido com o dinheiro todo com o capanga do pai. Dos congelamentos, gostei de todos da Nina.

  2. Gostei dos congelamentos da Nina, ela foi mocinha e bandida, na novela. Não acho JEC tão sensacional quanto pregam por ae. O fato da Nina ter imprimido as fotos e ter dado para algumas pessoas foi imperdoável num mundo digitalizado, por mais ficção que seja, esse, pra mim, foi o maior vacilo do autor. Já que ele confessou que não é familiar com as novas tecnologias, poderia ter sido mais humilde e consultado alguém. Maikcon.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here