sexta-feira, 17 de maio de 2013

Quem será a vítima da vez: AMOR À VIDA ou DONA XEPA?

Estreia, dia 20

 Estreia, dia 21


A TV brasileira vai conhecer na próxima semana as suas mais novas novelas do horário nobre: AMOR À VIDA, na Globo, e DONA XEPA, na Record. Com características distintas mas em cidades iguais, os novos folhetins serão retratados na maior metrópole da América Latina: São Paulo.



De um lado, a estreia às 21h do novelista consagrado por grandes histórias como 'Xica da Silva', 'O Cravo e a Rosa' e 'Alma Gêmea' (ele até deu uma ensaiada em ESPERANÇA de Benedito Ruy Barbosa, lembram?), mas foi só enquanto o autor se recuperava de um problema de saúde; do outro lado, o não tão consagrado e novato em novelas, Gustavo Reiz. Na TV, Gustavo escreveu a minissérie de sucesso 'Sansão e Dalila', foi coautor do seriado 'Fora de Controle' e colaborador de 'Os Ricos Também Choram', no SBT, entre outros.


Recuperar a audiência

As duas produções têm um desafio pela frente: recuperar a audiência perdida pelas suas antecessoras, Salve Jorge e BalacobacoNa Globo, a coisa tá feia. Depois do sucesso estrondoso de 'Avenida Brasil', o público rejeitou  a trama do tráfico de pessoas de Glória Perez, e os críticos de plantão não perdoaram os deslizes da discípula de Janete Clair. Os fanáticos por redes sociais, despejaram frases e memes com os erros da novelista de 'O Clone' e 'Caminho das Índias'. 


SALVE JORGE vai figurar entre os maiores fracassos do horárioMesmo com tudo isso, Giovanna Antonelli e a sua "Donelô" roubou a cena e se transformou na protagonista absoluta, desbancando nomes de pesos como Ana Beatriz Nogueira, Cláudia Raia, Dira Paes, Natália do Vale, Nicete Bruno e a própria mocinha, Nanda Costa.



Mas se na Vênus Platinada os números patinam abaixo da meta de 40 pontos (*), na Record o prejuízo é maior. A emissora investiu pesado em suas duas últimas produções: a decepcionante 'Máscaras' e a equivocada 'Balacobaco'. A meta da emissora é mais modesta do que na Globo: acima dos 10 pontos, mas nenhuma delas chegou a média de 8 pontos. 'Máscaras' com previsão de ficar um ano no ar, ficou apenas seis meses; Balacobaco usou e abusou de um humor histriônico, teve seu viés alterado, exagerou no brega e não conseguiu conquistar público e crítica, apesar de ótimas interpretações de Bruno Ferrari, Simone Spolladore, Ingra Liberato, Cristina Pereira, Rodrigo Phavanello, entre outros.



O que vem por aí

Walcyr Carrasco e a sua AMOR À VIDA aposta no romance, nas relações familiares e num elenco estelar, Antônio Fagundes, Susana Viera, Elizabeth Savalla, Paola Oliveira, Malvino Salvador, Mateus Solano, Bárbara Paz e a estreante, Tatá Werneck. Locações internacionais,  mocinha adotada, vilão gay, criança abandonada, herança, e muito mais.


Gustavo Reiz vem com uma velha forma, mas com uma história moderna e colorida. DONA XEPA é baseada na peça homônima de Pedro Bloch e já foi produzida pela Globo duas vezes: em 1977 com Yara Cortes no papel principal, e em 1990, com 'Lua Cheia de Amor' e contou a participação luxuosa de Marília Pêra. Na Record, Ângela Leal dará vida à 'Dona Xepa'. Também estão os REBELDES Arthur Aguiar e Pérola Faria, além de Ítala Nandi, Luiza Thomé, Maurício Mattar, Bia Montez, Angelina Muniz, Bemvindo Sequeira, Thaís Fersoza e a volta do Castrinho.



As duas emissoras apostam alto, afinal é o horário nobre, onde anunciantes investem muita grana, o público fica de olhos bem abertos e internautas com seus dedos ávidos para lançar suas hashtags e compartilhar seus memes; quem será a vítima da vez?


por Warlen Pontes
(*) Cada ponto equivale a 60 mil domicílios na cidade de São Paulo




Siga

8 comentários:

Postar um comentário

Ofensas não serão publicadas.