Será que encontraremos o Horizonte?

0
O colunista do site OLHO VIVO, Albinno Oliveira Grecco, participa mais uma vez como convidado especial para avaliar a trama das sete da Globo, ALÉM DO HORIZONTE.


Uma trama além da imaginação
O péssimo desempenho da sua atração das 19h preocupa Globo

Olá amigos. Não adianta! Toda estreia de novela gera discussões, críticas, comentários maldosos e poucas vezes, elogios. Como telespectador, acompanho sempre que posso aos capítulos para me embasar nas conversas nos mais diferentes ambientes que frequento. Dessa vez, a bola da vez é o folhetim das 19h.

ALÉM DO HORIZONTE amarga uma das piores audiências dos últimos tempos. Antes da estreia os internautas já detonavam a sucessora da enjoada “Sangue bom”, profetizando o fracasso da história. 



Apelidada de “outra Malhação das 19h”, ALÉM apresenta uma boa proposta da qual afugenta as donas de casa e os jovens que consideram uma história chata e “nada a ver”. Trata-se de clara alusão à série americana “Lost” e aos filmes “A vila” e “A praia”. Enfim, belas imagens, excelente fotografia, elenco enxuto, direção, cenografia… Nada, nada disso apetece aos olhos do telespectador.

O horizonte ainda está distante para os novos autores Marcos Bernstein e Carlos Gregório – leia trajetória dos dois no link (http://www.tvabordo.com.br/2013/11/os-autores-de-alem-do-horizonte-carlos-gregorio-e-marcos-bernstein.html). Não se sabe se a novela cairá no gosto do público. Em menos de um mês, a atração despenca vertiginosamente no IBOPE assim como a atual novela das 18h, Joia rara. 



PAIVA, RODRIGUES, TARDIO E SIMAS
O primeiro grande erro assim como o enredo se dá com a péssima escalação dos atores. Juliana Paiva imatura e insegura para uma protagonista. A atriz cai na caricatura da rica mimada. Thiago Rodrigues sempre o mesmo. É nítido o mau-humor do ator em cena. Será o arrependimento em mais um vez viver um mocinho insosso? Bom, nunca gostei do ator. Faz sempre o mesmo tipo. E o estreante Vinícius Tardio? Completamente perdido em cena. Rodrigo Simas, um horror. Coitados! 

VETERANOS EM PAPÉIS SIMPLÓRIOS

Minha inquietude é com a ala veterana. Excelentes atores em papeis simplórios e despercebidos. Não entendo porque cargas d’água, Flávia Alessandra foi escalada. 
O mesmo eu digo para Maria Luíza Mendonça, Alexandre Borges, Carolina Ferraz, Guilherme Fontes, Cássio Gabus Mendes. O arrependimento deve rolar pelos corredores do Projac.

NÚCLEO DIVERTIDO

Em meio à críticas, há que ressaltar o divertido núcleo dos moradores de Tapiré (numa ótima reconstituição das casas flutuantes do Amazonas). As irmãs Ana Fátima (Yanna Lavigne), Ana Selma (Luciana Paes) e Ana Rita (Mariana Xavier) e os gêmeos João José (Tiago Homci) e José João (Diego Homci) prometem boas gargalhadas pela frente. Marcelo Novaes ótimo em cena, tentando aos poucos se desvincular do vilão Max de “Avenida Brasil”. Mariana Rios mostrando maturidade após a chatíssima e irritante Drica de “Salve Jorge”. A atriz não grita mais em cena! Meus apalusos vão para o pequeno Nilson (JP Rufino). O ator-mirim mostra segurança no papel.

O horário que sucede à novela das 18h e precede o Jornal Nacional sempre foi uma grade para comédias rasgadas desde as maravilhosas e engraçadas obras de Silvio de Abreu partindo para inovadoras (algumas consideradas um fracasso!) propostas assim como “Bang Bang”, “Tempos modernos”, “Morde e assopra”, “Caras e bocas”, “Aquele beijo”. 



O HORIZONTE EMPLACARÁ?
É difícil agradar a todos, sabemos disso, mas tudo já foi explorado, robôs, dinossauros, velho oeste, macaco pintor, personagem-narrador, etc… Agora, uma questão filosófica é o atual cartaz, mas uma pergunta paira: será que encontraremos o horizonte? Será que novela emplacará? Obstáculos não faltam. Férias, fim de ano, horário de verão, carnaval, Copa do Mundo… Sei não!
A novela é gostosa. Bons atrativos não faltam. Vamos conferir os próximos capítulos.





Albinno Oliveira Grecco escreve 
para o OLHO VIVO
Curta a nossa fan page

Siga TV a BORDO no Twitter
Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.