Será que encontraremos o Horizonte?

0
O colunista do site OLHO VIVO, Albinno Oliveira Grecco, participa mais uma vez como convidado especial para avaliar a trama das sete da Globo, ALÉM DO HORIZONTE.


Uma trama além da imaginação
O péssimo desempenho da sua atração das 19h preocupa Globo

Olá amigos. Não adianta! Toda estreia de novela gera discussões, críticas, comentários maldosos e poucas vezes, elogios. Como telespectador, acompanho sempre que posso aos capítulos para me embasar nas conversas nos mais diferentes ambientes que frequento. Dessa vez, a bola da vez é o folhetim das 19h.

ALÉM DO HORIZONTE amarga uma das piores audiências dos últimos tempos. Antes da estreia os internautas já detonavam a sucessora da enjoada “Sangue bom”, profetizando o fracasso da história. 



Apelidada de “outra Malhação das 19h”, ALÉM apresenta uma boa proposta da qual afugenta as donas de casa e os jovens que consideram uma história chata e “nada a ver”. Trata-se de clara alusão à série americana “Lost” e aos filmes “A vila” e “A praia”. Enfim, belas imagens, excelente fotografia, elenco enxuto, direção, cenografia… Nada, nada disso apetece aos olhos do telespectador.

O horizonte ainda está distante para os novos autores Marcos Bernstein e Carlos Gregório – leia trajetória dos dois no link (http://www.tvabordo.com.br/2013/11/os-autores-de-alem-do-horizonte-carlos-gregorio-e-marcos-bernstein.html). Não se sabe se a novela cairá no gosto do público. Em menos de um mês, a atração despenca vertiginosamente no IBOPE assim como a atual novela das 18h, Joia rara. 



PAIVA, RODRIGUES, TARDIO E SIMAS
O primeiro grande erro assim como o enredo se dá com a péssima escalação dos atores. Juliana Paiva imatura e insegura para uma protagonista. A atriz cai na caricatura da rica mimada. Thiago Rodrigues sempre o mesmo. É nítido o mau-humor do ator em cena. Será o arrependimento em mais um vez viver um mocinho insosso? Bom, nunca gostei do ator. Faz sempre o mesmo tipo. E o estreante Vinícius Tardio? Completamente perdido em cena. Rodrigo Simas, um horror. Coitados! 

VETERANOS EM PAPÉIS SIMPLÓRIOS

Minha inquietude é com a ala veterana. Excelentes atores em papeis simplórios e despercebidos. Não entendo porque cargas d’água, Flávia Alessandra foi escalada. 
O mesmo eu digo para Maria Luíza Mendonça, Alexandre Borges, Carolina Ferraz, Guilherme Fontes, Cássio Gabus Mendes. O arrependimento deve rolar pelos corredores do Projac.

NÚCLEO DIVERTIDO

Em meio à críticas, há que ressaltar o divertido núcleo dos moradores de Tapiré (numa ótima reconstituição das casas flutuantes do Amazonas). As irmãs Ana Fátima (Yanna Lavigne), Ana Selma (Luciana Paes) e Ana Rita (Mariana Xavier) e os gêmeos João José (Tiago Homci) e José João (Diego Homci) prometem boas gargalhadas pela frente. Marcelo Novaes ótimo em cena, tentando aos poucos se desvincular do vilão Max de “Avenida Brasil”. Mariana Rios mostrando maturidade após a chatíssima e irritante Drica de “Salve Jorge”. A atriz não grita mais em cena! Meus apalusos vão para o pequeno Nilson (JP Rufino). O ator-mirim mostra segurança no papel.

O horário que sucede à novela das 18h e precede o Jornal Nacional sempre foi uma grade para comédias rasgadas desde as maravilhosas e engraçadas obras de Silvio de Abreu partindo para inovadoras (algumas consideradas um fracasso!) propostas assim como “Bang Bang”, “Tempos modernos”, “Morde e assopra”, “Caras e bocas”, “Aquele beijo”. 



O HORIZONTE EMPLACARÁ?
É difícil agradar a todos, sabemos disso, mas tudo já foi explorado, robôs, dinossauros, velho oeste, macaco pintor, personagem-narrador, etc… Agora, uma questão filosófica é o atual cartaz, mas uma pergunta paira: será que encontraremos o horizonte? Será que novela emplacará? Obstáculos não faltam. Férias, fim de ano, horário de verão, carnaval, Copa do Mundo… Sei não!
A novela é gostosa. Bons atrativos não faltam. Vamos conferir os próximos capítulos.





Albinno Oliveira Grecco escreve 
para o OLHO VIVO
Curta a nossa fan page

Siga TV a BORDO no Twitter
Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here