Os maiores recordistas do OSCAR

0

No penúltimo dia da nossa Semana do Oscar, vamos conhecer os maiores recordistas da história da estatueta mais famosa do cinema mundial.

Quem são os atores e as atrizes que mais foram indicados?
Qual o filme que recebeu o maior número de troféus?
Qual foi a maior bilheteria de todos os tempos?
E muito mais!

Vamos começar com o filme que a foto está reproduzida no título desta matéria.
O SENHOR DOS ANÉIS – O RETORNO DO REI
Ao anunciar o vencedor com a famosa frase: “The Oscars goes to…”, o diretor Steven Spielberg (E.T. e A LISTA DE SCHINDLER) exclamou: “The clean sweep”, ou seja, no popular, “lavada geral”. O RETORNO DO REI simplesmente ganhou todas as estatuetas as quais estava concorrendo. Foram 11 indicações e 11 troféus, logicamente, ganhos; portanto, O SENHOR DOS ANÉIS – O RETORNO DO REI é o maior vencedor de todos os tempos.
Melhor filme, diretor, roteiro adaptado, efeitos visuais, direção de arte, edição, figurino, maquiagem, mixagem de som, trilha sonora e canção original.

Os outros grandes vencedores também com 11 troféus foram:
BEN-HUR (1960) – 12 indicações e TITANIC (1997) – 14 indicações.


FILMES COM O MAIOR NÚMERO DE INDICAÇÕES
A MALVADA (1950) – seis troféus e TITANIC (1997) – 11 troféus foram os longas com o maior número de nomeações, 14 na noite.


BIG FIVE
São os vencedores das cinco principais categorias:
Filme, Diretor, Ator, Atriz e Roteiro.

ACONTECEU NAQUELA NOITE (1934);
UM ESTRANHO NO NINHO (1975);
O SILÊNCIO DOS INOCENTES (1991).

Shirley Temple
 

VENCEDORA MAIS JOVEM
A atriz Shirley Temple foi a vencedora mais jovem. Em 1934, com apenas seis anos de idade, ela recebeu o “Juvenile Oscar” pelo conjunto de sua obra, categoria que não existe mais.


VENCEDOR MAIS VELHO
O ator Christopher Plummer (foto acima) pelo filme TODA FORMA DE AMOR (2010) com 82 anos de idade, recebeu como Melhor Ator Coadjuvante. A atriz Gloria Stuart TITANIC (1997) foi a mais velha a receber uma indicação, aos 87 anos de idade.

John Ford


DIRETOR MAIS PREMIADO
O diretor John Ford foi o mais premiado, recebeu quatro estatuetas pelos filmes: O DELATOR (1935), VINHAS DA IRA (1940), COMO ERA VERDE MEU VALE (1941) e DEPOIS DO VENDAVAL (1952).


Katherine Hepburn


ATRIZ MAIS PREMIADA
Não por muito tempo. A atriz Katherine Hepburn é a maior vencedora com quatro homenzinhos dourados: MANHÃ DE GLÓRIA (1933), ADIVINHE QUEM VEM PARA JANTAR (1967), O LEÃO NO INVERNO (1968) e NUM LAGO DOURADO (1981).Quem está na cola dela é Meryl Streep, a seguir. 


Meryl Streep


A ATRIZ MAIS INDICADA
Ela é insuperável! Pelo menos por um bom tempo, Meryl Streep coleciona indicações e troféus. A megera de O DIABO VESTE PRADA recebeu 19 indicações (contando com a deste ano) e já abocanhou três estatuetas pelos longas KRAMER vs KRAMER (1979), SOPHIE’S CHOICE (1982) e THE IRON LADY (2012).


Daniel Day Lewis


O ATOR MAIS PREMIADO
Daniel Day Lewis foi indicado cinco vezes e venceu três, tornando-se o ator mais premiado da história com as produções MEU PÉ ESQUERDO (1989), SANGUE NEGRO (2008) e LINCOLN (2013).


Jack Nicholson


 


O ATOR MAIS INDICADO
Ele também é insuperável! Jack Nicholson recebeu 12 indicações e levou para casa três homenzinhos dourados com os filmes UM ESTRANHO NO NINHO (1975), MELHOR É IMPOSSÍVEL (1997) e como coadjuvante em LAÇOS DE TERNURA (1983). Nicholson perde para Day Lewis, pois Lewis só ganhou como melhor ator.

Walt Disney


OS MAIS PREMIADOS
Uma das frases mais interessantes ditas da história (em minha modesta opinião) é: “Um dia aprendi que sonhos existem para tornarem-se realidade. E, desde aquele dia, já não durmo para descansar; simplesmente, durmo para sonhar.”
Walt Disney de tanto sonhar e realizar, foi o maior vencedor de estatuetas da história, ganhou 22. A figurinista Edith Head foi a maior vencedora, levou para a sua estante, oito troféus.

AS TRÊS MAIORES BILHETERIAS DE TODOS OS TEMPOS
AVATAR (2009) é a maior bilheteria da história do cinema, seguido por TITANIC (1997) e OS VINGADORES (2012). A superprodução de James Cameron (ALIEN, O EXTERMINADOR DO FUTURO 2, TITANIC), no entanto, foi indicado a nove estatuetas e só levou três (Fotografia, Direção de Arte e Efeitos Visuais).

Fonte: Wikipédia

Amanhã, na último dia da nossa Semana do Oscar, as canções que emocionaram bilhões de expectadores no mundo todo.

Conheça os indicados de 2014
 
Curta TV a BORDO no FACEBOOK

Siga TV a BORDO no TWITTER
https://twitter.com/tvabordo

O MELHOR DO OSCAR ESTÁ NA

 


Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.