Quais são os ingredientes para a novela OS DEZ MANDAMENTOS marcar mais de 20 pontos de audiência?

2
foto: reprodução

novela OS DEZ MANDAMENTOS – TV CRÍTICA

A Record especializou-se em produzir minisséries bíblicas com alta qualidade técnica, como JOSÉ DO EGITO e mais recentemente, a série MILAGRES DE JESUS, todavia, em se tratando de uma novela, de capítulos diários, horário nobre da TV  brasileira, as produções funcionam como a receita de uma torta, seja ela, doce ou salgada e de ingredientes indispensáveis. Quais são os ingredientes para a novela OS DEZ MANDAMENTOS marcar mais de 20 pontos de audiência?
O recheio
Um dos elementos mais importantes e ausentes está na trilha sonora de OS DEZ. Não existe um tema musical que embale os seus romances. Quando uma novela faz sucesso, a primeira coisa que nos vem à lembrança é aquela música ‘chiclete’, que não sai da nossa cabeça, nem quando o capítulo termina. Essa música geralmente é responsável por embalar os casais apaixonados. OS DEZ tem bons romances, ‘bofes’ e mocinhas para todos os gostos, até um triângulo amoroso, mas não existem temas de amor, e o público já percebeu a ausência desse componente vital: o recheio.

Dose do sal ou açúcar?
Toda novela de sucesso que se preze tem aquele núcleo de humor para aliviar as tensões, é a dose do sal ou do açúcar. Em OS DEZ não pode ser diferente, em razão de carregar muitos dramas, sofrimentos e muitas lágrimas. A quantidade exata desse ingrediente é essencial e faz uma substancial diferença. Existe apenas uma personagem, o atrapalhado aprendiz de sacerdote, Simut, interpretado pelo ótimo Renato Livera, que leva humor ao folhetim, mas não é o suficiente.

O plus no sabor
Não há nenhum bordão comentado ou alardeado. Ele é o ‘plus’ no sabor. Sabe aquela palavrinha ou frase ouvida em rodas de conversa, que todo mundo brinca ou fica repetindo? Para ilustrar, recentemente o autor de IMPÉRIO, Aguinaldo Silva, por meio da personagem Téo Pereira, interpretado pelo brilhante Paulo Betti, utilizou desse recurso com eficácia e os bordões ‘quereeeeedos’ e ‘curuzes’, triunfaram nas ruas e nas redes sociais.

Sem atenção no Twitter
Em tempos de redes sociais, OS DEZ MANDAMENTOS é um fracasso, pelo menos no Twitter. Só houve, até agora, um único momento em que a novela da Record figurou nos assuntos mais comentados do microblog, os famosos tt’s ou trendings topics, e isso só aconteceu no capítulo de estreia. O nome da atriz Mel Lisboa, quando interpretava a princesa Henutmire, figurou em oitavo lugar. 

A equipe responsável por exibir a hashtag ou tag, o símbolo (#) seguido de uma palavra, mostra uma tag que virou spam: #OsDezMandamentos. Vários seguidores já apelaram para trocar e passar a exibir o nome da novela com o nº do capítulo #OsDezMandamentos030, muito comum quando há um acompanhamento dia a dia. Alguns deles até montaram um meme com personagens de OS DEZ (fotos abaixo), explicando como figurar nos tt’s, usando um exemplo de sucesso dos fãs da novela A USURPADORA, que conseguem colocá-la todos os dias entre os 10 mais comentados. E olha que a novela está sendo reprisada e pela sétima vez, no SBT. 

 Acima a personagem Nerfetari interpretada 
por Camila Rodrigues, e abaixo, Yunet, 
interpretada por Adriana Garambone


SABOR INESQUECÍVEL
A massa é boa. O folhetim OS DEZ MANDAMENTOS conquistou público em um horário bastante concorrido, tem história envolvente, é bem escrita, possui cenografia, figurinos, elenco e direção de primeira. Adiante, ele vai entrar na terceira fase com a chegada de outras personagens e novos eventos vão movimentar a sua trama. 


Ainda falta muito para OS DEZ MANDAMENTOS terminar, mas agora o seu maior desafio é: manter os bons índices de audiência, que com 30 capítulos exibidos até hoje, crava uma média de 12,4 pontos (*), mas poderia alcançar acima de 20 pontos no IBOPE e deliciar-se com uma torta de sabor inesquecível. 


fonte: TWITTER 
(*) Cada ponto equivale a 67 domicílios na cidade de São Paulo


OS DEZ MANDAMENTOS
Segunda a sexta, às 20h30
 
AUDIÊNCIA
OS DEZ MANDAMENTOS

de 23/03 a 27/03
12 pontos

de 30/03 a 03/04
12 pontos

de 6/04 a 10/04
13 pontos

de 13/04 a 17/04
13 pontos

de 20/04 a 24/04
12 pontos


de 27/04 a 01/05
12 pontos
 
Média:
12, 4 pontos
Cada ponto equivale a 67 mil domicílios
na cidade de São Paulo.

fonte: IBOPE
Leia  entrevistas
com o ELENCO
de Os Dez Mandamentos 


Curta
TV a BORDO
 
 
Siga
 TV a BORDO

#TVaBordo #OsDezMandamentos
#RedeRecord
Comentários do Facebook

2 COMENTÁRIOS

  1. Oiee me permita discordar em alguns pontos: Não sinto falta de trilha sonora e acho que iria ficar estranho uma musica atual na novela,Simuth e Pazé dão o toque de humor na medida certa e acredito que outro núcleo de humor não seria necessário no momento, eu não gosto de bordões em novela, pq sempre ficam cansativos e repetitivos. Concordo em relação ao twitter a novela é muito comentada em rodas de conversas,mas pouco comentada na internet, talvez, as pessoas com mais idade não utilizem essa ferramenta , mas é somente minha opinião sem nada concreto pra embasar . Concordo que a novela por sua alta qualidade deveria ter mais audiência,talvez sofra resistência por ser na Record…
    Espero que meus comentários não sejam mal interpretados, apenas quis participar.
    Beijos Rosangela Linda rs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here