Série Novelistas: Vivian de Oliveira está no ar com OS DEZ MANDAMENTOS

0
A partir desta semana, e depois sempre às terças e quintas, o blog TV a BORDO estreia a Série: Novelistas. 

Todo o conteúdo publicado nesta série é uma reprodução autorizada pelo autor, o roteirista Michel Luiz Castellar.

Hoje, vamos falar da autora Vivian de Oliveira, responsável pelo sucesso da Record, a novela OS DEZ MANDAMENTOS.

Exclusiva da TV Record, Vivian de Oliveira estreou como autora bem nova, aos 26 anos de idade, na minissérie POR AMOR É ÓDIO (1997), protagonizada pelo ator Gabriel Braga Nunes. Ao contrário do que marcaria sua carreira posteriormente, Vivian fez em POR AMOR E ÓDIO um drama policial.

Vivian foi colaboradora de outros novelistas como Luís Carlos Fusco, Tiago Santiago e Yves Dumont.

Foi uma das roteiristas do humorístico SHOW DO TOM, de Tom Cavalcante.

Especializou-se em minisséries baseadas – ou inspiradas – na Bíblia, como a HISTÓRIA DE ESTER, REI DAVI e JOSÉ DO EGITO. 

Está no ar com a novela OS DEZ MANDAMENTOS onde criou novas situações para que a trama pudesse ganhar o formato de telenovela.


OPINIÃO

Apesar da religião que professo, cristã espírita, e ter uma outra interpretação aos textos bíblicos que difere, pouco ou muito, da evangélica – muito embora a autora afirme que não trata da religião para contar suas histórias – acho que OS DEZ MANDAMENTOS é melhor que as minisséries bíblicas que a TV Record apresentou. Minha visão, inclusive, para a novela, é desprendida de religião, até porque novela é entretenimento e não documentário.

A produção é caprichada em muitos pontos, e OS DEZ MANDAMENTOS vem se destacando entre o público que procura uma novela muito diferenciada. A Bíblia é um livro riquíssimo que rende boas histórias, e a autora divide opiniões em torno da adaptação, que claro, se fosse contar ao pé da letra, não duraria nem 10 capítulos – como ela mesma chegou a dizer em entrevista; mas para mim, é válido ter uma teledramaturgia diferenciada. Quem ganha é o público, que tem mais opção na TV aberta.


Paulista de São Vicente, Michel Luiz Castellar 
é roteirista com 50 obras registradas

Leia as entrevistas 
com o elenco de 
OS DEZ MANDAMENTOS

Curta
 TV a BORDO


Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here