quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Série Novelistas: a maior colaboradora de Ivani Ribeiro e autora de MARCAS DA PAIXÃO

foto: reprodução

O décimo nono capítulo da Série Novelistas é com a autora Solange Castro Neves.

Todo conteúdo publicado nesta série é uma reprodução autorizada pelo autor, o roteirista Michel Luiz Castellar.

Estreou como pesquisadora de IVANI RIBEIRO em FINAL FELIZ, de 1981, seguindo com ela em outros trabalhos.
Escreveu sua primeira novela como titular, na TV Record: MARCAS DA PAIXÃO, onde apresentou uma trama que mostrava três cenários distintos – o sertão, a cidade e a fazenda. Num efeito inusitado de coincidência na teledramaturgia, MARCAS DA PAIXÃO se chamaria LAÇOS DE FAMÍLIA, mas houve o lançamento da novela de Manoel Carlos com o mesmo título, e daí rebatizaram a história, que teve um índice considerável, levando-se em conta que a emissora vivia um momento de resgate da teledramaturgia.

Solange escreveu outra novela na RECORD, sendo esta a sua última obra até aqui: RODA DA VIDA, em que apresentou uma protagonista vilã que foi se regenerando ao longo da história. Com isso, a trama melhorou, e conseguiu bons índices. A autora se afastou da televisão, mas não diretamente, pois passou a ministrar palestras e cursos – inclusive on line – e recentemente voltou ao feito, unida a um dos colaboradores da novela I LOVE PARAISÓPOLIS: Vítor de Oliveira.
Criou com Ivani Ribeiro a sinopse da telenovela CAMINHOS DO VENTO, que Ivani não desenvolveu – ela faleceu no ano anterior (1995). A trama acabou rebatizada de QUEM É VOCÊ?. Por problemas familiares, Solange se afastou da novela em seu decorrer, e foi substituída por Lauro César Muniz, que já era supervisor da trama.
Solange chegou a fazer uma sinopse que seria a continuação da novela A VIAGEM, com o título de O REGRESSO, mas a trama não foi aprovada.

foto: reprodução

OPINIÃO
Gostei de seu trabalho em MARCAS DA PAIXÃO, pelos motivos acima expostos e por apresentar um elenco muito bom, encabeçado por Irene Ravache e Walmor Chagas.

Paulista de São Vicente, Michel Luiz Castellar 
é roteirista com 50 obras registradas

Leia o 18º capítulo

 com a autora






0 comentários:

Postar um comentário

Ofensas não serão publicadas.