quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Record faz história com abertura do Mar Vermelho

MATÉRIA ESPECIAL


"Então disse o Senhor a Moisés: 
Por que clamas a mim? 
Dize aos filhos de Israel que marchem. 
E tu, levanta a tua vara, 
e estende a tua mão sobre o mar, 
e fende-o, para que os filhos de Israel passem 
pelo meio do mar em seco."
Livro de Êxodo capítulo 14, 
versos 15 e 16.

A tão esperada sequência da superprodução OS DEZ MANDAMENTOS aconteceu, e  estabeleceu a maior marca de todos os tempos da dramaturgia da Rede Record, 28 pontos em São Paulo, 32,3 pontos no Rio de Janeiro (*), e fez história com a abertura do Mar Vermelho.

O Mar Vermelho não apenas se abriu para o povo hebreu passar rumo a Canaã, a Terra Prometida. Abriu-se também para impor uma derrota histórica na toda poderosa Vênus Platinada, a Rede Globo.

O que significa derrotar a Globo?
No horário de exibição do folhetim de Vivian de Oliveira com direção geral de Alexandre Avancini está o jornalístico premiado com o Emmy Internacional, mais de 45 anos no ar e audiência na casa dos 25 pontos, o Jornal Nacional.

'Os Dez Mandamentos' também enfrenta um bloco da menina dos olhos da emissora do Jardim Botânico, a novela das nove. Bater de frente com ela, é a mesma coisa que deixar, por exemplo, Davi diante de Golias, só que, sem o desfecho bíblico. 

Contudo, a emissora da Barra Funda não se intimidou com tantos desafios. Era como se ali, estivesse sendo travada uma guerra tal qual é retratada durante a fase das pragas do Egito, os seus poderosos deuses contra o Deus sem rosto dos escravos. 

Dramaturgia em baixa
Vamos voltar um pouco no tempo e citar o porquê, neste momento, da emissora paulistana comemorar a glória com 'Os Dez Mandamentos'. Desde que a Record adquiriu os estúdios do Renato Aragão, em Vargem Grande, no Rio de Janeiro, e construiu o seu RECNOV, investindo na contratação dos melhores profissionais do mercado televisivo, índices relevantes foram conquistados. Produtos como ESCRAVA ISAURA, PROVA DE AMOR, PODER PARALELO, VIDAS OPOSTAS, CAMINHOS DO CORAÇÃO, VIDAS EM JOGO, REI DAVI e JOSÉ DO EGITO, entre outros, fizeram parte dessas conquistas. Entretanto, ultimamente, a Record não conseguia emplacar algarismos acima dos dois dígitos com suas novelas. Desde MÁSCARAS (2012), somente as minisséries bíblicas alcançaram tal feito. 

O autor Carlos Lombardi (BEBÊ A BORDO, QUATRO POR QUATRO) foi contratado na esperança de recuperar a audiência com uma história recheada de muita ação, romance e drama. PECADO MORTAL foi amada pela crítica especializada, mas um fiasco na audiência, ficando atrás apenas de METAMORPHOSES, de 2004. Ainda como medida para salvar a superprodução ambientada nos anos 1970, a direção da emissora transferiu PECADO para concorrer diretamente com AMOR À VIDA. Foi mortal. O que estava ruim, ficou péssimo. A última a naufragar no horário foi VITÓRIA, de Cristiane Fridmann, autora dos sucessos CHAMAS DA VIDA e VIDAS EM JOGO. Lembram de Golias 'vencendo' Davi?

Quebra de paradigma
A 'abertura' do Mar Vermelho veio consagrar toda uma progressiva e feliz trajetória, que vem surpreendendo desde a sua estreia em março. A memorável noite de ontem, na verdade, veio coroar uma semana de liderança em São Paulo, e quase 15 dias no Rio de Janeiro, sem contar com as capitais Belém, Belo Horizonte, Goiânia e Recife. 

A enxurrada de pontos acendeu a luz vermelha no PROJAC, a Central de Produção da Globo, quase vizinha do RECNOV. A Vênus e todo o seu poder de fogo está ameaçada diante de uma realidade: há uma quebra de paradigma no horário nobre da televisão brasileira. Pode ser que seja apenas uma onda sob o comando do cajado de Moisés deixando para atrás o exército de Ramsés, assim como, pode ser, o início  de uma nova era de personagens inesquecíveis como Yunet, Joquebede, Paser, Simut, Nefertari e Miriã, que resgataram o velho hábito de reunir a família para assistir uma boa história.

por Warlen Pontes

(*) Cada ponto equivale a 67 mil domicílios em São Paulo e 42 mil no Rio.
Fonte: Ibope

Leia sobre a 
inesquecível trilha sonora
de Os Dez Mandamentos

Curta

Siga

0 comentários:

Postar um comentário

Ofensas não serão publicadas.