‘A história de brasileiros que moram em buracos’ é o tema do Repórter Record Investigação desta quinta

0
foto: reprodução

Programa mostra situação 
deplorável de pessoas
que são obrigadas a viver no subterrâneo,
ao lado de lixo, umidade e animais peçonhentos

O premiado (*) programa ‘Repórter Record Investigação’ desta quinta (7), exibe uma reportagem exclusiva sobre o drama de brasileiros que moram em buracos. Durante três meses, o programa investigou um universo totalmente desconhecido e conta histórias de pessoas, que foram obrigadas a viver em situação lamentável e estarrecedora.

As repórteres Gabriela Pimentel, Vanessa Libório e Cátiz Mazin revelam como adultos e, até crianças, vivem em meio ao lixo e a animais peçonhentos, numa espécie de vida subterrânea.

O jornalístico conta a história de um homem que abriu a marretadas o próprio abrigo. Edimá transformou o buraco dentro de uma ponte da Marginal Tietê, em São Paulo, numa casa com tudo o que precisa para sobreviver. “Não tinha nada, era só um vão, vazio”, diz.

Em um outro buraco, dezessete famílias convivem com o lixo, a umidade e estão cercadas por bichos peçonhentos. Essas pessoas ainda precisam lidar com o preconceito daqueles que ‘moram lá em cima’, como elas costumam dizer: “As pessoas lá de cima discriminam, olham pra gente assim, de qualquer jeito”, observa.

E mais: imagine perder o pouco que tem, por causa das enchentes que devastam as grandes cidades? Esse é o caso de Jorge Adriano, que mora dentro da calha de um dos rios mais poluídos de São Paulo. “Aqui fico mais tranquilo”, conta.

(*) Entre os prêmios estão o ‘Vladimir Herzog’ pela reportagem, ‘A Estrada da Fome’, ‘Direitos Humanos do Jornalismo’ pela reportagem ‘As Eternas Escravas’ e ‘CBIC de Jornalismo’ pela reportagem ‘Os Escravos da Cidade’.

A atração é apresentada pelo 
jornalista Domingos Meireles.

Quando: toda quinta, às 23h30, 
logo após o Câmera Record.

Confira matéria sobre
da Record


Curta

Siga
Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here