Record leva ‘Os Dez Mandamentos’ para o teatro em musical espetacular

0
Matéria Especial
foto: reprodução

A abertura do ‘Mar Vermelho’ e as
‘Dez Pragas’ vão invadir o 
Teatro Procópio Ferreira

A história de Moisés nunca foi tão contada no Brasil. Depois do sucesso estrondoso da televisão com o folhetim escrito por Vivian de Oliveira e direção geral de Alexandre Avancini, batendo todos os recordes de audiência para a TV Record, e de ter embarcado nas telas dos cinemas brasileiros e lotado milhares de salas, chegou a vez dos palcos paulistas testemunharem a força e a emoção da saga milenar do libertador dos hebreus.

Em parceria com a Chaim Produções, a Record realiza a primeira produção do teatro musical nacional ligada ao tema bíblico, que conta com 100 figurinos, entre egípcios e hebreus, 80 perucas e adereços, cerca de 200 objetos de cena, inclusive alguns banhados a ouro e, aproximadamente, 50 pessoas no palco. A montagem promete uma emocionante viagem musical para toda a família, através de cenas com efeitos cenográficos e sensoriais surpreendentes. 

O elenco conta com nomes de grande experiência do cenário teatral musical como Julio Mancini (Moisés), Thiago Machado (Ramsés), Tassia Cabanas (Zípora), Bruna Pazinato (Nefertari), Ivan Parente (Anrão) e Tony Germano (Jetro), entre outros.

Dramaturgia e direção
‘Os Dez Mandamentos – O Musical’ foi concebido pelo dramaturgo Emílio Boechat, que também fez parte da equipe de autores da novela e da versão cinematográfica. Segundo Boechat, o processo é todo original: “O fato de eu ter participado da equipe da novela, obviamente, ajudou muito. A novela teve 170 capítulos e exploramos milhões de variáveis e plots para gerar tanta história, aqui foi o contrário, tivemos que adensar para conseguir contar tudo em pouco menos de duas horas. Toda a estrutura foi montada privilegiando as músicas. O ritmo impresso pela Fernanda Chamma (diretora e coreógrafa) e a Daniela Stirbulov (codiretora) foi o que possibilitou a gente contar uma história tão longa em tão pouco tempo; o fato da história de Moisés ser a história do herói clássico ajudou e muito a construção do texto também”, explica.

Emílio participou intensamente dos ensaios e, mesmo assim, ao rever algumas cenas apresentadas na Coletiva de Imprensa, ainda se surpreende e se emociona com o que vê: “Tive várias conversas com o Wladimir Pinheiro (diretor musical) para definir as letras, o tom da música, mas eu mesmo me surpreendo. Escrevi a novela, participei do filme e, hoje, ao rever as cenas, deu uma vontade de chorar. O espetáculo consegue dá um salto de emoção que só o teatro consegue dar. Eu escrevo novelas há 12 anos, mas a minha história é longa com o teatro. Poder fazer um musical original é realmente incrível!”, e finaliza: “Aqui temos banda ao vivo, vários números coreografados, efeitos especiais. As Dez Pragas, por exemplo, foram editadas em um só número musical que usa a tecnologia para inusitados efeitos interativos e sensoriais com a plateia. Estou muito feliz de participar de tudo isso!”.

foto: Divulgação / Record
A diretora Fernanda Chamma

A diretora Fernanda Chamma endossa as palavras de Emílio Boechat e ressalta a importância do trabalho em equipe: “Já havíamos trabalhado todos juntos, elenco, equipe técnica… E o que conseguimos formar aqui foi uma companhia. Quando tem uma companhia, tudo flui, tudo acontece, e a gente realmente constrói um espetáculo. E foi o que aconteceu com Os Dez Mandamentos.”, Fernanda também aponta que o resultado desta compatibilidade vai proporcionar uma experiência diferente para quem for assistir aos Dez Mandamentos: “A pessoa não vai sair daqui e dizer que viu um musical. Ela vai sair daqui com algo maravilhoso dentro dela. Ela vai sair diferente, porque vai carregar algo novo junto com ela”, recomenda.

foto: Divulgação / Record

O quarteto de protagonistas 
(da esquerda para a direita):
Thiago Machado, Bruna Pazinato,
Julio Mancini e Tássia Cabanas

Cenografia e figurinos
Ao todo foram criadas 65 cenas exclusivas para o vídeo cenário que, sob direção de Richard Luiz, conta com uma tela de LED de altíssima resolução que pesa duas toneladas, tem mais de 13 metros de largura e é composta por 234 monitores. Usado somente em grandes shows, esse tipo de tecnologia, pela primeira vez no teatro brasileiro, será responsável por impactantes efeitos, como a tão esperada sequência épica da abertura do Mar Vermelho. Há uma interação de objetos reais e cenas virtuais, os cenários físicos que sobem e descem, entram e saem pelo palco em mais de 25 trocas também se misturam às projeções e ao LED, proporcionando à plateia cenas inovadoras e diferentes.

Os figurinos e as caracterizações de época estão nas mãos de Eliana Liu, que apresenta duas linguagens opostas: o rústico dos hebreus, através de seus tecidos e texturas, e a riqueza egípcia com seus brilhos e pedras preciosas.

Músicas inéditas
O diretor musical Wladimir Pinheiro é o responsável pelas 25 músicas inéditas especialmente compostas para o espetáculo teatral, que estão à altura da história milenar, clássica e universal, reforçadas pelo efeito surround 5.1. Wladimir também assina as letras, os arranjos e fala sobre a importância da criação: “Eu já conhecia bem o texto bíblico, mas procurei me aprofundar ainda  mais nos detalhes para traçar o perfil musical de cada personagem. Para criar um musical original, o mais importante é entender o que vai ser contado em forma de música. Para que no fim, as composições possam dar sequência ao texto e vice versa. A ideia é que a música também possa fazer a história avançar”.

‘Os Dez Mandamentos – O Musical’ vai estrear hoje, 17 de junho, no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, que conta com 624 lugares, e continua sua jornada sempre às quintas e sextas, às 21h; sábados às 18h e 21h e, aos domingos, às 17h e 20h.
Valores: De R$ 90 a R$ 150 – Mais informações pelo telefone: 11 – 3083 – 4475.
Classificação etária: LIVRE.

por Warlen Pontes

Ficha Técnica

Dramaturgia
Emílio Boechat
Direção e Coreografia
Fernanda Chamma
Codireção
Daniela Stirbulov
Letras, Música, Arranjos
e Direção Musical
Wladimir Pinheiro
Direção de Conteúdo
Cristiane Cardoso
Produtores Associados
Antônio Guerreiro
e Sandro Chaim
Direção de Vídeo Cenário
Richard Luiz
Cenografia
Marcio Vinicius
Figurino e Adereços
Eliana Liu
Visagismo
Jadilson Cruz
Postiçaria
Adriana Almeida
Perucaria
Aline Milesi
Iluminação
Paulo Cesar Medeiros
Designer de Som
Tocko Michelazzo
Arranjos Vocais e Preparação Vocal
Marcello Sader
Coordenação de Produção
Record
Bia Cioffi e Josmar Bueno Jr.
Diretoria Executiva
Marinês Chaim
Direção de Produção
Giba Ka
Gerente de Produção
Monique Persike
Gerente Artístico
Beto Marden
Produção Executiva
Edgar Jordão
Produtora Assistente
Marilia DiDio

Elenco musical
Os Dez Mandamentos
Elenco

Julio Mancini
Moisés
Thiago Machado
Ramsés
Bruna Pazinato
Nefertari
Tassia Cabanas
Zípora
Max Grácio
Seti
Tony Germano
Jetro
Ivan Parente
Anrão
Arthur Borges
Josué
Danilo Coelho
Hebreu/Egípcio
Everton Granado
Hebreu/Egípcio
Willian Sancar
Hebreu/Egípcio
Marcos Lanza
Hebreu/Egípcio
Giovanna Zotti
Joquebede
Raquel Paulin
Miriã
Ana Araújo
Henutmire
Thay Bergamin
Miriã adolescente
Larissa Andrade
Hebreia/Egípcia
Mari Saraiva
Hebreia/Egípcia
Carla Vasquez
Hebreia/Egípcia
Brenda Nadler
Hebreia/Egípcia
Lucas Righi
Ensemble
Vic Leite
Ensemble
Helena Lazarini
Ensemble
Paulo Marques
Ensemble
Eric Augustus
Ensemble
Laisa Forquim
Ensemble

Banda

Maristela Neves
Pianista Regente
Davi Ayres
Baterista
Álvaro Braga
Trompista
Eduardo Brasil
Baixista
Michel Machado
Trompetista
Thais Duarte
Violoncelista
Carol Duarte
Violinista

Leia as Entrevistas
do TVaBordo
com o elenco da TV
Curta

Siga
Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here