Letícia Tomazella: “Os artistas brasileiros, por meio das histórias bíblicas, adentram no gênero épico, ainda pouco explorado por nossa TV. Artisticamente, esse é um ganho, além de transmitir às pessoas mensagens de fé e esperança!”

0
entrevista
Letícia Tomazella

foto: Carlo Locatelli

por Warlen Pontes
warlenpontes@hotmail.com

A atriz Letícia Tomazella está na nova produção épica da Record, ‘A Terra Prometida’,  e dá vida à Liora, a amiga de Raabe (Miriam Freeland). No teatro, Letícia está em cartaz com a peça “A Cabala do Dinheiro” sob direção de Clarice Niskier no Teatro Eva Herz, em São Paulo (*).

A paulista Letícia Tomazella fez uma participação especial em ‘Amor À Vida’ (TV Globo – 2013), no seriado ‘Na Fama e Na Lama’ (Multishow – 2011) e na série ‘O Negócio’ (HBO – 2014). Nesta entrevista ao TVaBordo, Letícia Tomazella destaca as suas principais atuações no teatro e no cinema, além de nos contar sobre os bastidores da nova produção bíblica da TV brasileira.

Com vocês, Letícia Tomazella:
TVaBordo – Você é uma atriz com uma carreira bem consolidada no teatro; dos espetáculos que fez, quais são aqueles que você destacaria?
Letícia – ‘As Palavras da Chuva’, texto de Tennessee Williams, e direção do maravilhoso Leonardo Medeiros e, ‘Simples Cidade’, criação minha e do ator Marcos Reis, em processo colaborativo. Destaco a primeira por ser um texto primoroso do Tennessee Williams, e por contar com uma pesquisa estética minuciosa e profunda com o diretor Leonardo Medeiros, em sintonia e sincronicidade com a criação da nossa companhia, o Teatro da Rotina. Essa peça marca a chegada de um belo espaço artístico em São Paulo, construído por nossas próprias mãos, na Rua Augusta – processo liderado pelo Leo. ‘Simples Cidade’ destaco por ser uma criação própria, projeto próprio, que marcou um momento da minha carreira como artista-criadora, e por ter sido uma peça que ficou anos em cartaz e que nos levou pra longe, desbravando este grande Brasil. Fomos até ao Acre com ela, em 2015.

TVaBordo – A sua passagem pelo cinema também é bem significativa. Qual é o trabalho que você destaca nas telonas?
Letícia – Destaco o curta metragem ‘O Que Me Toca’, de Cecília Engels, com coprodução colombiana, e o long ‘Cara ou Coroa’, de Ugo Giorgetti. O primeiro porque o roteiro me toca muito e toco o processo foi muito profundo pra todos os envolvidos no projeto, além de eu admirar muito a sensibilidade da promissora diretora Cecília Engels. O segundo porque a experiência de trabalhar com o Ugo é riquíssima!


(*) Onde
Avenida Paulista, 2073.
São Paulo – SP
Horário
21h
Terças e Quartas
até 27 de setembro

TVaBordo – A profissão de atriz é cheia de percalços e instabilidades, na qual, se faz necessário muito esforço e muita perseverança, se fosse dar um conselho para aqueles que desejam seguir carreira artística, que conselho você daria?
Letícia – Persistência, resiliência, muito estudo, dedicação e entrega. É um caminho profundo e árduo, muitas vezes. E esses elementos são essenciais para se construir um caminhar artístico verdadeiro, na minha opinião. Estudar sempre! Fazer teatro, estar nos palcos, sempre! Ou você é um artista, ou é alguém que quer apenas ser celebridade. Há uma diferença abismal entre os dois. Se quer ser artista verdadeiro, leia, estude, vá ao teatro, faça teatro, viva a arte profundamente! Com coragem e força!

TVaBordo – Você acha que as redes sociais mais ajudam ou atrapalham os artistas? Como lida com elas?
Letícia – Sinto que ajuda a conquistar uma visibilidade maior e a estar mais perto do público. Não sou, ainda, tão ágil e tão boa nas redes sociais. Em especial, porque hoje a imagem é muito mais acessada do que os textos. E eu não posto, ainda, tantas fotos. Sou mais da escrita – escrevo muitas coisas no Facebook, mas fotos ainda posto poucas. Quem sabe agora, com a novela ‘A Terra Prometida’, eu anime em postar mais fotos e compartilhe nossos momentos no set?  Rosto com olho piscando

TVaBordo – Se fosse escolher uma linguagem, teatro, cinema ou TV, qual você escolheria?
Letícia – Amo as três linguagens! E todas me realizam. Não saberia escolher. Acho que não vivo mais sem cada uma delas! (risos).

TVaBordo – Vamos falar de ‘A Terra Prometida’. Como surgiu o convite para viver a Liora?
Letícia – Eu fiz teste. O autor já me assiste no teatro há tempos, e me convidou para fazer um teste. Então Liora chegou na minha vida!

TVaBordo – E a preparação?
Letícia – Li alguns textos, tanto bíblicos quanto puramente históricos, além de ter estudado bastante o próprio roteiro da novela, pra entender bem a proposta do autor para a personagem. 

TVaBordo – Alguma cena engraçada de bastidores que gostaria de compartilhar com o público?
Letícia – Ah, só coisas boas! A amizade verdadeira que fiz com a Miriam Freeland, por exemplo. Nos tornamos amigos e damos muitas risadas juntas nos bastidores. Ela é muito generosa! A Liora é divertida, e a Raabe é mais sofrida. Aí aproveito e fico fazendo piada com ela sobre a safadeza da minha personagem.

foto: Munir Chatak

Letícia Tomazella como Liora
em ‘A Terra Prometida’, TV Record / 2016.
TVaBordo – Quais são as semelhanças e as diferenças entre a Liora e a Letícia?
Letícia – Ambas somos um ‘trator de positividade’, independentemente do sofrimento que vivamos. Sou alto astral e bem humorada, como a Liora. Um humor ácido, confesso. Mas sempre buscamos rir das vicissitudes. A diferença é que a Liora não para pra refletir sobre sua vida e sua condição. Já eu reflito até demais sobre mim mesma e sobre a vida.

TVaBordo – Qual é a importância das histórias bíblicas na teledramaturgia nacional?
Letícia – Acho que o mote bíblico abre um leque de possibilidades artísticas em nossa televisão. Os artistas brasileiros, por meio das histórias bíblicas, adentram no gênero épico, ainda pouco explorado por nossa TV. Artisticamente, esse é um ganho, além de transmitir às pessoas mensagens de fé e esperança!

TVaBordo – Convide a galera para assistir ‘A Terra Prometida’.
Letícia – Acompanhem ‘A Terra Prometida’. Posso garantir que muitas surpresas aparecerão em cada capítulo, muitos momentos importantes, fortes e interessantes! Vocês vão gostar muito!

A seguir, conheça um pouco mais 
de Letícia Tomazella no Jogo Rápido:

foto: arquivo pessoal

Jogo Rápido

Apelido de infância:
Lê, Lelê.

Ator:
Marlon Brando

Atriz:
Georgette Fadel

Novela:
‘Mulheres de Areia’,
(marcou minha infância).

Cantor:
Ney Matogrosso

Cantora:
A amapaense Patrícia Bastos

Trilha sonora da minha vida:
Guns n Roses

Filme que mais assistiu:
‘O Mágico de Oz’ e ‘O Poderoso Chefão’.

Livro de cabeceira:
Escola dos Deuses – Elio D’Anna.

Poetas:
Hilda Hilst, Drummond, dentre outros.

No meu aniversário quero ganhar:
Passagens para a Califórnia,
lugar que amo! (risos)

Não tenho habilidade para fazer:
Costurar!

Dublado ou legendado?
Legendado!

Fantasia ou realidade?
Realidade fantástica! (risos).

Autógrafo ou selfie?
Autógrafo. Sou péssima em selfie!

Adiantada, atrasada ou pontual?
Atrasada ou semi-pontual (risos).

Pela manhã, bom humor ou mau humor?
Bom humor!

Parte do corpo que mais gosta:
Cabelos e pernas.

Parte do corpo que menos gosta:
Queixo.

Defeito:
Impulsividade.

Qualidade:
Perseverança.

Me tira do sério:
Desrespeito / abuso de poder.

Me deixa feliz:
Harmonia e generosidade.

Uma palavra feia:
Escassez.

Uma palavra bonita:
Prosperidade.

Prato que me dá água na boca:
Massas! Em especial, molho pesto.

Sobremesa mais deliciosa:
Chocolate.

Hobby:
Correr (parque, quando estou em São Paulo,
ou praia quando estou no Rio).

Beijo na boca ou cangote?
Boca!

Amor ou paixão?
Amor!

Sol ou lua?
Hummmm… Estou num momento 
curtindo ambos. Cada um tem
sua energia e sua importância (risos).

Campo, cidade ou praia?
Praia.

Viagem inesquecível:
Califórnia.

Religião:
Deus.

Arrependimento:
De algumas atitudes impulsivas que já
tive na vida.

Tenho saudades da minha:
Talvez um pouco da fase da faculdade.
Mas sou do presente, não sou do passado.

Letícia por Letícia:
Letícia é humor e amor. 😉


Entrevista em parceria
com a Assessora

Leia as Entrevistas
do TVaBordo

Curta

Siga
Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here