segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Alexandre Avancini, o campeão de audiência da Record

MATÉRIA ESPECIAL

foto: reprodução da internet

O diretor por trás
dos grandes recordes da +RECORD TV 

warlenpontes@hotmail.com

Rio, quinta-feira, 19 de janeiro de 2006. Na faixa das 19h41 às 20h47, a novela 'Prova de Amor', de Tiago Santiago, exibia o seu 76º capítulo e com uma façanha: 17 minutos à frente do 'Jornal Nacional', que registrava 20 pontos contra 22 pontos da Record. Um duplo triunfo, já que a Globo está sediada na capital carioca.

Na média, 'Prova de Amor' se consolidou com 20 pontos, pico de 23 pontos e share de 38% (participação de TVs ligadas no canal), a Globo ficou com 22 de média e 42% de share. No dia seguinte, uma nova vitória: 24 pontos versus 23,7 pontos, contudo, nos dados consolidados (média de cada atração), um empate técnico entre os dois canais.

Assim começou a trajetória gloriosa do campeão de audiência, Alexandre Avancini, que depois do inconveniente triunfo de 'Prova de Amor' para a Globo, outras obras comandadas por ele, passaram a apoquentar a soberania da líder, como vemos a seguir:


Pela primeira vez na televisão brasileira, um folhetim subiu o morro, de verdade. O autor Marcílio Moraes trouxe ao horário nobre uma trama recheada de corrupção social, tráfico de drogas e o amor entre dois jovens de classes sociais distintas. 

'Vidas Opostas' recebeu todos os principais prêmios da telinha nacional, incluindo o 'Troféu Imprensa', disputando com dois ícones da dramaturgia: Gilberto Braga 'Paraíso Tropical' e 'Duas Caras', de Aguinaldo Silva. Ainda emplacou dois troféus da APCA (Associação Paulista de Críticos da Arte): Melhor Ator, Marcelo Serrado e, Melhor Atriz, Jussara Freie.

'Vidas Opostas' - em vários momentos da sua caminhada - chegou a liderar a audiência, e o seu ápice foi no último capítulo, quando viu a Globo pelo retrovisor e permaneceu 44 minutos na liderança, com média de 25 pontos e share de 40%, um feito histórico.  


Em 6 de fevereiro de 2008, contra um jogo de futebol, 'Caminhos do Coração', nova parceria com o autor Tiago Santiago, fez um gol de placa. A trama recheada de mutantes entrou para os anais do canal paulista como a primeira novela a bater a Globo na média geral. O placar registrado: 22 x 20 pontos; teve pico de 27 pontos, contra 15 da Globo.


O primeiro seriado dirigido por Avancini (na Record) em parceria com Marcílio Moraes, 'A Lei e o Crime', estreou na liderança. Segundo dados consolidados do Ibope, a história do ex-cabo do Exército que se torna chefe do tráfico de drogas alcançou o primeiro lugar no Rio de Janeiro com 23 pontos de média, pico de 25 pontos e share de 41%. 


'Vidas em Jogo' foi o début da novelista Cristianne Fridman sob o comando de Avancini. O enredo em que dez amigos ganham um prêmio milionário na mega sena alcançou a liderança em 20 de janeiro de 2012, com 19 pontos de média. Na última semana, 'Vidas em Jogo' marcou 20 pontos de média, e o seu decisivo desfecho, exibido em 9 de abril de 2012, cravou 18 pontos de média, pico de 20 pontos, versus 14 pontos da Globo.


A primeira temporada da icônica 'Os Dez Mandamentos', escrita por Vivian de Oliveira foi a mais expressiva produção que abriu o horário de histórias baseadas na Bíblia e a consolidação desse nicho. A Record surpreendeu e foi surpreendida por números estratosféricos, enterrou a baixa safra no Ibope de seus últimos produtos dramatúrgicos e, mais uma vez, se destacou no hall da fama da TV aberta.

Em 8 de setembro de 2015, na Grande São Paulo, pela primeira vez, uma novela ficou à frente de um jogo da Seleção Brasileira: 21 pontos por cinco minutos. No Rio de Janeiro, durante 15 minutos de enfrentamento com a partida, um empate: 22 pontos.

foto: reprodução da internet

Alexandre Avancini dirige
Guilherme Winter (Moisés) e
Petrônio Gontijo (Arão) em
'Os Dez Mandamentos'

Em 29 de outubro de 2015, outro brilhante êxito de 'Os Dez Mandamentos', bateu de ponta a ponta os mais importantes símbolos da Globo: o 'Jornal Nacional' e a sua menina dos olhos, a novela 'A Regra do Jogo', em São Paulo e no Rio de Janeiro, com 24 pontos e 26 pontos de média, respectivamente.

Dali em diante era só a liderança até chegar ao seu auge no dia 10 de novembro, em que a saga de Moisés exibiu a emblemática sequência da abertura do Mar Vermelho, com média de 28 pontos, pico de 31 pontos e share de 39%, na Grande São Paulo. No Rio de Janeiro, 'Os Dez Mandamentos' consolidou 32 pontos, pico de 36 pontos e share de 47%, e uma vantagem de 8 pontos em relação à +Globo.

foto: reprodução da internet

Alexandre Avancini comandou as
filmagens de 'Os Dez Mandamentos', 
no Chile

'Os Dez Mandamentos' também foi o primeiro folhetim da história da televisão brasileira a ter uma versão cinematográfica: 'Os Dez Mandamentos - o Filme', que levou às telonas de todo o país mais de 11 milhões de espectadores, superando o clássico 'Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é Outro'.

Atualmente, Alexandre Avancini é o regente de 'A Terra Prometida', uma obra que começa a incomodar a Vênus Platinada em algumas capitais, como Belém, Goiânia e Vitória, e se aproxima dos 20 pontos em São Paulo, e os ultrapassa no Rio de Janeiro. 

Em 2017, Avancini vai rodar um filme sobre a vida do líder da Igreja Universal do Reino de Deus, o bispo Edir Macedo, e proprietário da Rede Record. Uma trama escrita por Vivian de Oliveira, também para o ano que vem, é a mais nova empreitada televisiva do diretor de 51 anos, e que vai narrar o fim dos tempos, será o 'Apocalipse' da Globo?

A seguir, confira depoimentos especiais
 a Alexandre Avanci:


O diretor Alexandre Avancini com o
jornalista Warlen Pontes

Depoimentos especiais a
Alexandre Avancini:


"Avec é genial! Simples assim"
Daniel Figueiredo,
produtor musical de
'Vidas Opostas', 'A Lei e o Crime',
 e 'Os Dez Mandamentos'
entre outras.


"Avancini é um extraordinário diretor,
especialmente de obras épicas.
Percebi esta característica 
no primeiro trabalho
que fizemos juntos: 'Vidas Opostas'. 
As cenas de multidão
e de batalha são inigualáveis"
Marcílio Moraes,
autor de 'Vidas Opostas',
'A Lei e o Crime'.


"Fora de série, extraordinário, 
inteligência raríssima, 
artista fenomenal, gênio. 
Alexandre tem meu afeto incondicional,
minha admiração intensa e o 
desejo sempre de novas parcerias"
Tiago Santiago,
autor de 'Prova de Amor',
e a trilogia 'Caminhos do Coração'.


"Avec é um excelente parceiro profissional. 
Artista sensível, inquieto, 
dono de um talento admirável.
Sempre cuida pessoalmente 
de todos os 
detalhes da obra e é um 
grande entusiasta das boas ideias. 
Tem sido um prazer enorme 
trabalhar com o Avec, 
que acabou se tornando
 um bom amigo".
Vivian de Oliveira,
autora de 'José do Egito'
e 'Os Dez Mandamentos'.


"O Avancini é um diretor 
objetivo e simples.
Ele me pedia para fazer menos 
'caras e bocas'
porque, na simplicidade, a cena 
fica mais verdadeira e bonita.
Foi um bom conselho, 
que vou levar para o resto da vida."
intérprete do Natan,
na 2ª temporada de
'Os Dez Mandamentos'


"O Avec é o nosso "maestro"!
Coordena tudo isso que
a gente vê na telinha!
Coordena tudo de perto, com carinho,
minuciosidade e talento.
Além de ser uma pessoa alto astral,
bacana com todo
mundo e muito generoso.
Ser dirigida por ele foi
uma grande honra."
intérprete da Liora em
'A Terra Prometida'.


#AlexandreAvanciniNoTVaBordo

Agradecimento especial
 à sua assessora


Leia as Entrevistas
do TVaBordo


Curta

Siga

0 comentários:

Postar um comentário

Ofensas não serão publicadas.