STJ bate martelo e SBT acessa os dados do Kantar Ibope Media

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foto: reprodução
Arte: TVaBordo

Canal de Sílvio Santos fará
perícia nos dados e na metodologia do
Kantar Ibope Media

O SBT, canal de propriedade do empresário e apresentador, Sílvio Santos, desde os anos 1980, demonstra desconfiança e insatisfação com os números e a metodologia usada pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), hoje, Kantar Ibope Media. Em 2001, em decorrência deste descontentamento, a emissora resolver entrar com uma ação na justiça.

Em  primeira instância, o SBT venceu, mas o Instituto recorreu sob o argumento de que a exposição de todos os dados solicitados pelo canal, poderia colocar em risco a isenção da medição. Entre idas e vindas, o STJ (Superior Tribunal de Justiça), confirmou decisão favorável ao SBT, em 2015. 

Início da perícia
A decisão jurídica (válida desde maio de 2016) permite que o canal de Sílvio Santos acesse todos os dados do Kantar Ibope Media e também a metodologia da empresa. Trocando em miúdos: o SBT vai exercer seu direito de conhecer como o Ibope mede o público dos programas e quais são (aproximadamente) as 6.000 residências onde estão instalados por volta de 10 mil medidores de audiência – uma mesma casa pode ter mais de um aparelho.

A emissora paulista decidiu iniciar imediatamente a perícia e já está indicando profissionais nas áreas de estatística, matemática e outras disciplinas para tal empreitada, inclusive, um perito internacional vai compor a equipe.

O Kantar Ibope Media informou que todas as metodologias adotadas seguem padrões internacionais e negou que a perícia acionada pelo SBT vá alterar a rotina da companhia. O Ibope ainda informou que, além de acesso aos dados, o canal de Sílvio Santos pleiteou também uma indenização por descumprimento contratual, mas o STJ negou a demanda.

Fonte: Ricardo Feltrin, UOL


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