Tiago Santiago: “Pode ser que eu emplaque novela sim este ano também. Vamos torcer!”

0
Matéria Especial
foto: arquivo pessoal

Na primeira semana de exibição,
‘A Escrava Isaura’ mantém vice-liderança
para a Record TV e audiência
é 35% maior que o SBT

por Warlen Pontes
warlenpontes@hotmail.com

A volta do clássico ‘A Escrava Isaura’, adaptação do romance homônimo de Bernardo Guimarães, escrito brilhantemente por Tiago Santiago para a Record TV, em 2004, abriu uma nova era na dramaturgia da emissora paulista.

O folhetim é uma espécie de coringa do canal. Por conta do atraso nas gravações da substituta de ‘Escrava Mãe’, os executivos da Record TV tiveram que escalar às pressas a produção, que é uma continuação da trama de Gustavo Reiz, e o que veio muito a calhar.

Na primeira semana de estreia, ‘A Escrava Isaura’ manteve os índices de ‘Escrava Mãe’ e garantiu a vice-liderança isolada para a Record TV com audiência 35% maior que o SBT. De 9 de janeiro a 13 de janeiro, ‘Isaura’ cravou média de 10 pontos e share de 15,4%. Neste mesmo período, o SBT assinalou apenas 7,4 pontos de média e share de 11,4%. 

E, com exclusividade, o TV a Bordo conversou com o autor Tiago Santiago, que revelou algumas curiosidades de sua primeira novela como novelista titular, depois de trabalhar por 20 anos na Globo:

TVaBordo – Como aconteceu o processo de escolha para a produção de ‘Escrava Isaura’? Você saiu da Globo já encaminhado para este projeto ou a sugestão da readaptação do texto do Bernardo Guimarães partiu de você? Quanto tempo gastou na adaptação até a entrega da sinopse? Houve mudanças posteriores no planejamento?
Tiago Santiago – O grande diretor Herval Rossano propôs o projeto a Record e me convidou para fazer a nova adaptação. Logo acreditei que seria um grande sucesso e deixei a Globo, onde trabalhava há 20 anos, para me dedicar a minha primeira novela como autor titular. Herval queria ter a certeza de que faríamos novela bem diferente da de 1976 e sugeriu papel inspirado no ‘Conde de Monte Cristo’ para a Mayara Magri, com quem estava casado, e assim surgiu a Condessa Tomasia. Sabia da importância de valorizar personagens africanos e afro-descendentes e assim criei uma família real africana, reduzida à escravidão no Brasil. Em poucos meses, projetamos tudo e a novela estreou com 40 capítulos escritos.
foto: Divulgação Record TV

Mayara Magri como
Condessa Tomázia
TVaBordo – Como aconteceu a escolha do elenco? Você participou efetivamente ou tudo ficou a cargo do Rossano e da Record TV? Houve o desejo de ter algum nome da sua preferência e não houve êxito na contratação? 
Tiago Santiago – Herval decidia tudo, mas sugeri e emplaquei muita gente no elenco, como Fernanda Nobre, Renata Dominguez, entre vários outros nomes. Antes da Bianca Rinaldi, tentamos Cleo Pires para a Isaura, por minha sugestão. Herval escolheu a Rinaldi, que eu ainda não conhecia, e foi excelente. Acabou se tornando minha grande amiga. Sou padrinho das filhas dela. 


foto: reprodução

Bianca Rinaldi como Isaura

TVaBordo – O fato da Record TV reapresentar uma novela escrita por você, significa um sinal da sua volta à emissora que o promoveu a autor titular de novelas? Existe um desejo pessoal de voltar a escrever novelas na Record TV?

Tiago Santiago – Quem sabe o que o futuro irá trazer? O que será o amanhã? Posso lhe dizer que tenho vontade sim de voltar a escrever novelas. Quando, onde e como isso irá acontecer? Ainda não sei, mas tudo é possível. Ajudei a construir o Núcleo de Teledramaturgia da Record, fiz muitas novelas de sucesso lá, ainda sou recordista de audiência naquela emissora. Deus está no comando. Tenho fé que em algum momento vou emplacar uma belíssima novela.


foto: reprodução

Ator Ricky Tavares no set de
‘Super Crianças’

TVaBordo – Quais são os seus planos para o futuro? Você está rodando uma série para a internet, ‘Super Crianças’. Do que se trata e quando vai estrear?
Tiago Santiago – Montei minha produtora independente, a TXS FILM. Vou lançar meu primeiro longa metragem, com produção, direção e roteiro meus, “POSSESSÕES”, com Marcelo Serrado, Fernanda Nobre, Tuca Andrada, Marcos Pitombo, Juliana Xavier, Antônio Pitanga, Sacha Bali, Rocco Pitanga, Pathy Dejesus, Marcos Wainberg, entre outros. “SUPER CRIANÇAS” é uma série infantil, que fiz com Claudio Heinrich, Juliana Xavier, Ricky Tavares e 30 crianças. Vamos lançar também em 2017. Pode ser que eu emplaque novela sim neste ano também. Vamos torcer. 


TVaBordo – Para encerrar, uma mensagem especial a todos os seus milhares de admiradores para 2017.

Tiago Santiago – Muito amor a cada instante para todos, amor próprio e amor ao próximo. É tarefa para a vida inteira, quiçá para a eternidade. Quanto mais vivemos no Amor, mais próximos estamos do nosso Criador e de seu paraíso.  E o meu muito obrigado, mais uma vez.


Curta
TVaBordo

Siga 
TV a Bordo
Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here