sexta-feira, 10 de março de 2017

Sidney Sampaio: "Josué me ensinou que, não importa o tamanho do obstáculo, se você tem fé em Deus, tudo será resolvido."

Entrevista
Sidney Sampaio


foto: arquivo pessoal

por Warlen Pontes
warlenpontes@hotmail.com

A saga de Josué caminha para o seu desfecho na próxima segunda. A trama escrita por Renato Modesto e direção geral de Alexandre Avancini, uma produção da Record TV e da Casablanca, conquistou picos de audiência acima dos 20 pontos em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de outras capitais Brasil afora.

E para encerrar com chave de ouro, o TV a Bordo conversou com o ator Sidney Sampaio, que desempenhou com muita competência e talento o líder hebreu. Paulista de Lucélia, Sidney topou falar de carreira, os realities shows que participou, e ainda sobre o emblemático guerreiro do Velho Testamento.

Com vocês, Sidney Sampaio:

TVaBordo - Sidney, pesquisando a sua trajetória na televisão, observei que além das personagens que interpretou, você também participou de dois realities shows (um como dançarinno) e outro como cozinheiro; o que o move a aceitar um desafio? E a partir de abril, muitos dos seus colegas vão participar do 'Dancing Brasil', no Xuxa Meneghel. Qual é a dica mais valiosa que deixaria para eles?
Sidney Sampaio - O que me move a aceitar um desafio é justamente a necessidade em superar meus limites e ampliar as minhas limitações. O que deixo aos participantes é que se divirtam acima de qualquer coisa; eu acho que a competição é importante, que eles precisam treinar e tudo mais, mas, sem diversão (se eles não tiverem curtindo) acho que o carisma vai fazer falta, então, o importante é que se divirtam. 

TVaBordo - Olhando para atrás, das decisões que tomou, até os dias de hoje, e com os altos e baixos da profissão, qual é o conselho que você daria para aqueles que desejam seguir carreira artística?
Sidney Sampaio - O que é muito importante para quem quer trabalhar com arte no Brasil é sempre ter um plano B, um outro plano de vida, uma outra forma de ganhar dinheiro, porque isso vai fazer com que você possa trabalhar pelo seu sonho durante mais tempo. Eu acho muito importante em ter essa consciência, que vivemos em um país onde a arte é tratada como algo 'superficial' diante de tantas necessidades, então acho importante a galera ter um plano B.

foto: reprodução

Sidney Sampaio (Felipe) em cena
com Cecília Dassi em 'Alma Gêmea',
TV Globo - 2005/2006

TVaBordo - De sua estreia em 'Alma Gêmea', do Walcyr Carrasco, em 2005, na TV Globo, até 'A Terra Prometida', do Renato Modesto, na Record TV. Gostaria que destacasse com uma frase ou uma palavra, três personagens:
Sidney Sampaio - Personagem é igual a filho, a gente sempre tem um carinho por todos eles (risos... vou tentar escolher aqui):

foto: reprodução

Sidney Sampaio como
o judeu ortodoxo Benjamin,
'Caras & Bocas', TV Globo,
2009/2010

O Felipe de 'Alma Gêmea', que foi minha primeira novela; um personagem muito especial para mim por ter sido o primeiro na carreira. Em segundo, teve o Benjamin, que foi um judeu ortodoxo na novela 'Caras e Bocas', e foi também muito especial, por ter sido meu primeiro trabalho com uma composição mais elaborada; eu tive que fazer um trabalho bem intenso de laboratório, que até então, tinha exigido mais de mim e, com certeza, o Josué de 'A Terra Prometida', porque é um grande divisor de águas na minha carreira, meu primeiro protagonista e é o trabalho que carrego no coração e tenho ele em especial.

foto: reprodução

Sidney Sampaio (Elias) em cena
com Carolina Kasting, 'Amor à Vida'
TV Globo, 2013/2014

TVaBordo - Em 'Amor à Vida', você começou a dar vida a uma personagem muito ligada a Deus, o Elias, e, agora, interpreta um guerreiro que fala com Deus, libertador do Seu povo, sucessor de Moisés, e que conquistou 'A Terra Prometida'. Essas personagens, de alguma forma, mexeram com a sua relação com Deus? O que você mais aprendeu com o Elias e o Josué?
Sidney Sampaio -  Com certeza essas formas mudaram meu jeito de se relacionar mais com Deus, porque para eu conseguir ter sucesso e realização desse trabalho, eu tive que antes me reconectar com a minha fé, com a minha religiosidade, enfim, tudo isso me fortaleceu muito e me deixou mais próximo a Deus e com a minha própria fé. Então, o que mudou foi isso. Saio desse trabalho com uma fé muito fortalecida. 
Aprendi com Elias e Josué que: não importa o tamanho do obstáculo, se você tem fé em Deus, tudo será resolvido.


#ATerraPrometida

TVaBordo - Vamos falar de 'A Terra Prometida'. Depois de mais de dez anos na Globo, você desembarcou na Record TV. Como aconteceu o convite para mudar de emissora e a escolha para fazer o Oseias em 'Os Dez Mandamentos'? Sempre soube que iria fazer o Josué?
Sidney Sampaio - Eu não sabia que iria interpretar o Josué até então. Eu pedi para fazer um teste em 'Os Dez Mandamentos', porque eu já tinha encerrado o meu contrato com a TV Globo, e aí fiquei sabendo que eles ainda estavam escalando o elenco de 'Os Dez Mandamentos'. Quando eu fiz o teste, eles me falaram sobre o personagem que se chamava Oseias, mas não me deram a certeza sobre a continuação dessa história e muito menos que eu faria o Josué; mas a gente teve a felicidade de ter sido um grande sucesso. A história seguiu e eu tive a sorte e o presente do universo em interpretar o Josué na sequência da história.

TVaBordo - Qual é a importância das histórias bíblicas para a teledramaturgia nacional?
Sidney Sampaio - Eu acho que as histórias bíblicas são produções grandiosas que dão possibilidades a inúmeros profissionais, tanto quanto com figuração, iluminação, cenografia... os elencos são numerosos. Eu acho que, acima de qualquer coisa, são histórias universais que abrem portas em diversos países, para que os trabalhos dos brasileiros sejam vistos. Acho importante e é um grande abridor de portas - acima de qualquer coisa - por se tratar de temas universais. 

foto: reprodução

Sidney Sampaio como Oseias,
em cena de 'Os Dez Mandamentos',
Record TV - 2015

TVaBordo - Quanto do Sidney tem no Josué? Ao compor a personagem, o que mais se identificou com ele?
Sidney Sampaio - Eu procurei usar muita coisa do Sidney para o Josué. A história foi escrita de uma forma que por uma coincidência, ou não, eu estava vivendo em um momento muito parecido de ter que assumir uma responsabilidade maior na minha vida. E ainda não tenho encontrado a certeza e a segurança para isso, mas todo caminhar da novela na execução desse trabalho, assim como o caminhar de Josué, foi me trazendo essa certeza. E assim como Josué se transformou ao longo dessa história, eu também me sinto transformado e hoje muito mais forte em relação a qualquer coisa. 

TVaBordo - Se colocássemos um ao lado do outro, Sidney e Josué, quais seriam as diferenças e as semelhanças entre os dois?
Sidney Sampaio - O que tenho de semelhança com o Josué: colocar Deus na frente da minha vida como ele coloca. Deus como mentor, como guia, como orientador. Eu também acredito no amor, como Josué acredita no amor. Mas uma coisa que eu me identifico com o Josué é lutar pelo bem do meu próximo; eu me preocupo com o bem-estar das pessoas e acho que Josué tinha essa preocupação constantemente. O que eu tenho de diferença: Josué era judeu, eu não sou, apesar de ter muita admiração por essa cultura. Josué era um grande estrategista, ele se guiava pela razão e, na minha vida, quem manda é o coração e outra coisa, por ele ser um estrategista, ele tinha muita paciência e eu sou uma pessoa muito ansiosa (risos).

foto: reprodução

Sidney Sampaio com Milhem Cortaz (Calebe),
em cena de 'A Terra Prometida',
Record TV - 2016/2017

TVaBordo - Tem alguma história engraçada (gafe) de bastidores para compartilhar com o público de 'Os Dez Mandamentos' e 'A Terra Prometida'? Uma de cada.
Sidney Sampaio - Uma coisa engraçada que rolou nas gravações de 'Os Dez Mandamentos' foi uma vez em uma cena que Deus falava com a gente. Eles usavam um ventilador muito forte, potente, e como eu usava peruca, ela voou, acabou sendo engraçado. Em 'A Terra Prometida', tinha muitas cenas de lutas, e as espadas que a gente usava eram fakes, então, uma vez, no início se usava material muito macio, ai eu terminei a minha cena com a espada parecendo um ponto de interrogação... então foi muito engraçado (risos).

"E assim como Josué se transformou 
ao longo dessa história, 
eu também me sinto transformado 
e hoje muito mais forte 
em relação a qualquer coisa."

TVaBordo - Você foi um dos poucos atores que participou de três cenas emblemáticas: em 'Os Dez Mandamentos' (abertura do Mar Vermelho) e em 'A Terra Prometida', a passagem pelo Rio Jordão e a queda das muralhas de Jericó. Qual é sua cena preferida entre as três?
Sidney Sampaio - Realmente as três cenas foram muito especiais para mim. São cenas que eu tenho muito orgulho de ter no meu currículo, mas, é claro, que tenho que puxar 'sardinha' para o meu lado (risos) e defender a 'Queda das Muralhas', que foi uma cena muito importante, não só para mim, como ator, mas para a história que eu estava contando. Aquilo me deu muita força. É um momento muito decisivo para Josué e toda emoção que vivi gravando nesta cena, me abasteceu para seguir ao longo dos próximos capítulos, e poder contar essa história linda para todos vocês.

foto: Divulgação Record TV

Bastidores: Sidney Sampaio com 
Alexandre Avancinidiretor geral de
 'A Terra Prometida',
Record TV - 2016/2017

TVaBordo - Depois de três anos fazendo praticamente o mesmo personagem, começou com o Oseias lá atrás, até chegar ao Josué, conquistador da 'Terra Prometida', quais são os planos do Sidney Sampaio daqui para frente? 
Sidney Sampaio - Eu tenho muita vontade agora de lançar um canal no YouTube com alguns conteúdos independentes; agora vou focar nisso neste primeiro semestre. Tenho um contrato com a Record TV, que é minha nova casa, que me recebeu com braços abertos e que está me dando oportunidades incríveis. Então, eu tenho certeza que daqui a pouco, eu possa estar em alguma outra novela, e como qualquer ator, eu sonho em fazer cinema; então é mais ou menos isso que eu espero e que 2017 me traga.

TVaBordo - Qual foi a maior lição de vida que você aprendeu com o universo bíblico, povoado por mensagens de fé, esperança e amor?
Sidney Sampaio - Minha maior lição de vida é não confiar no homem, pois ele é falho, e sim, confiar somente em Deus, que não falha nunca.

TVaBordo - Convide a galera para assistir aos últimos capítulos de 'A Terra Prometida':
Sidney Sampaio - Bom, galera. Você que está acompanhando 'A Terra Prometida', não perca os últimos capítulos! São capítulos muito especiais e com muita emoção! Foi feito com muito carinho para todos vocês! Continuem ligadinhos com a gente, porque só tem hoje e segunda para assistir, às 20h30, na telinha da Record TV.

A seguir, conheça um pouco mais de Sidney Sampaio, no Jogo Rápido:

foto: arquivo pessoal

Jogo Rápido

Apelido de infância:
Sid

Um ator que lhe inspira:
Jhonny Depp

Uma atriz que lhe inspira:
Natalie Portman

Uma novela marcante:
'Roque Santeiro' (lembro da minha
família toda assistindo. Eu adorava
assistir também, então, é uma lembrança
muito gostosa que tenho da infância).

Na TV assisto:
Séries e documentários.

Na TV não assisto
de jeito nenhum:
Futebol.

Filme que mais assistiu:
'Sociedade dos Poetas Mortos',
que eu amo!

Um cantor para ouvir em todas
as horas:
Deixa a hora escolher
o cantor (risos).

A canção da minha vida:
'Pais e filhos' - Legião Urbana


Um livro marcante:
A Bíblia.

Um personagem de cinema que
gostaria de interpretar:
Eu adoraria fazer o 'Homem de Ferro',
apesar de eu achar que ele foi muito
bem representado.

Uma qualidade:
Sou uma pessoa muito generosa.

Um defeito:
Sou perfeccionista.

Um arrependimento:
Não tenho nenhum arrependimento, eu acho
que tudo que fiz na minha vida, gostando ou
não, me acrescentou e me trouxe um aprendizado;
Parece clichê, mas é verdade, eu me arrependo
das coisas que eu não fiz. Aí sim. Me arrependo
de não ter morado fora, estudado, me arrependo
de inúmeras coisas que eu não fiz. Mas tudo
que eu fiz, eu não me arrependo.

Time do coração:
Não tenho time do coração,
pois não torço por nenhum.

Ídolos do futebol:
Sou um grande prestigiador 
do futebol, no sentido de ter um
brasileiro lá, representando, se
destacando. Mas não tenho 
nenhum ídolo também.

Religião:
Minha religião é Deus.

Um ditado, uma frase ou um
verso que tenha marcado
a sua vida:
"Não faça para os outros, o que
não gostaria que fizessem com você"

Mulher ideal:
Mulher ideal é aquela que 
me ame de verdade.

Tenho saudades de:
Das festas familiares
da minha infância, onde eu
encontrava meus primos, tios,
tias e nos divertíamos muito.

Sidney Sampaio é um cara:
Intenso.

Mensagem aos fãs:
Eu digo sempre aos meus fãs:
MUITO OBRIGADO! Tudo que
eu faço é para vocês. Então, qualquer
palavra é insignificante para agradecer
o carinho e a gratidão que tenho por
tudo que eu construí, graças a eles.
Então o que eu digo aos fãs é meu
MUITO OBRIGADO DE CORAÇÃO!


Sidney Sampaio com o jornalista
Warlen Pontes na coletiva de imprensa
de 'A Terra Prometida'

#SidneySampaioNoTVaBordo

Recado do
Sidney Sampaio


Assessoria Artística 
de Sidney Sampaio




Curta

Siga
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Ofensas não serão publicadas.