Joana Borges: “Verena é doce, muito dedicada, responsável, empoderada e tem o pavio curto.”

0

Joana Borges faz CHECK-IN no TV a Bordo

Joana Borges
foto Marília Cabral

por Warlen Pontes

A trama escrita por Patrícia Moretzsohn, com direção artística de Natalia Grimberg, ‘MalhaçãoVidas Brasileiras’, estreia em março e vai contar com um time de 17 atores e atrizes, que participaram de um processo seletivo em que reuniu mais de 500 jovens de várias regiões do Brasil.

Na semana passada, os atores Daniel Rangel (5/2 – segunda) Gabriel Contente (7/2 – quarta) e Leonardo Bittencourt (9/2 – sexta) abriram a série de matérias exclusivas com os novos talentos da novela teen. Hoje é a vez da Joana Borges, que vai interpretar a ginasta Verena. A capixaba vai contar, entre outras coisas, o processo de construção de sua personagem, a relação com os veteranos e a expectativa para o lançamento.

Com vocês, Joana Borges.

Personagem

A minha personagem é a Verena, uma atleta de ginástica rítmica que consegue uma bolsa de estudos no colégio particular Sapiência, cenário principal da trama. Ela é doce, muito dedicada e responsável. Ao mesmo tempo é empoderada e tem o pavio curto.

Processo de construção da Verena

Fiz aulas de ginástica rítmica e procurei conhecer um pouco desse universo. Posturas, dietas e a disciplina de uma atleta, por exemplo. Além disso, em se tratando de uma personagem cerca de oito anos mais nova, busquei entender as inseguranças, os medos e os desejos de uma garota desta idade e cheguei a encontrar com adolescentes que me inspirassem a trazer a jovialidade de que a Verena precisa.

Relação com os veteranos e a “troca de figurinhas”

No núcleo do colégio, tenho contato com a Mariana Armellini (faz a professora Brigitte), Bukassa Kabengele (Marcelo), Serginho (inspetor Antonio), Camila Morgado (professora Gabriela) e Marcelo Argenta (professor Breno), todos funcionários da escola. No núcleo família, com a Letícia Isnardi (mãe de Verena, Juliana). Ainda não gravamos muito e, por isso, o contato por enquanto se dá de maneira pessoal. O elenco adulto é muito bacana, gente disposta a ensinar e a trocar experiências. Tenho certeza que será muito enriquecedor trabalhar com todos eles. 

Decorar o texto

Gosto de ler a cena em voz alta e costumo decorar as falas da pessoa com quem eu contraceno também. Sempre que possível, peço para “bater as falas” com alguém para ajudar a “memorizar”, não necessariamente o ator específico da cena.

Emoção na hora de interpretar

A emoção vem na hora do jogo, na troca de olhares com o parceiro, e também no entendimento da cena – os porquês que fazem aquela personagem sorrir, gritar, chorrar ou se apaixonar.

Uma hashtag para Verena

#seelespodemeutambémposso

Expectativa para a estreia

Eu estou bastante animada. “Malhação – Vidas Brasileiras” vai focar em temas relevantes socialmente e que esbarram diretamente no dia a dia dos adolescentes. O elenco foi escolhido com muito cuidado pela direção, autora, produção de elenco e o texto é muito rico. Temos todo o apoio que precisamos. Tem tudo para dar certo.

Palavra que norteia a sua vida

“Passará”. Palavra adaptada de um antigo provérbio chinês. Me lembra de ter calma e paciência nos momentos difíceis, pois eles passarão. E de desfrutar dos momentos de felicidade e prazer, pois eles também chegarão ao fim. 

Joana Grazziotti Borges nasceu no dia 4 de setembro de 1994, em Vitória – ES.

Joana Borges
foto arquivo pessoal

Sobre a foto

É uma foto do meu intercâmbio na Alemanha. Eu tinha 17 anos e esses eram os meus melhores amigos. Até hoje mantemos contato. Esta foto diz muito sobre Joana adolescente e acho que é por isso que gosto tanto dela. Eu fui muito livre e muito amada por pessoas que acabara de conhecer. 

Assista ao convite de Joana Borges

LEIA TAMBÉM

Vem aí: “Malhação – Vidas Brasileiras”

Leonardo Bittencourt
foto João Cotta / Os novos talentos de ‘Malhação Vidas Brasileiras’
Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.