Vem aí, ‘Carcereiros’ – entre grades e cadeados

0

Entre grades e cadeados

grades e cadeados
Vilma ( Nani de Oliveira ) diz a Adriano ( Rodrigo Lombardi ), Valdir ( Tony Tornado ), Isaías ( Lourinelson Vladimir), Vinicius ( Jean Amorim) e Juscelino ( Aílton Graça ) que os presos serão transferidos e que o Estado não negocia com bandidos. Foto: Divulgação TV Globo

A certeza de mais um dia que nasce não basta na vida de quem está sempre convivendo com o perigo, com a pressão, com a dor humana e com dilemas morais. A partir do momento em que pisa na penitenciária Vila Rosário, Adriano Araújo (Rodrigo Lombardi) encara uma realidade bruta que, por vezes, parece até ficção. Com a autoridade de um carcereiro que tem anos de história dentro do sistema prisional, esse homem tem as chaves dos cadeados nas mãos e a força da palavra na língua, algo fundamental para lidar com a rotina instável e de constante ameaça daquele lugar.

Cinco Carcereiros

O tempo e as preocupações da vida trataram de marcar o rosto e as expressões de Adriano com um ar sempre tenso, preocupado e cansado. Um sopro de afeto e confiança traz o sorriso de volta quando, vez ou outra, sente-se à vontade com os colegas de trabalho, um time de cinco carcereiros comandado pela rígida e respeitada Doutora Vilma (Nani de Oliveira), mulher de pulso firme e controle preciso sobre tudo o que acontece na Vila Rosário.

Rodrigo Lombardi é Adriano Araújo em CARCEREIROS. Foto: Divulgação TV Globo

Grades

Vilma conta com a experiência de Valdir (Tony Tornado) para balancear as discussões e as crises que acontecem por ali. Homem alto, forte e com uma vida inteira “puxando cadeia” sem ter cometido qualquer crime, ele ainda é capaz de acreditar na reeducação e na reinserção desses presos na sociedade. Na tentativa de fazer algo a mais por esses homens, Valdir dá aulas de boxe para os detentos.

LEIA TAMBÉM

Mar de Culturas 2018 abre temporada com debate sobre febre amarela

Cadeados

Isaías (Lourinelson Vladimir) e Vinícius (Jean Amorim) têm menos tempo de cadeia, mas já passaram por tantas situações críticas que desenvolveram sua própria habilidade no trato com a população carcerária. Diretor de segurança do presídio, Juscelino (Aílton Graça) também conhece bem essa rotina, mas não é capaz de esboçar empatia pelo outro. Tem o olhar sempre atento, com ares de quem conheço a tudo e a todos, de todos os lados.

Elenco

Além de Rodrigo Lombardi, Othon Bastos, Mariana Nunes, Giovanna Ríspoli, Aílton Graça e Tony Tornado, a série conta com Lourinelson Vladmir, Jean Amorim e Nani de Oliveira e tem participações especiais de Chico Diaz, Matheus Nachtergaele, Projota, Letícia Sabatella, Carol Castro, Caco Ciocler, Gabriel Leone, Samantha Schmutz, entre outros.

Prêmio

Série vencedora do Grande Prêmio do Júri do Mip Drama, em Cannes, no ano passado, ‘Carcereiros’ – entre grades e cadeados é assinada por Fernando Bonassi, Marçal Aquino e Denisson Ramalho, escrita com Marcelo Starobinas e livremente inspirada na obra de Drauzio Varela.

A obra é uma coprodução da Globo com a Gullane Filmes e a Spray Filmes, tem direção-geral de José Eduardo Belmonte e direção de episódios de Belmonte e Fernando Grostein. Com estreia prevista para o final de abril, ‘Carcereiros’ ganha três episódios inéditos para a versão da TV, além dos doze já disponíveis no Globo Play.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.