Luiz Gama – Uma Voz Pela Liberdade estreia no Teatro Café Pequeno

0

‘Luiz Gama – Uma Voz Pela Liberdade’: Déo Garcez é o protagonista, vivendo o próprio Luiz Gama e Soraia Arnoni é a narradora

Luiz Gama Uma Voz Pela Liberdade
foto divulgação

A homenagem feita a Luiz Gama lotou a Cinelândia na última sexta-feira, dia 24, com a apresentação gratuita da peça LUIZ GAMA – UMA VOZ PELA LIBERDADE, em memória dos 136 de morte do herói. O trabalho, que estreou em 2015, vem lotando teatros e é um grande sucesso.

O enredo narra a história do jornalista, poeta e advogado abolicionista que libertou mais 500 escravos do cativeiro ilegal. 

Foto: Raffy Cavalheira
Foto: Raffy Cavalheira

O espetáculo convida o público a repensar nossa história oficial, trazendo uma importante reflexão sobre nossos preconceitos contemporâneos e trazer à toa o que a história oficial escondeu. 

Déo Garcez é o protagonista, vivendo o próprio Luiz Gama e Soraia Arnoni é a narradora, um escravo e Luísa Mahin, a mãe do abolicionista.
As temáticas abordadas no espetáculo vão ao encontro das premissas do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana . A peça se propõe a ser, também, uma atividade de ensino e de promoção das relações étnico-raciais para jovens estudantes.

Devido ao grande sucesso em suas diversas temporadas, o espetáculo “LUIZ GAMA – Uma Voz pela Liberdade” entra novamente em cartaz, desta vez no Teatro Café Pequeno, avenida Ataulfo de Paiva, 269, bairro do Leblon, Rio de Janeiro. A peça conta a trajetória de Luiz Gama, ex-escravo, jornalista, poeta, político, advogado autodidata e responsável pela libertação de mais de quinhentos escravos. Ele foi nomeado oficialmente advogado em 2015, pela OAB, e, este ano de 2018, foi nomeado por leis federais como o patrono da abolição da escravidão e herói da pátria. Apagado pela história e esquecido pela educação, Luiz Gama ressurge de corpo e alma no palco por meio da interpretação potente e marcante dos atores Déo Garcez e Soraia Arnoni. O espetáculo fica em cartaz de 14 a 17 de fevereiro, de quinta a domingo, às 20 horas.  

LUIZ GAMA: Uma Voz pela Liberdade

Dramaturgia: Deo Garcez
Direção: Ricardo Torres
Elenco: Deo Garcez e Soraia Arnoni
Produção: Alan de Jesus e Mário Seixas
Áudio de abertura (Voz): Milton Gonçalves
Assessoria de Imprensa: Márcia Araújo e Alan de Jesus

LEIA TAMBÉM

Angela Dippe e Luana Martau estreiam ‘A Dona da História’, no Teatro Opus

Quem nunca desejou encontrar-se consigo mesmo no futuro, só por curiosidade ou até para pedir um conselho? Ou quem não sonhou em visitar o passado e dizer umas verdades para sua versão mais jovem? A Dona da História é uma comédia que retrata esse improvável encontro.

CONTINUE LENDO

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.