Trilha sonora assinada por Daniel Figueiredo faz toda diferença em ‘Jesus’

0

Daniel Figueiredo: “A trilha sonora de ‘Jesus’ tem muito mais músicas emotivas; são mais leves, menos “ácidas” e usam mais elementos “celestiais”.”

Trilha sonora assinada por Daniel Figueiredo faz toda diferença em 'Jesus'
foto Eliseu Fiuza

A nova trama da Record TV retrata a história de um homem que dividiu as eras, quebrou paradigmas e anunciou o amor como máxima para a vida: “Jesus”. A produção bíblica, no ar desde o dia 24 de julho, é encabeçada pela dupla Paula Richard (autora) e Edgard Miranda (diretor geral), a mesma de ‘O Rico e Lázaro’. 

Trilha Sonora

Além do texto preciso de Paula Richard e sua equipe e a direção brilhante do time de Edgard Miranda, um outro elemento faz toda a diferença na novela: a trilha sonora. Mais uma vez, a emissora apostou no talento inigualável do compositor, empresário e produtor musical, Daniel Figueiredo, que fez da música em ‘Jesus’, um capítulo à parte.

Daniel Figueiredo é responsável pela icônica “Os Dez Mandamentos” e a recente “Apocalipse’, entre outras, e garantiu que os arranjos e as melodias são diferentes das outras obras compostas com o tema. Toda trilha de novela geralmente tem que ter todos os estilos de música, até cômico, mas, acho que os principais diferenciais da trilha de Jesus para as outras que fiz é que a de Jesus tem muito mais músicas emotivas; são mais leves, menos “ácidas” e usam mais elementos “celestiais”; sobre os recursos musicais mais utilizados, o compositor usou bastante violino, violas, cellos, flautas, Duduk (instrumento que lembra muito o som do deserto) e vozes, todos esses em primeiro plano. Desta vez, pelo menos por enquanto, decidi não utilizar nenhuma música com orquestra de verdade, como fiz em “O Rico e Lazaro” e “Apocalipse”, porque depois de vários testes, achei que não combinaria com a novela, estava destoando das outras trilhas que já estavam funcionando muito bem”, completa.

Desafio em Jesus

Para Daniel Figueiredo, o grande desafio em ‘Jesus’ é “continuar apresentando um trabalho com a mesma qualidade, que agrade muito à Record TV e ao público, porém, que seja o máximo possível diferente das outras novelas”, responde.

LEIA TAMBÉM

Novela Jesus conquista vice-liderança isolada no Rio de Janeiro e voa alto na Record TV

Letras e instrumentais

Incomum em ‘Apocalipse’, que em seu rol de canções desfilavam letras e arranjos mais modernos, os outros folhetins bíblicos de época eram mais instrumentais, em ‘Jesus’, há um mix das duas coisas. “A Record TV optou por ter menos instrumentais e mais letras. Se dependesse de mim, seria como ‘Os Dez Mandamentos’, que só teve uma música cantada e, mesmo assim, foi composta exclusivamente para a telenovela; é um conceito mais de cinema do que de televisão, contudo, deu muito certo, inclusive levando a música a se tornar a canção utilizada para a entrada dos noivos em muitos esponsais (confira ao final desta matéria)”

Inspirações

Para o compositor, o próprio produto é uma fonte de inspiração. “Mas, tem os instrumentos novos que estou sempre comprando, pesquisando, o piano é um instrumento que me inspira muito. Hoje em dia, componho a maioria dos temas no piano, principalmente de ‘Jesus’ que são temas mais emotivos. O período que antecede a estreia de um produto é sempre muito estressante, mas, também muito inspirador, costumo quebrar barreiras de criatividade e produtividade que eu achava impossível”, finaliza.

14ª Novela

Daniel Figueiredo está em sua 14ª novela, sendo a quinta baseada na Bíblia. O elenco de ‘Jesus’ conta com Dudu Azevedo (como protagonista), Beth Goulart, Guilherme Winter, Cláudia Mauro, Petrônio Gontijo, Vanessa Gerbelli, Paulo Figueiredo, Larissa Maciel, André Gonçalves, Adriana Garambone, Sacha Bali, Letícia Betina, Raphael Montagner, Mayana Moura, Giuseppe Oristanio, entre outros.

por Warlen Pontes

Jane Duboc e Daniel Figueiredo em recebe "live"
foto reprodução

Live no Facebook

Direto da sua fanpage no Facebook, Daniel Figueiredo realiza todos os sábados uma live com convidados especiais entre artistas, produtores e empresários. Na pauta, além de boa música, eles conversam sobre a carreira, os desafios para se manter no mercado, além de de dar dicas para quem quer ingressar na profissão.

A transmissão, que acontece direto dos seus estúdios no Rio de Janeiro, vai ao ar a partir das 17 horas. As íntegras da Live também são disponibilizadas em seu canal no YouTube.

Neste projeto, Figueiredo já entrevistou grandes nomes do cenário musical como Jorge Aragão (vídeo postado), Jane Duboc (foto acima), Banda Yahoo, Fernando Magalhães do ‘Barão Vermelho’, Jay Vacquer, Sérgio Hinds, Max Pierre, entre outros.

Sobre Daniel Figueiredo

Produtor musical e empresário, Daniel Figueiredo já produziu inúmeros trabalhos com grandes nomes da música, como: Roman Miroshnichenko, Beth Carvalho, Aline Barros entre outros. Daniel é autor e intérprete dos temas dos vídeos oficiais de apresentação do Brasil e das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 da FIFA. Também já fez trabalhos para o cinema americano como: “Transmigration” “The Heartbreaker”.

Com lado empreendedor, Figueiredo é criador do app PayTalk, app de videoconferência entre fãs e seus ídolos, e também especialistas de qualquer área, que podem ser acessados por pessoas que queiram tirar dúvidas urgentes sobre um assunto específico. Em 2008, criou a UP-RIGHTS empresa pioneira em administração de direitos autorais, que tem como clientes artistas como Roupa Nova, Beth Carvalho, Jorge Vercillo, Dudu Nobre, Fernanda Abreu, Latino, Gabriel Moura, Davi Moraes, Arlindo Cruz, Verônica Sabino e Márcio Menescal. Além da Up-RIGHTS, Daniel também é sócio-fundador das empresas MusicSolution (produção de trilha sonora) e Paratela (aplicativos). Daniel é endorser das marcas: Blueberry (Canadá), CME (China) e Wire Conex (Brasil), PreSonus (EUA) e PRS Guitars (EUA).

Empreendedor nato, e com veia inovadora, Daniel conta com o primeiro aplicativo pessoal de um compositor de trilha sonora; através dele os assinantes podem ter acesso a material super exclusivo, inclusive músicas de suas novelas anteriores, bastidores, etc. O aplicativo já pode ser baixado na AppStore e Google Play.

fonte: Assessoria Daniel Figueiredo

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.