‘GloboNews Literatura’ e o drama dos refugiados, com Khaled Hosseini

0

Khaled Hosseini, autor de “O Caçador de Pipas”, fala sobre seu novo livro

Khaled
Foto: Khaled Hosseini  e o repórter Rodrigo Carvalho em Londres. Crédito: Globo/Paulo Pimentel

Umas das imagens mais representativas do drama de milhares de pessoas que buscam refúgio em outros países para fugir de conflitos e da miséria é a do menino sírio Alan Kurdi, de três anos, encontrado morto em uma praia na Turquia.

A Memória do Mar,  por Khaled Hosseini

Autor do best-seller “O Caçador de Pipas”, Khaled Hosseini escreveu “A Memória do Mar” tendo Alan como inspiração e fala sobre o novo livro no ‘GloboNews Literatura’ deste sábado, dia 22: “Eu tenho um menino e uma menina e, como pai, senti uma ligação imediata com aquele sírio que não conheço. Tentei imaginar o pesadelo psicológico e emocional que ele deveria estar passando”, diz Hosseini para o repórter Rodrigo Carvalho. “A Memória do mar” chega ao Brasil com tradução do jornalista Pedro Bial, que narra alguns trechos da obra especialmente para o programa.

LEIA TAMBÉM

Globo lança ‘Espelho da Vida’ em prédio tombado pelo Patrimônio Histórico, no Rio

Drama dos Refugiados

O ‘GloboNews Literatura’ também aborda outras duas obras sobre o tema dos refugiados. Atiq Rahimi, autor franco-afegão de “A Balada do Cálamo”, fala sobreas próprias experiências em relação ao exílio, à dor de deixar a terra natal e aos desafios de integrar uma nova cultura. Já a húngara Terézia Mora, que acaba delançar “Todo Dia”, migrou para a Alemanha e observou o drama de pessoas forçadas a deixar seus países durante a guerra civil na Iugoslávia. “Queria escrever um livro sobre alguém deslocado por causa de uma guerra civil. Quando há uma guerra, as pessoas que fogem e as que ficam se tornam refugiados”, diz Terézia, que este ano ganhou o prêmio Georg Büchner, o maior da literatura alemã, pelo conjunto da obra.

O ‘GloboNews Literatura’ vai ao ar neste sábado, dia 22,  às 18h30.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.