Globo Repórter discute as diferentes perspectivas da solidão

0

Solidão: tema do Globo Repórter desta sexta, 21 de setembro

Solidão
Foto: Jonas, que se isolou em uma ilha, no Rio de Janeiro / Crédito: Divulgação/ Globo

Nas palavras do poeta, “é impossível ser feliz sozinho”. Mas há quem discorde e leve uma vida solitária por opção. As diferentes perspectivas deste tema são discutidas no ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 21. São histórias como a do homem que escolheu se isolar em uma ilha deserta, e a do compositor que, para criar, tem a solidão como aliada.

Ministério da Solidão

O programa mostra também o lado menos tranquilo da solidão que, em alguns casos, é considerada um problema de saúde pública: de acordo com pesquisas, causa efeitos equivalentes a fumar 15 cigarros por dia e pode ser tão grave quanto a obesidade. O Reino Unido, por exemplo, criou o Ministério da Solidão, que realiza pesquisas sobre o tema e incentiva a integração entre as pessoas. Em Londres, o repórter Pedro Vedova conhece um grupo de pessoas com mais de 50 anos que, para diminuir a solidão, vive em co-houses, as casas compartilhadas.

Ninho Vazio

Como hoje o limite entre o real e o virtual está cada vez menos delimitado, o conceito de presença tem se tornado ainda mais relativo. Não é incomum pessoas cercadas por uma rede virtual de amigos se sentirem sozinhas. Outra manifestação recorrente da solidão é a Síndrome do Ninho Vazio, quando os pais passam a encarar a vida depois que os filhos saem de casa. Mãe de três, Cida teve que reinventar sua vida ao passar por essa fase.

 O ‘Globo Repórter’ vai ao ar na noite de sexta-feira, dia 21, depois da novela ‘Segundo Sol’.

Leia também

Globo lança ‘Espelho da Vida’ em prédio tombado pelo Patrimônio Histórico, no Rio

Um prédio histórico inaugurado em 1890 com fachada em estilo neo-mourisca, tombado pelo Patrimônio Histórico, e que, ao mesmo tempo, apresenta estrutura totalmente moderna. Esta é a descrição do Teatro Riachuelo, localizado no Centro do Rio de Janeiro. 

CONTINUE LENDO

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.