Globo News Especial apresenta série Raio-X – saúde pública no Brasil

0

Raio – X – Os desafios da saúde pública no Brasil do nascimento até o envelhecimento

raio-x
foto reprodução

Raio – X

Quais os principais desafios da saúde pública no decorrer da vida de um brasileiro? A partir de domingo, dia 2, o ‘Globo News Especial’ apresenta a série “Raio-X”, que trata de temas como nascimento, obesidade infantil, câncer e envelhecimento.

Cesáreas

O primeiro episódio faz um alerta: enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as cesáreas não passem de 15% do total de partos, no Brasil elas foram mais da metade em 2016. É o segundo pior índice do mundo.

Parto Adequado

Apesar de a maioria das cesarianas serem feita na rede privada, o SUS também apresenta taxas acima do recomendado. Algumas iniciativas tentam aumentar o número de partos normais no país. Um exemplo é o Projeto Parto Adequado, que prevê alterações nas equipes, nos centros de parto de maternidades e a compra de equipamentos simples, que fazem toda a diferença na experiência das mulheres na hora do nascimento dos bebês.

Premiada pela Unicef

Em São Paulo, no Centro de Simulação Realística do Hospital Israelita Albert Einstein, principal parceiro do projeto, médicos e enfermeiros obstétricos de 127 hospitais participam de cursos de atualização. Já uma maternidade de Goiânia, premiada pelo Unicef, valoriza as rodas de conversa entre grávidas e profissionais da saúde.

Amamentação

Enfim, o programa também discute a amamentação, fundamental para combater doenças crônicas não-transmissíveis nos bebês. Criada em 1985 pela Fiocruz, a  Rede de Bancos de Leite Humano é a maior do mundo.

O ‘GloboNews Especial – Raio-X’ vaio ao ar a partir de domingo, dia 2, às 20h30.

LEIA TAMBÉM

‘Em Casa com Nelson Motta’: a elegância musical de Tom Jobim e Cole Porter

Se no episódio de estreia de ‘Em casa com Nelson Motta’ o jornalista se debruçou sobre a energia e a visceralidade musical da roqueira Rita Lee, no segundo ele celebra a elegância e a sofisticação  de dois grandes  compositores do século 20.

CONTINUE LENDO

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.