2 de abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo

0

2 de abril é um dia de reflexão

2 de abril
foto reprodução

2 de abril

Você sabe que dia é hoje? Hoje é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O dia 2 de abril foi instituído pela ONU – em 2008 – como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 1 em cada 160 crianças em todo o mundo tem TEA (Transtornos do Espectro Autista), e esse número tende a crescer.

Autismo

O autismo é uma síndrome que afeta a forma como a pessoa se comunica e interage com o mundo. O nível de funções cognitivas e intelectuais de autistas varia bastante, desde um profundo comprometimento até impactos muito sutis.

Além do diagnóstico

Os estudos sobre o Autismo vêm aumentando, as pessoas estão tendo mais respaldos teóricos para o diagnóstico precoce, contudo, com as dificuldades de dar prosseguimento ao tratamento, esquecem que existe uma pessoa além do diagnóstico.

Projeto Artista Autista

E aqui entra a questão da inclusão, torna-se fundamental desmistificar o autismo, informar sobre as características do transtorno e como lidar com ele, criando elos afetivos. A melhor conscientização é propiciar o contato com essas pessoas únicas e especiais. Conscientizar as famílias para que saiam com seus filhos, permitindo que o mundo as conheça e as admire. Conscientizar professores para que incluam essas crianças no grupo, permitindo aos colegas entenderem o que é o Autismo. Conscientizar profissionais que direta e indiretamente atuem com essa questão para que não desistam nunca. Assim, estaremos promovendo mais que a inclusão, a compreensão e a tolerância. Essa é a missão do Projeto Artista Autista. Aguarde novidades! 

LEIA TAMBÉM

Autismo: uma realidade. Segundo OMS, atinge mais de 70 milhões de pessoas em todo planeta

O autismo é um distúrbio que atinge muitas pessoas: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são mais de 70 milhões em todo o mundo, o que representa quase 1% da população mundial, hoje estimada em 7,7 bilhões.

CONTINUE LENDO

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.