‘Globo Repórter’ faz passeio pela Serra da Bocaina

0

A Serra da Bocaina foi reconhecida como patrimônio mundial pela Unesco

SERRA DA BOCAINA
Foto: O repórter Rogério Correa na Serra da Bocaina. Crédito: Globo/ Divulgação

Um maciço de pedras entre as duas maiores metrópoles do país. Localizada a 200 km do Rio de Janeiro e a 300 km de São Paulo, a Serra da Bocaina foi reconhecida este mês como patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). No ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 26, uma coprodução com a Rede Vanguarda, afiliada da Globo, o repórter Rogério Correa visita florestas e cachoeiras em uma aventura para revelar a beleza de territórios isolados da região.

Rogério Correia

“Olhando no mapa, não temos ideia de como a área do parque é grande. Em uma única expedição, para chegar à Cachoeira do Veado, foram três horas de carro e sete de caminhada. É uma área com lugares fantásticos, que realmente impressionam pela beleza”, conta Rogério.

LEIA TAMBÉM

‘A Dona do Pedaço’ estabelece novo recorde de audiência semanal PNT e voa alto na Globo

Cachoeiras

As cachoeiras são um espetáculo à parte. A Santo Isidro tem 80 metros de queda d`água, altura de um prédio de 26 andares; e a do Veado, dois paredões d`água, um com 90 metros e outro com 110 metros. Já a Cachoeira do Bracui, localizada no meio da serra, tem vista para o mar.

Os animais

A Serra da Bocaina também é um bom lugar para observação de animais. Circulam pela região a onça parda, um dos maiores felinos das Américas, jaguatiricas, porcos selvagens e mais de 300 espécies de aves. A formiga tanajura ou içá fêmea é ingrediente de um dos pratos mais inusitados e sedutores da culinária da região, preparado com banha de porco, alho e sal. O prato foi batizado por Monteiro Lobato, ex-morador da região, como “caviar caipira” ou caviar da Bocaina.

Globo Repórter – Serra da Bocaina

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar na noite de sexta-feira, dia 26, depois da novela ‘A Dona do Pedaço’.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.