Medicamentos de Alto Custo é tema do ‘Aparecida Debate’

0

O programa mostra a saga dos brasileiros que necessitam dos ” Medicamentos de Alto Custo “

MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO
foto reprodução

Nesta quarta-feira (14), às 21h15, o Aparecida Debate vai falar sobre o tema                    ” Medicamentos de Alto Custo “, em especial, aqueles destinados a doenças raras, bem como as dificuldades de acesso a esses remédios. No estúdio da TV Aparecida, o jornalista Marcelo Zanini recebe dois convidados para discutirem o polêmico tema, com a participação do repórter Felipe Melo, que ouve a opinião da população.

Medicamentos órfãos

A maioria das pessoas não sabe, mas o termo “medicamentos órfãos” é usado quando um remédio é produzido em pequenas quantidades e o custo dele é muito alto. Geralmente são remédios para tratar doenças raras. A produção do Aparecida Debate, dirigido por Renato Dias, levantou que no Brasil mais de 10 milhões de pessoas necessitam desse tipo de remédio.

LEIA TAMBÉM

TV Aparecida abre festival de filmes com “As Cartas de Madre Tereza de Calcutá”

40 mil ações

A produção constatou também que conseguir esses medicamentos do poder público não é tarefa fácil. Hoje são mais de 40 mil ações aguardando decisão judicial para a aquisição gratuita. E, em muitos casos, o acesso é concedido pela Justiça, mas o medicamento não está disponível. O programa vai contar o que fazer quando nem por via judicial se consegue o remédio que irá prolongar e dar uma melhor qualidade de vida à pessoa.

Dois milhões

Segundo dados recentes levantados pelo jornalístico, dois milhões de brasileiros vivem o drama de não encontrar os remédios nos postos de distribuição. Pelo menos 25 deles estão em falta nos estoques. O Ministério da Saúde até admite as falhas no processo de ampliação do acesso a esses tipos de medicamentos, mas para que isso melhore é preciso uma ação coordenada entre o governo, os fabricantes e as associações de pacientes.

Convidados

Para debater o assunto, participam do programa Regina Próspero, vice-presidente do Instituto Vidas Raras, que tem como objetivo promover os direitos constitucionais das pessoas com doenças raras e que se encontram em situação de vulnerabilidade social, e Luiz Duarte de Oliveira, Procurador do Estado de São Paulo e Coordenador Judicial de Saúde Pública da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo. 

Aparecida Debate – Medicamentos de Alto Custo

O programa Aparecida Debate é exibido toda quarta-feira, às 21h15, na TV Aparecida.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.