No Brasil, em 1958, na saudosa TV Tupi, a culinarista Ofélia Ramos Anunciato estreava dentro do “Revista Feminina”. Dez anos depois, na Rede Bandeirantes, ela tinha seu próprio programa: Cozinha Maravilhosa da Ofélia, ficando quase 30 anos no ar.
Com a febre dos realities explodindo nas TV’s por assinatura, aqui no Brasil, a partir dos anos 1990, os programas culinários ficaram mais sofisticados e passaram a ocupar mais tempo dentro da programação da TV aberta. A jornalista Ana Maria Braga, com o seu Note e Anote, na Record (1993 a 1999), por exemplo, ficava ao vivo por sete horas e, claro, com muita comida.
Reality show
Hoje, o grande filão da gastronomia televisiva é chamar chefs de renome internacional e fazer com que eles se divirtam em gincanas com anônimos de diversas profissões, e famosos ávidos para aparecer, ensinando seus truques e alquimias.
Quase todos os canais estão investindo nessas produções. Na Globo, Ana Maria Braga, dentro do seu Mais Você, apresenta o Super Chef, aliás, Ana é a pioneira nesse formato. Em 2008, estreou a primeira edição do Super Chef só com pessoas desconhecidas, tendo realizado três edições. A partir da quarta edição lançou o Super Chef Celebridades. O jogador campeão olímpico de voleyball, Giba, foi o vencedor da competição deste ano.
Em outubro de 2014, o SBT comprou os direitos do Hell’s Kitchen, e batizou de Cozinha Sob Pressão, comandado pelo chef Carlos Bertolazzi. Diante dos bons índices de audiência e da propaganda positiva nas redes sociais, o programa já vai para a sua terceira temporada com estreia prevista para outubro próximo, e levando o nome original.
Aproveitando o êxito da Cozinha Sob Pressão e dos triunfos nos outros canais, a emissora de Sílvio Santos exibe desde julho o Bake Off Brasil – Mão na Massa, disputa entre confeiteiros sob o comando de Ticiana Villas Boas, dos jurados Fabrizio Fasano Jr. e Carolina Fiorentino. A atração já ocupou algumas vezes o segundo lugar na audiência, aos sábados, e sempre figura entre os 10 assuntos mais comentados do Brasil no Twitter.
O campeão MasterChef Brasil
Todas às terças, a Rede Bandeirantes acertou em cheio e comemora o resultado da vitória do: MasterChef Brasil. A apresentadora e jornalista Ana Paula Padrão é a comandante do reality, auxiliada pelos chefs Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella. MasterChef Brasil já está em sua segunda temporada e tem causado um ‘barulho’ ensurdecedor no Twiter, encabeçando os trendings topics desde a estreia. Em relação ao IBOPE, MasterChef chegou a liderar algumas vezes, além de assegurar o segundo lugar absoluto para a emissora com média de 8 pontos. (cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande São Paulo).
A finalíssima acontecerá na noite desta terça, dia 15, em grande estilo. Contará com plateia, transmissão simultânea pelas redes sociais e a participação inédita de 180 tuiteiros. Raul e Izabel foram os finalistas, dentre os 10 mil inscritos, 60% a mais que a temporada anterior. A favorita do público, a chinesa Jiang, apenas assistirá. Mas os telespectadores fanáticos por receitas de dar água na boca, não ficarão órfãos da atração, a Band estreará a partir do dia 20 de outubro, a versão kid, o MasterChef Junior.
Batalha dos Confeiteiros Brasil
Para não ficar de fora do burburinho dos realities gastronômicos da telinha tupiniquim, a Rede Record trouxe ao Brasil o badalado Buddy Valastro e a sua Batalha dos Confeiteiros Brasil (Next Great Baker).
Mundialmente conhecido como o Cake Boss, Buddy Valastro comandará o programa que é uma produção da Endemol Shine Brasil, e tem estreia marcada para o dia 30 de setembro. O confeiteiro já gravou alguns episódios e o prêmio do campeão será administrar a primeira confeitaria de Valastro em solo brasileiro.