Pedro Bial entrevista Drauzio Varella, Aly Muritiba e José Eduardo Belmonte

0

Ao lado do cineasta Aly Muritiba, Drauzio Varella e José Eduardo Belmonte falam sobre o universo carcerário no ‘Conversa com Bial’ desta segunda-feira

varella
foto Ramón Vasconcellos

Amanhã, os cantores IZA e Falcão recebem uma surpresa das mãos de Pedro Bial

Na última quinta-feira, a série ‘Carcereiros’ chamou a atenção do público em sua estreia. Agora, o ‘Conversa com Bial’ reúne, nesta segunda-feira, dia 30, algumas pessoas que fazem parte da construção da história, desde quando ela ainda era só a vivência de Drauzio Varella. O dia a dia dentro de cadeias fez com que o médico conhecesse o funcionamento daquela realidade e também as pessoas que fazem parte dela.

LEIA TAMBÉM

Estreia de ‘Carcereiros’ registra maior audiência da 1ª linha de shows em oito anos e voa alto na Globo

Drauzio Varella

“A sociedade tranca pessoas na cadeia e contrata homens pra cuidar dessas pessoas, mas ninguém quer saber o que acontece lá dentro”, afirma Drauzio, que tem amigos que foram carcereiros, com quem se encontra até hoje. “Parece que um cara desse viveu 2 ou 3 vidas pra ter tantas histórias”, comenta. Cada palavra dita por Drauzio é reforçada por cinco agentes penitenciários que estão na plateia do programa.

José Eduardo Belmonte

Do livro “Carcereiros” para a série, houve o trabalho do diretor-geral José Eduardo Belmonte, que se encantou pelo roteiro, pela história e pelas possibilidades que viriam. “Esse universo me impressionou muito porque eu pensei ‘como essas pessoas vivem com essas circunstâncias tão adversas, como elas conseguem cultivar esperança?’”, explica Belmonte, que está dirigindo mais uma temporada da série atualmente.

Aly Muritiba

Ao lado dele está Aly Muritiba, hoje cineasta e ex-agente penitenciário. Pela garantia do serviço público, o baiano alocado em Curitiba tornou-se carcereiro, mas em pouco tempo sentiu que aquele não era seu lugar. “Minha trajetória no cinema aconteceu por desejo e grande necessidade de sair da prisão. No estatuto do servidor público, vi que tinha a possibilidade de abonar faltas para quem fizesse um curso superior, e o que tinha na minha cidade, no período da tarde, quando a cadeia fica mais agitada, era o de cinema”, relata Muritiba, que já fez documentários e integra o time de roteiristas e diretores da próxima temporada de ‘Carcereiros’.

Pedro Bial, que também entrou neste assunto com um documentário inspirado no livro de Drauzio, aproveita para mostrar um pouco do grupo de teatro criado por agentes penitenciários em presídio de Guarulhos.

IZA e Falcão

Histórias também não faltam a dois nomes da música que têm brilhado com uma parceria de sucesso: IZA e Falcão são os convidados do ‘Conversa com Bial’ de amanhã, 1º de maio. Cada um com sua trajetória, eles são vozes importantes no cenário musical, seja pra cantar ou para opinar sobre questões sociais. “Acho muito legal que nós, artistas, reflitamos um pouco sobre a época que estamos vivendo e falemos das coisas que são importantes pra sociedade”, explica Iza.

O brinde a essa união vem no fim do programa, quando o apresentador faz uma surpresa aos músicos: eles recebem o disco triplo de platina pelo hit “Pesadão”. “Estou realizando um sonho, sempre quis ganhar um ‘trem’ desse”, admite IZA, emocionada com o prêmio.

Exibido após o ‘Jornal da Globo’, ‘Conversa com Bial’ tem direção artística de Monica Almeida e direção de conteúdo de Ingo Ostrovsky.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.