Gilberto Gil canta Caymmi e faz homenagem ao cantor no ‘Conversa com Bial’

0

Homenagem a Caymmi: a edição conta com a presença de Gilberto Gil e exibe trechos de entrevistas concedidas pelo cantor e compositor, que faleceu há dez anos

Caymmi
foto Fábio Rocha

“Faz dez anos que sua presença deixou seu corpo para permanecer na alma do Brasil que ele inventou”, anuncia Pedro Bial. Dorival Caymmi, considerado filho da Bahia e um homem fora de seu tempo, é homenageado no ‘Conversa com Bial’ desta sexta-feira, dia 24. O convidado desta edição é Gilberto Gil, que canta as músicas do cantor e compositor e fala da influência que teve Caymmi em sua vida.

Caymmi por Gilberto Gil

Gilberto Gil, que chegou a ser genro de Dorival Caymmi, começa o programa cantando “Saudade da Bahia”. “Essa canção, ele entregou a todos os baianos que tiveram que sair de lá, como se fosse um tipo de passaporte”, comenta.

Ao longo do programa, Bial e Gil concordam que a Bahia que conhecemos é reflexo do que Caymmi deixou como herança. “É justo atribuir a ele essa autoria, de uma Bahia esparramada no país inteiro. Primeiro porque juntou pelos aspectos mais importantes, começando pelo povo”, aponta Gil.

Maracangalha

Foram tantas as canções que fizeram parte da trajetória de Gil que, ao relembrar de Caymmi em sua infância, o cantor não consegue destacar qual foi a primeira música que ele ouviu, mas diz que “Maracangalha” foi uma das que o marcou. Uma canção simples, mas que na verdade revela uma paisagem do interior para a capital Salvador. “Todas as vezes que vinha no trem passava pela cidade e essa música foi um carimbo para mim”.

LEIA TAMBÉM

Novela Segundo Sol registra recorde semanal e voa alto na Globo

Dorival Caymmi foi considerado por Villa-Lobos o criador do folclore baiano e tem como característica em suas composições a canção napolitana. Ele também ficou marcado por se debruçar por muito tempo sobre o processo de criação de suas músicas. “Levou nove anos para terminar de compor ‘João Valentão’”, comenta Bial.

A homenagem do programa também contou com trechos de entrevistas concedidas por Caymmi, inclusive a Pedro Bial.

Exibido após o ‘Jornal da Globo’, ‘Conversa com Bial’ tem direção artística de Monica Almeida e direção de conteúdo de Ingo Ostrovsky.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.