Vem aí, o Dia Mundial do Saquê: 1º de outubro

0

Saquê: quer conhecer mais a bebida? O OMA oferece diferentes tipos do fermentado

Dia Mundial do Saquê
foto Gui Teixeira

História do Saquê

Consumido há milênios na terra do sol nascente, o saquê faz parte da tradição japonesa e está sempre presente em casamentos, festas e celebrações em geral. Aqui no Brasil, a bebida ficou conhecida através da caipisaquê, drinque que deixa a cachaça de lado para usar o fermentado oriental, mas aos poucos vem ganhando mais espaço em bares e restaurantes.

Oma Japanese

Se antes o consumo do saquê se restringia às caipirinhas, hoje ele é degustado puro e já existem fãs da bebida espalhados por todo país. Em Brasília, o Oma Japanese, tem uma carta dedicada à bebida, com variados tipos vindos de diferentes países. Só do Japão, local de origem são dez, que prometem agradar todos os gostos. 

Assim como o vinho, o fermentado de arroz também é complexo. Tem aromas e sabores diversos, que variam de acordo com a qualidade do grão e a técnica de produção utilizada. Tem até saquê com ouro, novidade no restaurante e um dos mais pedidos na casa.

Como dia 1º de outubro é comemorado mundialmente o Dia do Saquê, que tal conhecer alguns tipos da bebida? Tem um tipo pra cada prato, que vão desde, o mais cobiçado, o Shochu – muito consumido em toda a Ásia e o mais pedido no Japão, até os nacionais, como o suave Jun Daiti  e o Azuma Kirin Dourado. Leve, seco e com aroma frutado, uma boa opção para quem ainda não conhece a bebida e quer experimentar.

por Adriana Nasser

Fonte: Pitaco de Chef

Siga @pitacodechef

LEIA TAMBÉM

Conheça o cardápio da coluna de Gastronomia do portal TV a Bordo

Toda segunda-feira vamos falar de vinho. Já no dia 4, da próxima semana, Adriana Nasser vai contar uma novidade sobre o seriado ‘The Walking Dead’, da AMC, o que será que Rick (Andrew Lincoln), Daryl (Norman Reedus) e Negan (Jeffrey Dean Morgan) têm a ver com vinhos? Você não pode perder!

CONTINUE LENDO

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.