Joyce Ribeiro participa do programa ‘Manhã Leve’, na TV Aparecida

0

Joyce Ribeiro discorreu sobre a importância do debate para a escolha do eleitor

Joyce
foto Vinícius Lemes

Nesta quarta-feira (12), o programa Manhã Leve, da TV Aparecida, recebeu a visita da jornalista Joyce Ribeiro. Ela conversou com a apresentadora Maria Cândida sobre sua participação como mediadora no Debate de Aparecida, que acontece no dia 20 de setembro, às 21h30. O debate com presidenciáveis é produzido pela CNBB e exibido pela Rede Aparecida de Comunicação (Rádio e TV e Portal A12.com), que fará a transmissão simultânea pelas emissoras de rádio e televisão católicas, além de portais de internet.

Ainda na entrevista, Joyce Ribeiro discorreu sobre a importância do debate para a escolha do eleitor e os principais problemas do País que precisam ser tema de propostas dos candidatos.

Confira alguns trechos da entrevista com Joyce Ribeiro:

“Vejo um posicionamento mais claro do eleitor, no sentido de: ´quereremos propostas. Precisamos sair do buraco. Precisamos de um candidato que apresente direcionamentos´. É isso que o País quer. O debate ficou muito focado na corrupção, em tudo o que a gente já conhece (…). “

 “Um elemento curioso é que o nosso eleitorado é muito feminino: mais de 50%. E são as mulheres que geralmente lidam com os cuidados com a saúde da família, então,  são elas que num primeiro passo têm toda a dificuldade com o acesso à busca do serviço de saúde pública para a família. “

LEIA TAMBÉM

A Nespresso lança gama Master Origin com cinco tipos de cafés

“Outro questionamento que o eleitor deve fazer é: ´como será a questão da distribuição dos ministérios na sua gestão? Nós teremos técnicos ou teremos uma distribuição de acordo com interesses políticos, que passam longe do interesse da população?´”

“Recentemente tivemos dois indicadores de educação que colocam o Brasil em posições muito tristes. A questão do ensino médio está muito precária no nosso País. As notas de Português e Matemática nos colocam em índices baixíssimos. E o ensino fundamental, que são os primeiros anos de estudo da grade, também traz  índices muito baixos de aproveitamento. Cinquenta por cento da população brasileira não consegue concluir o ensino médio, então, nós temos uma população que interrompe o ensino médio. Esses números mostram o tamanho do problema de um governo que não consegue colocar a questão da educação como prioridade.”

“Essa é a oportunidade [com o debate] do cidadão brasileiro ter maior acesso à informação, ter mais acesso ao candidato e fazer uma escolha mais consciente.”

“A gente foca muito na escolha do executivo e deixa em segundo plano o legislativo, que faz as leis (…). Esses governos escolhidos precisam do apoio de outros parlamentares para que as coisas aconteçam.”

“Precisa pesquisar quais os outros políticos cercam esse candidato.”

“Fala-se muito em renovação da política… e como isso vai acontecer se não for pela atuação do eleitor? (…). Não podemos alimentar os erros do passado.”

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.