Globo Repórter vai até Borgonha para conhecer boa comida e vinhos especiais

0

Isabela Assumpção visita a capital da Borgonha e explica o motivo da coruja ser um símbolo da cidade

Borgonha
Foto 3: Na Basílica de Santa Maria Madalena, no vilarejo de Vezelay, Isabella Assumpção visita a cripta onde estão relíquias da santa.

Boa comida, vinhos de alta qualidade, religião e misticismo fazem parte de uma das regiões mais famosas da França, a Borgonha, destino do ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 19. Na viagem, a repórter Isabela Assumpção apresenta a “tríade sagrada” da culinária local, composta pelas mostardas picantes; o exótico pão de especiarias; e o cassis, frutinha conhecida como groselha negra, que se transforma em saborosos licores, xaropes e geleias. Morador da região, o chef brasileiro Thiago prepara o bife bourguignon, um prato tão popular na França quanto a feijoada no Brasil.

LEIA TAMBÉM

Segundo Sol crava 39 pontos em São Paulo, estabelece novo recorde de audiência e voa alto na Globo

Vinhos de Borgonha

Os vinhos são um grande diferencial da Borgonha. Um estudo da Universidade local revela que os benefícios são ainda maiores quando a bebida é consumida durante as refeições. Além de prevenir problemas cardíacos, o vinho ajuda na recuperação de pessoas que sofrem enfarte e aumenta o HDL, o bom colesterol.

Borgonha
Foto 2: No Hospices de Beaune, a repórter Isabela Assumpção encontra o atual diretor e sua esposa brasileira

Um passeio guiado por Dijon, capital da Borgonha, revela porque a coruja se tornou um símbolo da cidade. A equipe do programa também visita um dos maiores e mais antigos produtores da mostarda que leva o nome da cidade. A fábrica funciona desde 1840 e produz 20 mil vidros por dia. Na cidade de Beaune, o destaque é o Hospices de Beaune, fundado há mais de 500 anos como obra de caridade. Hoje abriga um museu e um complexo de hospitais dirigido por um francês casado há 35 anos com uma brasileira. Manter essa estrutura custa caro e uma parte dos recursos vem da renda dos vinhedos. Já o clima de devoção cerca Vezelay, uma cidade movida pela fé, que guarda relíquias de Maria Madalena.  

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar na noite de sexta-feira, dia 19, logo após a novela ‘Segundo Sol’.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.