Mapa da dor no Brasil e a busca pela alfabetização são temas das atrações da Record TV

0

Domingo Espetacular mostra o mapa da dor no Brasil e Câmera Record a busca pela alfabetização

busca
arte TV a Bordo

Dores crônicas

Nesta semana, em 25 de novembro, o Domingo Espetacular revela uma pesquisa que mostra qual região do país mais sofre com as chamadas dores crônicas. Em algumas regiões, certas dores são mais frequentes do que outras. Especialistas revelam se é possível resolver este problema e as soluções de alguns pacientes, como a mulher que se mudou de cidade.

Centenária

O programa ainda traz as lições de vida de uma centenária em plena forma. Hermínia acaba de completar um século e não deixa ninguém parado. Os repórteres da atração revelam qual o segredo de tanta saúde.

LEIA TAMBÉM

Record TV impõe derrota histórica à dramaturgia da Globo

O queridinho

A ciência comprovou uma polêmica: os pais têm, realmente, um filho preferido. A atração revela o que leva alguém a ser o queridinho da família.

Marcelo Piloto

E ainda: os bastidores da transferência do traficante Marcelo ”Piloto”, preso no Paraguai desde 2017. Um dos líderes de uma das maiores facções criminosas do Brasil, ele foi expulso pelo governo paraguaio. Saiba como ele tentou evitar a extradição cometendo um crime dentro do presídio. As ameaças a autoridades. E a polêmica entrevista do traficante dentro da prisão. 

O Domingo Espetacular vai ao ar às 19h45.

Já no Câmera Record, às 23h50, revela o “abecedário” da dignidade: a trajetória de quem decidiu voltar para a escola na vida adulta na busca pela alfabetização.

Busca

Primeiramente, encontrar tempo entre a rotina de casa, o trabalho e o convívio em família. Enfrentar críticas e preconceito. Ser humilde e valente para entender que sempre dá para aprender algo novo, não importa em que idade. 

Dona Marilda

Assim como gente como dona Marilda, que aos 57 anos, dá os primeiros passos rumo à alfabetização. “É terrível (não saber ler)”, diz a sétima de dez irmãos que cresceram na roça e não tiveram condição de deixar a enxada de lado para empunhar um lápis.

Emanoel

Na fascinante jornada de letras, da mesma forma, Marilda conta com a ajuda de um professor especial, Emanoel, o sobrinho de dez anos. “Tem hora em que ele tira sarro de mim: ‘Ah, tia, a senhora tá chorando?’ e eu falo: ‘É porque está difícil pra tia aprender'”, conta.

11,4 milhões

Marilda faz parte de um universo de 11,4 milhões de brasileiros, de acordo com o IBGE, não sabem ler, nem escrever. Homens e mulheres que passam um sufoco enorme no dia a dia em tarefas simples como ir à feira.

Amor pela literatura

Enfim, os repórteres acompanham a rotina de alguns colegas de classe de Marilda e flagram as dificuldades que eles enfrentam por causa do analfabetismo. E se deparam com histórias emocionantes, como a do peão de obra que mudou de emprego graças a uma redação, do cego que descobriu o amor pela literatura depois de perder a visão e do locutor de rodeio que precisa estudar para conseguir o antigo trabalho de volta.

Câmera Record, apresentado por Marcos Hummel, vai ao ar domingo, às 23h50.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.