Marcelo Zanini comanda discussão sobre “movimentos sociais” no ‘Aparecida Debate’

0

Programa vai discutir principalmente o universo de movimentos espontâneos como os do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-terra) e o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto)

movimentos sociais
foto Divulgação TV Aparecida
Nesta quarta-feira, às 21h45, a TV Aparecida exibe mais uma roda de debate com um tema polêmico no Brasil: os movimentos sociais. O Aparecida Debate, mediado pelo jornalista Marcelo Zanini, além de fazer uma análise do conceito do assunto abordado, vai discutir principalmente o universo de movimentos espontâneos como os do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-terra) e o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto).

Sem-Terra

Entre os convidados para debater a tônica abordada no programa desta semana estão Gilmar Mauro, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra (MST), e Fábia Maruco, advogada especializada em direitos humanos.
LEIA TAMBÉM

Movimentos  sociais e suas relações

Além de analisar as ações desses movimentos e suas relações com o cidadão e o poder público, o  Aparecida Debate vai contar que no Brasil os movimentos sociais ganharam mais importância a partir da década de 1960. Foi neste período que surgiram os primeiros movimentos de luta contra a política vigente, ou seja, a população insatisfeita com as transformações ocorridas, tanto no campo econômico como no social. Porém,  antes, na década de 1950, os movimentoss nos espaços rural e urbano adquiriram visibilidade. Hoje, o cenário entre essas organizações é um tanto instável por causa do conturbado momento político vivido pelo país nos últimos anos.

Contexto político

De acordo com especialistas, essas manifestações populares, partidárias ou não, são reflexos de uma sociedade diversa e dinâmica. Por conta dessas diferentes necessidades de cada grupo de pessoas, elas precisam ser representadas em um contexto político para que sejam atendidas. Aí entra a atuação desses movimentoss – seja através da representação diante do setor privado (sindicatos), do setor público (movimentos políticos) ou na atuação diária justamente para suprir a demanda que o Estado não dá conta (ONGS).

O programa APARECIDA DEBATE vai ao ar hoje, quarta-feira, às 21h45.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.