Consumo de café no Brasil cresceu quase 5% em 2018

Consumo de café
Nem mesmo o aumento expressivo dos preços conteve o crescimento do consumo de café no mercado brasileiro no ano passado. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), entre novembro de 2017 e outubro de 2018, o volume alcançou 21 milhões de sacas de 60 quilos, 4,8% mais que entre novembro de 2016 e outubro de 2017.
Nathan Herszkowicz
“Estou aqui há 25 anos e nesse período não tivemos um crescimento tão expressivo no volume de consumo de café”, disse Nathan Herszkowicz, diretor executivo da Abic, que se surpreendeu com o resultado. Parte da surpresa decorre de uma tendência de alta de preços ao consumidor que, entre janeiro de 2017 e fevereiro de 2018, foi de 36,8%, para R$ 30,40 por quilo.

Qualidade
Para Herszkowicz, o avanço do consumo reflete a melhora da qualidade da bebida. “Apesar do aumento de preços, substancial, o café ainda representa uma opção ao consumidor que procura qualidade e paga por ela. E, mesmo mais caro, o café ainda é uma opção mais barata que outras bebidas, considerando o valor por xícara”.
Previsões
Para 2019, o dirigente estima um crescimento de 3,5% no consumo interno, patamar anual que deverá ser mantido até 2021. No caso das cápsulas, o incremento médio anual deverá atingir 9%, ao passo que para o café em grão tende a ficar em 4%. Já o consumo de caffé gourmet deverá registrar alta de 15% neste ano em relação a 2018.
Fonte : Valor
Fonte: Revista Cafeicultura
LEIA TAMBÉM
Conheça o cardápio da coluna de Gastronomia do portal TV a Bordo
Toda segunda-feira vamos falar de vinho. Já no dia 4, da próxima semana, Adriana Nasser vai contar uma novidade sobre o seriado ‘The Walking Dead’, da AMC, o que será que Rick (Andrew Lincoln), Daryl (Norman Reedus) e Negan (Jeffrey Dean Morgan) têm a ver com vinhos? Você não pode perder!
Às terças-feiras, vamos viajar pelos lugares onde comer não é apenas para “encher a barriga”, mas, sobretudo, viver uma prazerosa experiência gastronômica.