Alex Escobar e Fátima Bernardes comandam Carnaval Globeleza

0

Carnavall Globeleza começa oficialmente hoje, 1º de março

Carnavall Globeleza
Fátima Bernardes e Alex Escobar comandam a transmissão dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Crédito: Globo/ João Cotta

Os blocos ganham as ruas, as escolas de samba dão seu show, os foliões vestem suas melhores fantasias e uma chuva de confete e serpentina toma conta do país. É Carnavall, a maior celebração popular do Brasil. A Globo acompanha todos os detalhes da festa, que começa oficialmente nesta sexta-feira, dia 1, com uma cobertura especial de Norte a Sul. Além dos desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro, haverá quadros temáticos em programas e flashes do jornalismo ao longo de toda a programação, com a cobertura da folia em diversas cidades.

Desfiles e apuração

Nas noites de sexta-feira, dia 1, e sábado, dia 2, as escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo invadem a tela da Globo. Chico Pinheiro e Monalisa Perrone comandam, pelo sexto ano consecutivo, a transmissão da festa para todo o país, exceto Rio de Janeiro. Os comentaristas serão o ator Aílton Graça e os músicos Celso Viáfora e Alemão do Cavaco. “Cada ano é uma experiência, uma aventura nova. Nosso trabalho dentro do estúdio é de uma leveza incrível, Monalisa é uma grande parceira, espirituosa e alegre. Celso é um grande compositor, que entende muito de Carnaval, assim como o Alemão. E o Aílton Graça é uma alegria só, aprendemos e nos divertimos muito com ele”, conta Chico Pinheiro.

Pedro Bassan

Para o Rio de Janeiro, a Globo transmite os desfiles da Série A. A novidade é a estreia de Pedro Bassan, que apresentará a festa em parceria com a veterana Mariana Gross. O carnavalesco Leandro Vieira e a porta-bandeira Lucinha Nobre são os comentaristas. “É uma época em que eu trabalho me divertindo. Mergulhei de cabeça na Série A visitando barracões e escolas, para entender a história de cada uma, a comunidade onde estão inseridas, o espírito de cada uma. É como viajar dentro do Rio de Janeiro. Uma viagem incrível, que estou adorando fazer”, comemora Bassan, que cobre a festa há sete anos como repórter.

Grupo Especial do Rio

As escolas do Grupo Especial do Rio dão seu show no domingo, dia 3, e segunda-feira, dia 4. Pelo terceiro ano consecutivo, Fátima Bernardes e Alex Escobar comandam a transmissão, ao lado dos comentaristas Pretinho da Serrinha e Milton Cunha. Uma novidade deste ano é a localização do estúdio Globeleza na Sapucaí, que ficará ao lado do portão de encerramento, na dispersão. “O Carnavall faz parte da minha vida profissional. Além de gostar, conheço muita gente desse universo, tenho um respeito imenso pelo trabalho dos componentes nos barracões e também no desfile. É uma arte incrível, um trabalho bonito e é muito interessante. Eu e Escobar visitamos todos os barracões da Cidade do Samba para conversar com carnavalescos e entender exatamente qual a ideia deles para o desfile. Vemos de perto como os carros alegóricos estão sendo montados, os figurinos e conversamos com a equipe nos barracões, em uma verdadeira pesquisa de campo”, conta Fátima Bernardes.

LEIA TAMBÉM

Carnaval BBBloco com Preta Gil tem inspiração nas folias de rua

Apuração São Paulo

Na terça-feira, dia 3, Carlos Tramontina apresenta a transmissão da apuração dos desfiles do Grupo Especial de São Paulo. Na quarta-feira, dia 6, é a vez de Mariana Gross capitanear a apuração do Grupo Especial carioca.

Programas em clima de Carnavall

Na manhã de sábado, dia 2, o ‘Como Será?’ entra no clima da folia com o quadro ‘Hoje é dia de carnavall ‘. O repórter Alexandre Henderson vai à Estação Primeira de Mangueira, no Rio de Janeiro, mostrar que a escola se prepara o ano todo para o espetáculo na avenida, mas também oferece cursos profissionalizantes que transformam vidas na comunidade. À tarde, no ‘Caldeirão do Huck’ especial de Carnavall,  os cantores Gabriel Diniz, Felipe Araújo e Whadi Gama pegam uma carona no “Carnataxi” de Luciano Huck e, ao longo do trajeto, conversam com o apresentador sobre a explosão das músicas “O nome dela é Jenifer” (Gabriel Diniz), “Atrasadinha” (Felipe Araújo) e “Piscininha, amor” (Whadi Gama). No domingo, dia 3, o ‘Fantástico’ reúne em seu palco as cantoras Roberta Sá e Teresa Cristina para, junto com a bateria da Portela, cantar sucessos de Clara Nunes, enredo da escola de Madureira.

carnaval globeleza
Fátima Bernardes e Alex Escobar comandam a transmissão dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Crédito: Globo/ João Cotta

Cobertura do G1

As transmissões dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo, os momentos mais marcantes da folia em fotos e vídeos, e a cobertura da folia por todo país serão destaques do Carnaval do G1. O site estreia duas novidades: uma batalha entre as fantasias mais criativas (os foliões podem mandar fotos e entrar na disputa pelo figurino mais original), e uma ferramenta para achar o bloco que mais combina com o seu estilo. O G1 também traz dicas para cuidar da saúde e evitar problemas com segurança, além de ideias de fantasias e a programação da folia em várias cidades. Em ensaios exclusivos, musas do carnavall do Rio e de São Paulo falam sobre a expectativa de estar na avenida.  

Programação

Nas noites de sexta-feira, dia 1, e sábado, dia 2, a Globo exibe os desfiles das escolas de samba de São Paulo para todo o país, exceto Rio de Janeiro, que acompanha os desfiles da Série A carioca. As transmissões começam depois do ‘Big Brother Brasil’.

Madrugada e manhã de sábado

Na madrugada de sábado, dia 2, o ‘Jornal da Globo’ e a série ‘Flash’ não serão exibidos para todo o país. O ‘Corujão’ só vai ao ar para o Rio de Janeiro. Na manhã de sábado, dia 2, o ‘Via Brasil’ não vai ao ar.  

Noite de sábado

Na noite de sábado, dia 2, o ‘Altas Horas’, o ‘Supercine’ e o ‘Corujão’ não vão ao ar, assim como a ‘Santa Missa’, na manhã de domingo dia 3.

Domingo

No domingo, dia 3, o ‘Big Brother Brasil’ vai ao ar após o ‘Domingão do Faustão’ e não haverá transmissão de jogos do ‘Futebol 2019’. A transmissão dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro começa logo após o ‘Fantástico’. Não serão exibidos ‘Domingo Maior’, ‘Sessão de Gala’ e ‘Corujão’. Na manhã de segunda-feira, dia 4, o ‘Hora 1’ não vai ao ar.

Noite de segunda-feira

Na noite de segunda-feira, dia 4, a transmissão dos desfiles do Grupo Especial do Rio começa depois do ‘Big Brother Brasil’. ‘Tela Quente’, ‘Jornal da Globo’ e ‘Corujão’ não serão exibidos.  

Segunda e terça-feira

Nas tardes de segunda-feira e terça-feira, após o ‘Jornal Hoje’, a Globo exibe,somente para o Rio de Janeiro, os melhores momentos dos desfiles do Grupo Especial carioca. Nesta praça, ‘O Álbum da Grande Família’ não será exibido neste dia.

Terça-feira

Na tarde de terça-feira, dia 5, a Globo exibe, apenas para São Paulo, os melhores momentos dos desfiles do Grupo Especial paulista, após o ‘Jornal Hoje’. Na sequência, entra no ar a apuração, ao vivo. Neste dia, a ‘Sessão da Tarde’ e o ‘Álbum da Grande Família’ não serão exibidos para esta praça.

Quarta-feira

Na quarta-feira, dia 6, a Globo exibe, para todo o Brasil, a apuração dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro, depois da ‘Sessão da Tarde’. Neste dia, ‘O Álbum da Grande Família’, ‘Vale a Pena Ver de Novo’ e ‘Malhação – Vidas Brasileiras’ não serão exibidos.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.