‘Globo Repórter’ pergunta: carboidratos, vilões ou mocinhos das dietas?

0

Se os carboidratos são fontes de energia, eles são mocinhos ou vilões na luta por uma vida mais saudável?

carboidratos
Foto: Edney Silvestre entrevista Cinthia Baú, nutricionista da Unicamp. Crédito: Globo/ Divulgação

Para tentar emagrecer, muitas pessoas optam por uma dieta baseada na redução do consumo de carboidratos simples e no aumento da ingestão de proteínas e gorduras boas. Mas, afinal, se os carboidratos são fontes de energia, eles são mocinhos ou vilões na luta por uma vida mais saudável? No ‘Globo Repórter’ desta sexta-feira, dia 24, os repórteres Edney Silvestre e Beatriz Castro investigam a questão. “Duas coisas chamaram a minha atenção durante as gravações: a quantidade de crianças acima do peso por causa do consumo exagerado de carboidratos e os resultados incríveis que aparecem quando as pessoas aprendem a encher o prato de forma correta. A mudança tem que ser para toda a família. Não adianta proibir as crianças de comer um alimento se regra não vale para todos. Sempre há um gancho para a mudança dos hábitos alimentares. Cada um precisa de uma motivação”, diz Beatriz Castro.

LEIA TAMBÉM

Estreia de ‘A Dona do Pedaço’ registra ótima audiência em São Paulo, no Rio de Janeiro, chega aos Trending Topics Mundiais e voa alto na Globo

Carboidratos, proteínas e gorduras

Especialistas garantem que o equilíbrio entre carboidratos, proteínas e gorduras é a melhor opção. O segredo é optar por carboidratos do bem, como os integrais, que garantem mais fibras, benefícios e saciedade. As melhores combinações à mesa são os chamados “pares perfeitos”, como  arroz e feijão, batatas e lentilhas, pão e queijo. São combinações que alimentam, saciam e fazem com que a elevação de glicose no sangue seja moderada. O programa mostra pessoas que mudaram a vida apenas com a ajuda da alimentação. Como o pernambucano André, que perdeu 40 quilos e se tornou ultramaratonista. “Nas entrevistas que fizemos com cientistas e estudiosos, a informação que mais chamou a minha atenção é que há carboidrato em tudo, inclusive nos legumes. As pessoas fazem dieta pensando que o carboidrato é um inimigo e se tornam inimigas do próprio corpo. Eles são muito importantes e não podem faltar na dieta”, explica Edney Silvestre.

Globo Repórter

O ‘Globo Repórter’ vai ao ar na noite de sexta-feira, dia 24, depois da novela ‘A Dona do Pedaço’.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.