Espetáculo CORDEL DO AMOR SEM FIM estreia no Teatro Sesc Santo Amaro

0

CORDEL DO AMOR SEM FIM conta no elenco com Helena Ranaldi, Patricia Gasppar, Débora Gomez, Luciano Gatti Rogério Romera

CORDEL DO AMOR SEM FIM
foto divulgação MORENTE FORTE

De Cláudia Barral, com direção de Daniel Alvim

“A esperança e a vida são duas coisas que se acabam juntas”.

O amor é quando a gaiola tá aberta, quando a coleira tá frouxa. O amor é o de soltar, esse de prender é vaidade”.

A premiada autora Claudia Barral, que atua em diversos campos da produção literária como dramaturga, roteirista, contista e poetisa, apresenta o texto Cordel do Amor Sem Fim, uma história simples e universal capaz de ganhar a empatia do público tornando-o cúmplice das fantasias do amor, de suas inquietações, de suas lembranças e da profunda saudade da quase utópica felicidade.

Três irmãs

O cotidiano simples de três irmãs que vivem à margem do velho rio São Francisco suscita temas como solidão, esperança, tempo, paixão, dor, destino, acaso, a força do feminino, e a eterna busca pela felicidade e pelo amor – questões presentes e relevantes desse mundo dito pós-moderno.

LEIA TAMBÉM

Espetáculo TUTANKÁTON estreia no Teatro Sesc Avenida Paulista

O tempo

Em Cordel do Amor Sem Fim, o tempo não passa do mesmo jeito que o nosso. As personagens que vivem em Carinhanha, fronteira da Bahia com Minas Gerais, flertam com esse tempo, levando ao expectador a sensação de descolamento do tempo real e acelerado da vida contemporânea.

O feminino pleno e absoluto

Através de personagens sutis e singelos que trazem à cena uma apaixonante simplicidade, a autora nos apresenta um universo lúdico e genuíno, característicos de sua escrita. Partindo de uma narrativa poética e da execução de canções originais, um narrador nos apresenta uma história de amor onde, nós expectadores, percebemos a respiração, a leveza e a esperança que permeiam as relações entre três irmãs; Madalena (Helena Ranaldi), Carminha (Patricia Gasppar) e Tereza (Débora Gomez). Três distintas personalidades que se complementam, podendo ser vistas como uma só, retratando assim o feminino de forma plena e absoluta. No dia em que Tereza, a irmã mais nova ficará noiva de José (Luciano Gatti), todos são surpreendidos com a chegada de Antônio (Rogério Romera), que promete ocupar o lugar de José.

José e Antônio

A partir desse momento as personagens vivem a expectativa da espera de um possível encontro entre José e Antônio, transformando assim a simples rotina e a vida de todos que vivem na pequena cidade de Carinhanha. Aparentemente distante de nossa realidade e mais distante ainda de nossas referências urbanas, as personagens nos conduzem rio adentro. Vezes ingênuas e paradoxalmente grifadas em cores marcantes são completamente identificáveis por cada expectador na alegria de viver, na força da atitude, na paixão, no desejo e na saudade. De tão humanas, essas personagens parecem romper com a distância entre o urbano e o sertão, entre as águas dos rios e o solo das fronteiras do nosso Brasil. Uma conexão da poesia e da mítica popular brasileira. Uma história familiar para muitos que passam a vida à procura de um sentido maior, para quem vive ou quer viver um grande amor e para quem se alimenta da mais fácil e não menos difícil procura, que é justamente encontrar-se no outro.

Palavra do Diretor

Cordel do Amor sem Fim é um suspiro de amor, um alívio para a alma do espectador, acredita o diretor Daniel Alvim. “Em tempos difíceis de polarização, o espetáculo dá ao público a oportunidade de tentarmos resgatar o tempo e os verdadeiros sentidos das relações humanas. Cordel resgata o cheiro, as cores, e a escuta do vento. Estar diante desse texto é como estar à beira de um pequeno cais à espera de uma embarcação sem motor. Uma embarcação soprada pelo vento para terra firme. Cordel do Amor sem fim é tentar encontrar o Amor, é tentar encontrar-se consigo mesmo”, esclarece.

Cordel do Amor sem Fim é o Velho Chico, uma força poética. Rio onde o curso e o tempo de suas águas jamais serão alterados. O destino da vida que segue como leito. A margem esquerda, onde o horizonte se estende rio acima e rio abaixo. O rio largo, ouro derretido nas tardes de abril e espelho nas noites claras de agosto.

Sinopse 

Na pacata cidade de Carinhanha, sertão baiano, às margens do rio São Francisco, vivem três irmãs – Madalena, Carminha e a jovem e sonhadora Tereza, por quem o namorado José nutre um sentimento arrebatador e possessivo. No dia em que José vai pedi-la em casamento, um encontro no porto da cidade sela o destino de Tereza: ela se apaixona por Antônio, um viajante que está de passagem pela cidade.  A partir deste ponto, a trama se desenrola em função da espera de Tereza pelo retorno de Antônio. A espera contagia a todos e as personagens passam a viver na expectativa de que algo mude suas vidas.

Ficha Técnica CORDEL DO AMOR SEM FIM

Texto: Cláudia Barral

Direção: Daniel Alvim

Elenco: Helena Ranaldi, Patrícia Gasppar, Débora Gomez, Luciano Gatti e Rogério Romera

Trilha Sonora: Marcello Amalfi

Iluminação: Wagner Freire

Cenografia: André Cortez

Figurinos: Anne Cerutti

Caracterização: Westerley Dornellas (Camarim Brasil)

Fotos: Priscila Prade

Assessoria de Imprensa: Morente Forte

Produtores Associados: Helena Ranaldi, Daniel Alvim e Emerson Mostacco

Realização: Alvim Produções Artísticas, Arte Ranaldi Produções Artísticas e Mostacco Produções Artísticas

Serviço CORDEL DO AMOR SEM FIM

CORDEL DO AMOR SEM FIM

 Teatro Sergio Cardoso

Sala Paschoal Carlos Magno (144 lugares)

Rua Rui Barbosa, 153. Bela Vista

Bilheteria: 3288.0136

 De terça a sábado, das 14h às 19h, para vendas antecipadas. Vendas para o espetáculo do dia, das 14h até o início do espetáculo. Aceita todos os cartões.
Vendas:  www.ingressorapido.com.br e 4003.1212

Quartas e Quintas às 19h

 Ingressos: R$ 40

Duração: 60 minutos

Recomendação: 14 anos

Estreou dia 10 de agosto de 2019

Curta Temporada: de 02 a 31 de outubro

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.