Tinga é o convidado do programa GRANDE CÍRCULO, no SPORTV

0

Jogador Tinga é símbolo da luta contra o racismo

TINGA
Foto: Tinga na gravação de ‘Grande Círculo’ Crédito: Globo / Divulgação

Ele nasceu e foi criado na periferia de Porto Alegre e o bairro da Restinga deu origem ao apelido que carregou ao longo da vida. Durante a carreira de jogador de futebol, o Paulo César que o Brasil e o mundo conheceram como Tinga se tornou um símbolo de talento e representatividade. Ganhou duas vezes a Libertadores, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Jogou na Alemanha e defendeu a seleção brasileira. Mas também sentiu na pele o que de pior o ser humano pode oferecer, o preconceito. Não ficou calado e acabou ganhando algo bem mais valioso do que as 15 taças que levantou: virou referência no combate ao racismo no esporte mais popular do mundo. Tinga fala sobre a vida, a carreira e suas lutas pessoais e profissionais no ‘Grande Círculo’ que vai ao ar no sábado, dia 28, às 22h30, no SporTV.

LEIA TAMBÉM

Vitória do Flamengo sobre Internacional bate recorde de audiência no Rio de Janeiro

Convidados

Além do apresentador Milton Leite, participam da entrevista Marcelo Carvalho, do Observatório da Discriminação Racial no Futebol; os jornalistas Flávia Oliveira, Diogo Olivier e Alexandre Alliatti; e os  comentaristas Casagrande e Maurício Noriega.

Macacos

Tinga relembra o momento mais triste da carreira de quase 20 anos. Era a estreia do Cruzeiro na fase de grupos da Libertadores de 2014 e o time visitava o Real Garcilaso, na cidade peruana de Huancayo. Quando subiu a placa com o número 7 para que ele substituísse Ricardo Goulart, os torcedores começaram a fazer sons que imitavam macacos. Toda vez em que Tinga tocava na bola, a situação se repetia. A repercussão do caso foi mundial e fez com que a Confederação Brasileira de Futebol lançasse a campanha “Somos Todos Iguais”.  

Tinga

“Eu não esperava (reação da torcida). Até me assustei. Não hora, você sente um baque, mas tem que seguir no jogo. Na saída de campo, eu estava esperando as mesmas perguntas e sempre. Para a minha surpresa, o repórter perguntou sobre isso. Eu fiquei em choque. Pensei: ‘Eles viram’. Estarmos aqui falando sobre este assunto é uma evolução”, acredita Tinga.

Grande Círculo

O ‘Grande Círculo’ vai ao ar às 22h30 deste sábado, dia 28, no SporTV, logo após o ‘Troca de Passes’.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.