‘Mestre do Sabor’ aprova mais nove chefs no segundo episódio

0

Cidades de origem dos nove chefs vão do Pará a Santa Catarina

mais nove chefs
foto Victor Pollak

Mais da metade das 24 vagas de ‘Mestre do Sabor’ estão preenchidas. Na segunda noite de programa, nove chefs (candidatos), vindos de sete estados diferentes, garantiram lugar na competição depois de cozinharem pratos para a degustação às cegas dos mestres José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão. Nesta etapa, o objetivo do trio é formar times com oito integrantes cada um. Conheça, abaixo, os novos nove chefs profissionais aprovados:

Nove chefs

Gabriel Coelho, 31 anos, São Paulo/SP

O chef começou a cozinhar quando se mudou do interior para a capital de São Paulo, aos 18 anos. Cresceu vendo a mãe e a avó desempenharem essa função em casa e na fazenda da família, e sempre teve uma ligação muito forte com a cozinha. Foram essas referências que criaram sua preferência pela comida “de verdade”, bem apresentada e valorizando os ingredientes brasileiros. Na gastronomia, sua inspiração está em nomes como René Redzepi, Alex Atala, David Chang, Heston Blumenthal e Christian Puglisi. Gabriel conquistou vaga no programa com o prato “Costelinha de porco, purê de broa de milho e vinagrete de milho queimado”.

Lira Müller, 32 anos, Povoado da Barrinha – Cajueiro da Praia/PI

A maternidade despertou a curiosidade de Lira pela gastronomia e aproximou a chef da cozinha do dia a dia, um sonho antigo adiado por anos. A participante tem como referências na arte culinária os chefs Alex Atala, Helena Rizzo, Roberta Sudbrack, Dabiz Muñoz e Alain Passard. Juntando um pouco de tudo que aprendeu com os ídolos, ela desenvolve uma cozinha com características diversas: mar, brasa, brasileira e contemporânea. Foi seguindo essa linha, com o prato “Casquinha de caranguejo com farinha de bragantina, bisque e unha de caranguejo empanada”, que ela foi aprovada para a competição.

LEIA TAMBÉM

Renata Ceribelli estreia quadro “Meu Filho Nunca Faria Isso”

Dudu Poerner, 27 anos, Balneário Camboriú/SC

Dono do Restaurante Dudu, onde desempenha sua cozinha regional contemporânea, o chef arriscou os primeiros pratos ainda na adolescência, produzindo receitas para jantares da família. Logo em seguida começou a trabalhar em restaurantes, e nunca mais parou. A gastronomia, ele conta, é sua maior paixão e verdadeira satisfação. Três chefes dão uma inspiração a mais para o participante: René Redzepi, Alex Atala e Dan Barber. Com “Arroz bomba de galinha caipira com polvo, quiabo e milho verde” ele garantiu seu lugar no reality.

Lui Veronese, 31 anos, Brasília/DF

O chef vem de uma família de cozinheiros amadores que cozinhavam diariamente em casa. Especializou-se em gastronomia de forma autônoma, aprendendo com chefs, com os pais e no trabalho tudo o que sabe. Para transformar o hobby em profissão e ser capaz de desempenhar funções de um chef executivo, formou-se em Administração. Alex Atala, Arzak, Ferran Adriá, Irmãos Roca e Francisco Ansilieiro são alguns dos nomes da gastronomia que o inspiram em sua cozinha moderna e de conceito, focada em ingredientes regionais. Em ‘Mestre do Sabor’ foi o prato “Leque de avestruz com purê de ervilhas, couve-flor e um bolo de maçã verde” que garantiu sua aprovação.

Roberto Neves, 31 anos, Belém/PA

O interesse do chef por gastronomia surgiu aos 14 anos, idade em que começou a ajudar a mãe e as tias na cozinha. Aos 17, Roberto fez o primeiro curso de panificação e confeitaria. Já formado, participou de grandes concursos e viagens gastronômicas pelo Brasil defendendo a gastronomia paraense. Chefs como Paulo Martins, Thiago Castanho, Felipe Bronze, Alex Atala e Jeferson Arrueda são referências para a construção de seu repertório focado na cozinha de raiz contemporânea, que preza pela essência e valorização dos produtos e suas origens. Foi aprovado na competição com o prato “Filhote à caboclo”.

Ana Bueno, 48 anos, Paraty/RJ

A chef do Restaurante Banana da Terra tem uma relação com a comida que considera cíclica: começou a cozinhar para se sustentar e todos os caminhos da vida a levaram para a cozinha, enquanto a cozinha sempre abre para ela novos caminhos. Ana reverencia todos os chefs brasileiros e estrangeiros que ajudaram a popularizar a comida brasileira – linha que também segue – nos últimos 20 anos. Por isso escolheu “Peixe com banana”, prato tipicamente nacional, para garantir vaga no programa.

Viviane Almeida, 22 anos, Rio de Janeiro/RJ

A escolha de Viviane pela culinária tem grande influência do incentivo de seu pai e de programas de TV sobre o assunto. Por isso decidiu cursar a Faculdade de Gastronomia, transformando sua admiração em profissão. Tem grande apreciação pela cozinha de vanguarda e contemporânea e por chefs como Manu Buffara, Dominique Crenn, Daniella Soto-Innes, Felipe Bronze e Bjorn Frantzen. Foi o prato “Barriga de porco, tutu de lentilhas e cogumelo marinado” que rendeu sua aprovação na competição.

Rafael Lorenti, 30 anos, São Paulo/SP

O chef do Basilicata – pão, empório e restaurante começou na gastronomia aos 15 anos, cozinhando em eventos, e desde então não parou mais. Especializado em culinária italiana, Rafael tem como principais referências o chef Massimo Bottura e o açougueiro italiano Dário Cecchini. Não à toa, escolheu a massa “Spaghetti alla carbonara” para apresentar no programa. O prato agradou os mestres e o chef conquistou sua vaga.

Felipe Oliveira, 34 anos, Tiradentes/MG

Felipe chefia o restaurante tradicional Tragaluz, em Tiradentes, e há seis meses inaugurou o ORA Restaurante, seu próprio estabelecimento. Sua entrada no mundo da gastronomia foi aos 14 anos, quando começou a cozinhar em casa. Aos 21, especializou-se cozinheiro e deu início ao trabalho em grandes restaurantes de São Paulo e Belo Horizonte. Com o passar dos anos, criou grande admiração por chefs como Paul Bocuse, Pierre, Claude e Jean Troisgros e Alex Atala. Suas raízes dão a pista da linha gastronômica de sua preferência: contemporânea mineira. Com o prato “Cupim braseado, purê de baroa com mini legumes grelhados” ele foi aprovado no programa.

Veja os participantes que cada mestre aprovou para o reality:

Mestre José Avillez: Djalma Victor, Gustavo Young, Gabriel Coelho, Lui Veronese e Rafael Lorenti.

Mestre Kátia Barbosa: Lili Almeida, Seichele Barboza, Carol Albuquerque, Lira Müller, Ana Bueno e Felipe Oliveira.

Mestre Leo Paixão: André Barros, Diego Gimenez, Dudu Poerner, Roberto Neves e Viviane Almeida.

Mestre do Sabor

‘Mestre do Sabor’ é um formato original Globo, com direção artística de LP Simonetti e direção geral de Aida Silva. O reality gastronômico vai ao ar às quintas-feiras, logo após ‘A Dona do Pedaço’.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.