Nulidade matrimonial é assunto do ‘Aparecida Debate’

0

 Para discutir o processo de Nulidade Matrimonial, o programa recebe Flávia Moreira da Silva, psicóloga e psicoterapeuta e o padre Rogério Ramos, doutor em Direito Canônico

nulidade matrimonial
foto Juan Ribeiro 

Nesta quarta-feira (23), às 21h15, o Aparecida Debate traz um tema que envolve muita discussão e análise: “Nulidade Matrimonial”.  Mediado pelo jornalista Marcelo Zanini, dois convidados discorrerão sobre o assunto no programa da TV Aparecida, que ainda fala sobre o atual crescimento dos divórcios no Brasil. E o repórter Guilherme Machado saiu do estúdio para ouvir a opinião dos visitantes da cidade de Aparecida. 

Nulidade matrimonial

Quando duas pessoas decidem casar, essa união deveria ser para a vida toda. Mas, ao longo dos anos, o matrimônio passou por uma série de transformações e o “até que a morte nos separe” virou um “enquanto durar a paixão”. E segundo levantamento feito pelo programa, estudos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que no Brasil os casamentos que terminam em divórcio duram, em média, 14 anos. No entanto, do ponto de vista religioso, o casamento é um Sacramento indissolúvel. Só que existem casos em que não houve o Sacramento. E aí, pode-se recorrer ao processo de nulidade matrimonial.

LEIA MATÉRIA

Revelações Sertanejo – apresentadora Amanda Françozo retoma gravações

Papa Francisco

Em 2015, o Papa Francisco publicou um documento para simplificar e acelerar esse procedimento, já que a nulidade matrimonial leva um tempo no Tribunal Eclesiástico e envolve uma série de passos. Vale explicar que, para que seja determinada a anulação de um casamento realizado na Igreja Católica, é preciso uma criteriosa avaliação dos casos. Deve-se propor um processo judicial perante o juiz competente do Tribunal Eclesiástico. 

Convidados

Para discutir o assunto, a produção contará com dois convidados: Flávia Moreira da Silva, psicóloga, psicoterapeuta, Mestre em Ciências da Religião pela PUC de São Paulo e perita no Tribunal Eclesiástico de Aparecida (SP) e o padre Rogério Ramos, doutor em Direito Canônico, sacerdote há 26 anos na Congregação Redentorista. Ao longo desse período trabalhou como formador, diretor de seminário e vigário paroquial. 

Aparecida Debate

O programa Aparecida Debate é exibido toda quarta-feira, às 21h15, na TV Aparecida.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.