GloboNews exibe doc ‘Heróis da Lama’ sobre Brumadinho

0

‘Heróis da Lama’ mostra a tragédia de Brumadinho pelos olhos de bombeiros que trabalharam nos resgates

HERÓIS DA LAMA
foto Douglas Magno / Mariana Queiroz nos bastidores de gravação do documentário.

O primeiro mês de 2019 ainda não havia chegado ao fim quando a esperança de um feliz ano novo para os moradores de Brumadinho foi coberta por lama. O rompimento da barragem de uma  mineradora  no município mineiro foi responsável por uma tragédia  com danos humanitários, ambientais e sociais irreparáveis, e também pela maior e mais longa operação de resgate do Brasil. No documentário ‘Heróis da Lama’, que estreia no sábado, dia 9, na GloboNews, essa história é contada pelo olhar dos bombeiros que trabalharam incansavelmente, superando seus limites físicos e emocionais.

LEIA TAMBÉM

Maria Teresa tenta algumas indicações com amigas do Docapê

Mariana Queiroz

A repórter Mariana Queiroz participou da cobertura jornalística da GloboNews do rompimento da barragem em Mariana, em 2015, e menos de quatro anos depois foi enviada para mostrar os detalhes da tragédia em Brumadinho. E foi ali, acompanhando o trabalho das equipes de resgate, que teve a ideia de conhecer melhor as pessoas por trás das fardas.  “Enquanto  estava cobrindo a tragédia em Brumadinho, tinha dois sentimentos predominantes: uma tristeza profunda por ver aquelas famílias sofrendo e indignação por ver a história se repetindo com consequências ainda piores. Mas, ao mesmo tempo, também tinha um sentimento bom ao ver de perto o trabalho dos bombeiros. Ali mesmo eu já me perguntava: quem são esses bombeiros? O que passa na cabeça deles enquanto trabalham nesta tragédia? Daí veio a ideia do documentário”.

heróis da lama
Douglas Magno

Pedro Aihara

Entre os personagens do filme, está o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Ele ficou conhecido por sua atuação durante o desastre e conta que passou 20 dias consecutivos trabalhando em Brumadinho. Logo no início, percebeu que seria não só o porta-voz da tragédia à imprensa, mas também para os familiares das vítimas. “Sempre pensava que o familiar de uma vítima poderia estar me assistindo e, por isso, eu tinha que fazer uma comunicação respeitosa e empática. Aquilo para a gente não era só um número. E minha outra preocupação era fazer justiça com meus colegas, valorizando o trabalho deles”, conta.

Leonard Farah

Mariana Queiroz também conta a história do capitão Leonard Farah, comandante da Companhia de Busca e Salvamento do Batalhão Especializado em desastres e emergências. Farah diz que no momento da tragédia o país estava muito dividido e os bombeiros atuaram como um elo entre a população. “Quando você está fazendo um sobrevoo e está vendo a pessoa na lama, só sabe que é um ser humano precisando de ajuda. Temos essa capacidade de não fazer distinção. Qualquer um, qualquer lugar, qualquer missão, independentemente de quem seja. A gente vai fazer o melhor”, diz.    

Personagens

O documentário mostra outros três personagens: a tenente Alina Gomide, psicóloga da corporação que fez uma análise sobre a saúde mental dos bombeiros que trabalharam no desastre; o soldado Lima Campos, que antes trabalhava na Vale e perdeu cerca de 60 amigos na tragédia; e a major Karla Lessa, primeira comandante de helicóptero de bombeiros do país e uma das primeiras a chegar no local do rompimento.

heróis da lama
Mariana Queiroz e equipe da GloboNews com os bombeiros Pedro Aihara, Lima Campos, Karla Lessa, Alina Gomide e Leonard Farah. Foto Douglas Magno

Heróis da Lama

‘Heróis da Lama’ pode ser assistido com sinal aberto no GloboNews Play ou no sábado, dia 9, às 16h30, na GloboNews.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.