TV Aparecida exibe 2ª parte da Série Convivendo com o Semiárido

0

 TV Aparecida exibe a 2ª parte da série sobre a seca no Semiárido brasileiro

TV Aparecida exibe 2ª parta da Série Convivendo com o Semiárido
foto reprodução

No Arquivo A desta quinta-feira (14), a TV Aparecida exibe, a partir das 21h, a segunda parte da série “Desafios da Igreja” sobre a falta d’água. O programa retrata a triste realidade que ainda atinge milhares de pessoas no semiárido do Nordeste brasileiro.  A produção, com reportagens da jornalista Talita Galvão, percorreu os Estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte durante 14 dias.

Convivendo com o Semiárido

“Convivendo com o Semiárido”, segunda parte do especial, mostra as dificuldades da seca no dia a dia de moradores das cidades de Palmeira dos Índios, em Alagoas, Pesqueira, na Paraíba e Mata Grande, em Alagoas. Segundo relatos, são anos de seca que se alternam a outros poucos de escassas chuvas, quando as pessoas conseguem plantar apenas para a própria sobrevivência.

LEIA TAMBÉM

TV Aparecida leva prêmio sobre Trabalho Infantil no Estado do Pará

Dom José Luiz Ferreira Salles

A reportagem aborda ainda o papel da Igreja Católica naquele ambiente tão inóspito. Segundo Dom José Luiz Ferreira Salles, Bispo da Diocese de Pesqueira (PB), é uma realidade que desafia a ação evangelizadora. “Andando por esses lugares, nesta minha vida de missionário, já vi muitas vezes o povo na igreja e aí chega o caminhão pipa e todo mundo sai para buscar água. Então, isso faz parte da nossa ação evangelizadora, de lembrar e pensar no sofrimento de tantas pessoas.”

Rita de Assis Costa

O programa enfatiza que negar o acesso à água potável é negar um direito essencial. Rita de Assis Costa, voluntária da Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios, revela ter casos de pessoas que morrem de sede e muitos ficam sem poder tomar banho por vários dias.

Manoel Euclides dos Santos

Manoel Euclides dos Santos, coordenador do Programa de Cisternas, denuncia que a política do carro pipa ainda gera muito voto para os políticos locais, que dão água com recurso público, mas como se estivesse fazendo um favor à população.

Charles André Bezerra Silva

Charles André Bezerra Silva, presidente da Cáritas Diocesana de Palmeira dos Índios, fala da péssima qualidade da pouca água existente para consumo: “Em certas regiões que a gente acompanha, às vezes, a água é impossível de ser consumida, não tem água perto e é preciso andar quilômetros de distância”.

Barragem Pão de Açúcar

A produção cita a barragem Pão de Açúcar, responsável pelo abastecimento da região, com 55 milhões de metros cúbicos e está funcionando com apenas 1% da capacidade. Por essa razão, a questão da água é uma preocupação que precisa ser debatida. E a busca por novas fontes de água é uma constante para garantir o abastecimento de forma contínua.

Arquivo A

O programa Arquivo A é exibido toda quinta-feira, às 21h, na TV Aparecida.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.