‘Câmera Record’ e as histórias de moradores em situação de rua

0

Jornalístico retrata a história de moradores em situações de rua que ganharam uma chance de voltar para casa 

'Câmera Record' e as histórias de moradores em situação de rua
foto divulgação

O Câmera Record deste domingo, dia 02 de agosto, apresenta a jornada de moradores de rua que conseguiram uma chance de retornar ao lar da família. 

Douglas Cardoso dos Santos, de 41 anos, é um desses casos. Ele saiu da Bahia em busca de trabalho há 22 anos, sem saber que sua companheira estava grávida. Hoje, vive no Rio de Janeiro, sem emprego e morando na rua. Com a pandemia a sua situação só piorou. “Começou essa doença aí e o patrão dispensou”, ele conta.  

Rogério Guimarães

O repórter Rogério Guimarães acompanhou Douglas na viagem de ônibus do Rio de Janeiro até a cidade de Macajuba, na Bahia. Percorreram juntos quase 2.500 quilômetros. “Agora é vida nova. Eu quero conviver com a minha filha”, disse ele. O programa mostra desfecho surpreendente desta viagem. 

LEIA TAMBÉM

‘Repórter Record Investigação’ exibe episódio final do documentário ‘Emasculados’

Ronaldo Teixeira

A equipe do Câmera Record também conheceu a história do pedreiro Ronaldo Teixeira, de 50 anos, que saiu de Mato Grosso para trabalhar no Rio de Janeiro. Ele acabou sendo assaltado e ficou sem dinheiro para voltar para casa e precisou dormir na rua. “Eu me sentia o resto do ser humano. Eu me sentia um lixo”, conta. Agora, ele também vai ter a oportunidade de voltar para casa. 

Marcelo Sabino

Já Marcelo Sabino, de 43 anos, teve um reencontro difícil diante das câmeras. O pai dele foi irredutível: “Não tem conversa com ele mais. É um filho que tá riscado. Não existe mais para mim”. O jornalístico mostra se será possível reconstruir a relação. 

Fraya Frehse

Sair das ruas para buscar a família é uma decisão muito mais difícil do que pode parecer. “A rua é mais do que um espaço físico. É um conjunto de regras, de interação social, e as pessoas acabam se adaptando. Criam-se laços de solidariedade nas ruas. Então, é um processo muito complicado”, explica Fraya Frehse, socióloga da Universidade de São Paulo.

Michele Montenegro

“Já aconteceu da gente estar na rodoviária com tudo resolvido, a pessoa falar que vai fumar do lado de fora e ir embora”, revela Michele Montenegro, fundadora de uma ONG que ajuda moradores de rua. 

Podcast Câmera Record

No podcast do programa, disponível nos principais agregadores, o repórter Rogério Guimarães discute a situação dos brasileiros nas ruas com o psicanalista Ronaldo Coelho e a socióloga Fraya Frehse. 

Câmera Record

Apresentado por Sergio Aguiar, o Câmera Record vai ao ar aos domingos, às 23h15. 

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.