entrevista Rosane Gofman: “O sucesso de ‘Êta Mundo Bom!’ vem da simplicidade e do recado de que o amor sempre vence!”

0

Rosane Gofman faz CHECK-IN no portal TV a Bordo

foto reprodução

por Warlen Pontes

Um espetáculo de atriz! Rosane Gofman comemora 45 anos de uma carreira admirável, com personagens carregadas de graça e inteligência, como as que estão no ar: a icônica Cinira de Jesus, de ‘Tieta’ (disponível no Globoplay), e a Olimpia Castellar, de ‘Êta Mundo Bom!’, na reapresentação especial do ‘Vale a Pena Ver de Novo’. 

Ano passado, Rosane recebeu um prêmio importante do CENYM, Melhor Monólogo para ‘Eu Sempre Soube’, em que conta o universo de mães de filhos lgbtqi+, tema que irá abordar em breve no seu canal do YouTube.

Nesta entrevista ao portal TV a Bordo, Rosane Gofman fala sobre a Cinira de Jesus e a Olimpia Castelar, vai elencar um top 5 de suas criações memoráveis, contar o que tem feito em tempos de pandemia, além de participar de um bate-bola, jogo rápido, e revelar curiosidades pessoais.

Senhoras e senhores, Rosane Gofman

TV a Bordo – Antes de entrarmos nas perguntas sobre “Êta Mundo Bom!”, você esteve recentemente em ‘A Dona do Pedaço’, vivendo a Ellen da Rocha, quinta personagem criada pelo Walcyr Carrasco para você. Qual é o balanço que você faz sobre a novela? Tenho uma curiosidade, comeu muito bolo da Maria da Paz (Juliana Paes)? Qual era o seu bolo favorito?

entrevista Rosane Gofman – ‘A Dona…’ foi um sucesso e me deu um prazer enorme de fazer. Não comi bolo, acredita? Não tinha nos meus cenários.

TV a Bordo – Também não posso deixar de perguntar sobre a icônica “Ciniiiiiira!”, que você interpretou em ‘Tieta’, e agora está no ar pelo Globoplay. Qual é a importância da personagem em sua carreira?

entrevista Rosane Gofman – Cinira foi o famoso divisor de águas. A partir dela, muitas portas se abriram e, eu, que já fazia Teatro há uns bons anos, pude ser reconhecida e respeitada pelo grande público. Sempre agradeço ao Aguinaldo (Aguinaldo Silva – autor de ‘Tieta’) por ela.

entrevista Rosane Gofman
foto reprodução / Rosane Gofman (Cinira) com José Mayer (Osnar) em cena de Tieta

TV a Bordo – Qual é a sua melhor lembrança das gravações de ‘Tieta’? Devem existir ótimas histórias de bastidores… pode mencionar algumas? Quais são as cenas da Cinira de Jesus que você colocaria num top 3?

entrevista Rosane Gofman – Momentos especiais não lembro. Sei que os mais divertidos eram os que Osnar (José Mayer) sacudia Cinira. Todos ficaram muito tristes quando acabou. Foi um acontecimento.

TV a Bordo – Agora vamos falar sobre ‘Êta Mundo Bom!’. Rosane, a novela foi um sucesso estrondoso em sua primeira exibição e, agora, voltou a bater recordes de audiência. Como recebeu a notícia de sua volta? Qual é o segredo do sucesso da obra?

entrevista Rosane Gofman – É sempre muito bom rever um trabalho. Matar saudade. Era muito gostoso fazer. Um elenco delicioso, cheio de gente querida! Como gosto de fazer as novelas do Walcyr! No caso de ‘Êta Mundo Bom!’… o sucesso, a meu ver, vem da simplicidade e do recado de que o amor sempre vence!

entrevista Rosane Gofman
foto Estevam AVellar / Rosane Gofman como Olimpia Castellar

TV a Bordo – Olimpia Castellar é uma delícia de personagem, como construiu a Olimpia? Você se inspirou em alguma atriz?

entrevista Rosane Gofman – Nada, também não me inspirei em ninguém. Procurei saber como o rádio funcionava. Como os atores se comportavam. Fazer a voz de uma personagem que não tem nada a ver com você é muito divertido!

LEIA TAMBÉM

Em dois meses de exibição, ‘Êta Mundo Bom!’ supera audiência de ‘Terra Nostra’ e ‘Senhora do Destino’ no ‘Vale a Pena Ver de Novo’, e voa alto na Globo

TV a Bordo – Vamos falar do isolamento? Como tem passado esses dias?

entrevista Rosane Gofman – Difícil! Muito difícil! Tenho a companhia do meu marido, Maidana, com quem sou casada há 30 anos, mas não vejo meus seis netos de perto. Faz uma falta enorme! Comecei a fazer vídeos sobre umbanda e candomblé, a partir de um poema que li, amei e postei. A autora Jeaney Calábria, que é uma estudiosa das religiões afro-brasileiras, se tornou uma grande amiga de infância (kkkkkk), e tenho lido os textos dela. É muito legal para as pessoas conhecerem um pouco mais sobre o assunto, que é muito bonito. Vamos fazer um programa sobre o assunto, às segundas-feiras, no meu canal no YouTube, ‘Tocando no assunto com Osnar Gofman’. E em breve vou separar um outro dia para conversar semanalmente com mães pela diversidade. Mães de filhos lgbtqi+, para esclarecer vários pontos e até tentar aproximar filhos e pais que não se dão bem por isso.

foto reprodução

TV a Bordo – Qual é a mensagem que você deixaria para as pessoas neste momento tão difícil de pandemia?

entrevista Rosane Gofman – Procurem se conhecer mais e entender como o mundo e seus habitantes precisam mudar seus comportamentos e seus olhares para a natureza e os animais. Que fique claro, não estou dizendo que todos devemos comer orgânicos, porque isso ainda é para poucos, mas eu, por exemplo, não tenho comido carne e dificilmente como frango. caindo em mim e entendendo.

TV a Bordo – Rosane, gostaria que deixasse uma mensagem especial aos fãs da Cinira de Jesus, da Ellen, da Dra Petra Van Petra (O beijo do Vampiro), Constância Fernandes (Por Amor), Olimpia Castellar, e tantas outras figuras inesquecíveis!

entrevista Rosane Gofman – Na verdade, nada seria possível sem os fãs e admiradores do meu trabalho. Sou grata! Muito grata!

TV a Bordo – Rosane, este ano você comemora 45 anos de carreira, se você fosse elencar um top 5 das suas personagens mais memoráveis na televisão, como ele seria? E gostaria que você definisse cada uma dessas personagens com uma frase ou uma palavra ou um verso.

CINIRA DE JESUS (TIETA)
minha grande amiga!
      ROSELI (CHOCOLATE COM PIMENTA)
muito eficiente!
      TADINHA (POR AMOR)
da família?
      CONSUELO (VALE TUDO)
será que vale tudo mesmo?
      DRA. PEDRA VAN PRETA (O BEIJO DO VAMPIRO)
vampiros do bem!

Vamos para um bate-bola, jogo rápido?

Um ator inspirador:

Júlio Andrade (série ‘Sobre Pressão’)

Uma atriz inspiradora:

Laura Cardoso

Um filme para se assistir muitas vezes:

‘Blade Runner’ (1982) 

Personagem que gostaria de interpretar:

Lady Macbeth

Já assisti e indico para assistir as séries (no streaming):

‘Pequenos incêndios por toda parte’

‘Atypical’

Um prato que não comeria de jeito nenhum, nem por um milhão de reais!:

(Argh) omelete!

Me tira do sério…

Agressão por preconceito.

Me deixa feliz:

Ser avó.

No dia 18 de outubro eu quero ganhar…

A cura.

Tenho saudades de:

Meus avós.

Uma frase que norteia a sua vida:

“Quem beija meu filho minha boca adoça.”

Rosane é um útero.

Agradecimento especial à Mariana Meirelles

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.