‘Câmera Record’ e o crescimento do setor de alimentos em meio à pandemia

0

Programa mostra que, na pandemia, setor de alimentos cresceu e criou 50 mil empregos diretos e indiretos

CÂMERA RECORD E O CRESCIMENTO DO SETOR DE ALIMENTOS EM MEIO À PANDEMIA
foto divulgação

Jornalístico revela funções novas, como o fiscal de Covid -19

A cadeia de produção do alimento, que não foi interrompida em nenhum momento durante a pandemia, é o tema do Câmera Record desde domingo (23 de agosto). O prato que alimenta os brasileiros vem de um negócio que sustenta o país na contramão de uma das crises mais desafiadoras da história. O setor de alimentos não apenas se manteve ativo durante a quarentena, mas também investiu e criou mais de 50 mil postos de trabalho diretos e indiretos no primeiro semestre, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Alimento.

LEIA TAMBÉM

Record TV Rio lança série de podcasts ‘Medicina e Saúde’

400%

“É possível crescer na crise, sim. A gente tem exemplos de agricultores com negócios que aumentaram até 400% em relação a antes da pandemia porque se reinventaram. Chegaram ao consumidor final de modo diferente, agregaram valor ao seu produto.” afirma o consultor do Sebrae Marcelo Rondon Bezerra.

Super-herói moderno

Com este cenário, muitos deixaram o desemprego pra trás. Na empresa brasileira que se tornou a maior processadora de carnes do mundo, Marcos Rodrigues transforma-se em uma espécie de “super-herói moderno”. Em vez da capa, ele veste uniforme branco, máscaras, luvas e botas de borracha pra trabalhar como um fiscal de Covid-19, o funcionário responsável por checar se medidas de higiene e segurança são tomadas dentro da empresa.

Fiscal de Covid-19

A função é nova e o emprego, também. Marcos passou dois anos desempregado. Com a filha doente em casa, chegou a mandar 400 currículos para diferentes empresas. A oportunidade veio no momento que ele considerava mais improvável. “A gente não acreditou aqui em casa, pulava de alegria. Falei: ‘Meu Deus do céu, numa crise dessa, todo mundo sendo mandado embora e eu sendo contratado numa empresa boa’,” conta o fiscal de Covid-19.

Fernando Meller

A chance para Marcos veio na multinacional que alcançou um faturamento de R$ 67 bilhões no segundo trimestre de 2020, quando o planeta já enfrentava o coronavírus. “Garantindo a prioridade da segurança dos nossos colaboradores e mantendo o nosso plano de investimentos, conseguimos crescer mesmo nesse período tão desafiador,” explica Fernando Meller, diretor de Gente e Gestão da empresa.

Táxi dos bois

O Câmera Record conta também como funciona o ‘táxi dos bois’ — o serviço de aplicativo para caminhoneiros que facilita o transporte de gado. E ainda: a união de pequenos produtores para vencer a pandemia e as mudanças nos hábitos do consumidor na hora de comprar comida.

Podcast

podcast do Câmera Record convida a médica nutróloga Liliane Oppermann para responder as dúvidas do público sobre as receitas mais saudáveis. O que é melhor: manteiga ou margarina? Açúcar ou adoçante? E o ovo, é vilão ou herói da dieta? As respostas estão na versão personalizada do Tribunal dos Alimentos.” O podcast do Câmera Record está disponível no portal R7.com e nas principais plataformas de áudio.

Câmera Record

O Câmera Record, apresentado por Luiz Fara Monteiro, é exibido domingo, às 23h15.

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.