‘Câmera Record’ exibe documentário internacional sobre primatas gravado por 23 anos

0
'Câmera Record' exibe documentário internacional gravado sobre primatas por 23 anos
foto reprodução

Documentário internacional sobre primatas é inédito no Brasil  

Durante 23 anos, pesquisadores de universidades dos Estados Unidos gravaram imagens surpreendentes de primatas em seu habitat natural, em Uganda, coração da África. O Câmera Record deste domingo, 16 de agosto, apresenta este trabalho inédito na TV aberta brasileira. 

Sobre primatas

Nesta grandiosa floresta tropical, vivem animais que intrigam pesquisadores de todo o mundo. Pelo tamanho, pela longevidade e, principalmente, pela semelhança com os seres humanos. O território de Ngogo é a casa do maior grupo de chimpanzés já registrado no planeta. Animais que compartilham quase 99% do nosso DNA e que são considerados pela comunidade científica os primatas mais parecidos com o homem. Os vídeos do documentário revelam uma sociedade organizada, que mantém um respeito rígido à hierarquia e utiliza até a diplomacia. 

LEIA TAMBÉM

‘Domingo Espetacular’: Irmãs Galvão e a luta contra o Alzheimer

Cynthia Cipreste

A equipe do Câmera Record entrevista especialistas no tema aqui no Brasil. A bióloga da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte, Cynthia Cipreste, afirma: “A gente tem que ter cuidado, quando estuda comportamento dos animais, de não atribuir atitudes, sensações, pensamentos humanos no comportamento dos animais. Mas, sim, eles são capazes de ter solidariedade, compaixão”. Ela completa: “Eles praticam uma certa política. Eles andam sempre juntos e o macho alfa sabe aqueles indivíduos que são fortes, que vão levá-lo ao poder e mantê-lo lá”. 

Randy Baldaresca

Quando os interesses entram em conflito, no entanto, os chimpanzés mostram seu lado mais cruel. Como em um exército, partem para a guerra com uma organização e uma estratégia que impressionam o professor e pesquisador Randy Baldaresca. “Os chimpanzés não permitem a presença de outros grupos dentro do seu território de busca por alimento. Existe a guerra entre grupos rivais. São animais muito esclarecidos e organizados como se fossem soldados mesmo, de uma mesma equipe, para enfrentar uma própria guerra,” diz o biólogo à equipe do Câmera Record.

Romeu Piccoli

E mais: o repórter Romeu Piccoli conhece outras duas espécies curiosas. Nas Filipinas, o raro e exótico Társio, o menor primata do planeta. E às margens do rio São Francisco, a equipe encontra o Guigó, um macaco que só existe no Brasil e, assim como tantos outros animais, luta contra a extinção. 

Câmera Record

Neste domingo, o Câmera Record será apresentado por Luiz Fara Monteiro e vai ao ar às 23h15. 

Comentários do Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.